Estudo longitudinal sobre o processo de avaliação dos critérios Qualis-Capes periódicos e seus impactos no estabelecimento dos novos parâmetros 2020
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i1.5586Palavras-chave:
Comunicação Científica, CAPES, Periódico científico, Qualis PeriódicoResumo
O artigo em questão busca apresentar concepções históricas e conceituais sobre os periódicos científicos desde o seu surgimento e descrever o papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), assim como sua relevância no desenvolvimento, na consolidação e na avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil. Além disso, enfatiza as mudanças ocorridas nos critérios do Qualis periódicos, nos parâmetros de atribuição e perscruta os principais impactos ao longo do tempo. No que tange à dinâmica metodológica em curso, o levantamento de dados e de informações se restringiu ao levantamento bibliográfico e documental, a partir da descrição histórica dos critérios e dos parâmetros utilizados desde 1998 até 2020, tendo em vista o apontamento de novos critérios e de parâmetros numa perspectiva longitudinal. A pesquisa dedica-se, de forma preambular, a apontar os possíveis impactos que o novo Qualis pode desencadear, como a classificação única para cada periódico e a classificação por área mãe, bem como o regime de indexação em expressivas bases de dados como Scopus e Web of Science. Depreende-se, assim, que dissensos podem se fazer presentes quando o assunto envolvido direciona para modificações em critérios e em parâmetros para periódicos os quais impactam diretamente na forma orgânica da ciência. No entanto, observa-se, a partir dos documentos analisados, que, para áreas do conhecimento novas, o processo deve ser revisto, conforme asseguram as declarações de instituições científicas em relação aos prováveis prejuízos que podem vir a ocorrer, afetando as áreas, principalmente as que compõem o colégio de Ciências Sociais e Humanas.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 29.741, de 11 de julho de 1951. Institui uma Comissão para promover a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Lex: Coletânea de Legislação, Edição Federal, p. 324, 1951.
BRASIL. Decreto no 50.737, de 07 de junho de 1961. Organiza a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior prevista pelo Decreto no 29.741, de 11 de julho de 1951. Lex: Coletânea de Legislação, Edição Federal, p. 596, 1961.
CHAVARRO, D.; RÀFOLS, I.; TANG, P. To what extent is inclusion in the Web of Science an indicator of journal ‘quality’? Research Evaluation, v. 27, n. 2, p. 106-118, 2018.
CHIN, R. A. Disseminating, archiving, and retrieving new knowledge in industrial technology: implications for the discipline and NAIT. Journal of Industrial Technology, v. 15, n. 2, fev./abr. 1999. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/a506/2a099b6fc22265bb8f1b3eafb4fbbeaddb51.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
CRESPO, I. M.; CAREGNATO, S. E. Periódicos científicos eletrônicos: identificação de características e estudo de três casos na área de Comunicação. In: XVI Encontro de Informação em Ciências da Comunicação, 16. 2004, Porto Alegre. Anais [...], Porto Alegre, 2004. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/errata/crespo.pdf . Acesso em: 08 ago. 2019.
FRIGERI, M.; MONTEIRO, M. S. A. Qualis Periódicos: indicador da política científica no Brasil? Revista Estudo de Sociologia, Araraquara v. 19 n. 37 p. 299-315 jul.-dez. 2014.
GABRIEL JUNIOR, R. F. Geração de indicadores de produção e citação científica em revistas de Ciência da Informação: estudo aplicado à base de dados BRAPCI. 2014. 145f. TESE (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.
GOUVÊA, F. C. F. A institucionalização da pós-graduação no Brasil: o primeiro decênio da Capes (1951-1961). RBPG, Brasília, v. 9, n. 17, p. 373 - 397, julho de 2012.
GOUVÊA, F.; MENDONÇA, A. W. P. C. A contribuição de Anísio Teixeira para a
Institucionalização da Pós-graduação no Brasil: um percurso com os boletins da CAPES. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 111-132, jan/jun. 2006.
LEITE, J. P. O novo Qualis e a avaliação dos programas de pós-graduação na área médica: mitos e realidade [editorial]. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 103-105, 2010.
MARCONDES, C. H. et. al. Estado Da Arte dos Periódicos Acadêmicos Eletrônicos Brasileiros. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 5. 2003,. Anais [...], Belo Horizonte, UFMG, 2003.
MARIN, V. I.; ZAWACKI-RICHTER, O. Scientific Communication between Spanish and English Educational Technology Journals. A Citation Analysis of eight Journals. Jornal of New Approaches in Educational Research, Espanha, v. 8, n. 3, p. 96-111, jul, 2019.
MEADOWS, A J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MINGERS, J. YANG, L. Evaluating journal quality: A review of journal citation indicators and ranking in business and management. European Jornal of Operational Research, v. 257, n. 1, p. 323-337, 2017.
MUELLER, S. P. M. O periódico científico. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 72-95.
MUELLER, S. P. M. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 2, p. 27-38, maio/ago. 2006.
NASCIMENTO, C. C. Revistas científicas: a busca pela qualidade e indicadores bibliométricos. 2014. 126f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014
OLIVEIRA, C; SANTIN, D. M.; VANZ, S. A. S. Revista Em Questão: uma análise da sua trajetória a partir dos critérios Qualis (2003-2012). Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n.1, jan./abr. 2015.
PINTO, A. L.; FAUSTO S. Revistas internacionais para a área de ciência da informação: outra visão além do sistema Qualis/Capes. Inf. Inf., Londrina, v. 17, n. 3, p. 23 – 48, set./dez. 2013.
PORTO JR., F. G. R.; OLIVEIRA, E. S. Memória e Acesso Livre aos Periódicos Científicos: a Revista Observatório e as possibilidades de preservação da informação. Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. Especial 1, p.403-425, maio. 2016.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTA ANNA, J. Avaliação e Qualificação de Periódicos Científicos: uma Análise Do Qualis/Capes Nos Principais Periódicos Científicos De Ciência Da Informação No Brasil. In: Seminário em Ciência da Informação (SECIN), 7., 2017., Londrina. Anais [...] Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017.
ZIMAN, J. Conhecimento público. São Paulo: Ed. Itiaia/EDUSP, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 FELIX, Victória Lopes, LAZZARIN, Fabiana Aparecida, AUTRAN, Marynice de Medeiros Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.