A cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia: uma breve discussão no paradigma tecnológico │ The culture of media convergence and the fable of autonomy: a brief discussion on the technological paradigm

Autores

  • Mario Gouveia Junior Universidade do Porto e Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v11i1.734

Palavras-chave:

Convergência Midiática, Web 2.0, A Fábula da Autonomia, Usuários, Colaboratividade.

Resumo

RESUMO Discute o papel dos usuários e suas práticas de colaboratividade em nível web 2.0 dentro do paradigma tecnológico e da cultura de convergência midiática. Trata-se de uma investigação epistemológica, respaldada numa revisão da literatura. Como resultados, percebe-se que o ato de compartilhar ainda se depara com a ideia de que a informação é sinônimo de poder. E, nessa perspectiva, o protagonismo do usuário diante das plataformas digitais deve ser verificado com cautela, tendo em vista a supremacia de grandes empresas da web que atuam de modo a restringir as pretensas liberdades infocomunicacionais, ao mesmo tempo que garantem zonas de influência específicas, nas quais a confiança na sistematização das respostas é quase que comparável ao “fio de Ariadne”.

Palavras-chave: Convergência Midiática; Web 2.0; A Fábula da Autonomia; Usuários; Colaboratividade.

ABSTRACT  This article discusses the role of users and their collaborative practices on Web 2.0 within the technological paradigm and the culture of media convergence. This is an epistemological investigation based on a review  of the literature. As a result, one realizes that the act of sharing still confronts the idea that information is synonymous with power. And from this perspective, the role of the user regarding Digital Platforms should be examined carefully, considering the supremacy of large Web companies that act to restrict the alleged infocommunicative freedoms while assuring specific areas of influence where confidence in the systematization of the answers is almost comparable to Ariadne's thread.

Keywords: Media Convergence; Web 2.0; The Fable of Autonomy; Users; Collaborativity.

 

 

Biografia do autor

Mario Gouveia Junior, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro

Licenciado em História (UFPE)

Especialista em Cultura Pernambucana (FAFIRE)

Mestre em Ciência da Informação (UFPE)

Doutorando em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Universidade do Porto e Universidade de Aveiro)

Downloads

Publicado

29/05/2015

Como citar

GOUVEIA JUNIOR, M. A cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia: uma breve discussão no paradigma tecnológico │ The culture of media convergence and the fable of autonomy: a brief discussion on the technological paradigm. Liinc em Revista, [S. l.], v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.18617/liinc.v11i1.734. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3579. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Memória na era digital: desafios às humanidades e aos estudos da informação