A Forma Social da Comunicação no Contexto Soviético: Pertinência de Categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o Estudo da Comunicação na URSS | The social form of communication in the Soviet context: Relevance of Political Economy of Information, Culture and Communication Categories for the Study of Communication in the USSR

Manoel Dourado Bastos, Tatiana Iaquinto Ywatsugu, Willian Casagrande Fusaro

Resumo


RESUMO O presente artigo investiga os fundamentos lógicos da forma social da comunicação no âmbito soviético, reconhecendo a pertinência das categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o estudo da comunicação na URSS. Primeiramente foram avaliadas duas interpretações dialéticas da experiência soviética (Arthur, 2016 e Kurz, 1999), a fim de entendê-la como parte de um sistema mundial produtor de mercadorias. Observada a permanência peculiar da forma do capital como substância das relações sociais no contexto soviético, avalia-se em que termos a derivação da forma social da comunicação, sua materialidade e funções (Bolaño, 2000) são pertinentes para uma interpretação da comunicação na URSS.

Palavras-chave: Forma Social da Comunicação; URSS; Função Publicidade; Função Propaganda; Informação para a Dinâmica de Trabalho.   

ABSTRACT This article investigates the logical foundations of the social form of communication in the Soviet context, recognizing the relevance of the Political Economy of Information, Culture and Communication categories for the study of communication in the USSR. First, two dialectical interpretations of the Soviet experience were evaluated (Arthur, 2016 and Kurz, 1999), in order to understand it as part of a global commodity-producing system. Observing the peculiar permanence of the form of capital as a substance of social relations in the Soviet context, it is evaluated in what terms the derivation of the social form of communication, its materiality and functions (Bolaño, 2000) are relevant for an interpretation of communication in the USSR

Keywords: Social Form of Communication; USSR; Advertising Function; Propaganda Function; Information for Labour Dynamics.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5118

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Liinc em Revista

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Liinc em Revista ISSN: 1808-3536
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rua Lauro Muller, 455 - 4° andar
22290-160
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

A Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, adota Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0