Estudo longitudinal sobre o processo de avaliação dos critérios Qualis-Capes periódicos e seus impactos no estabelecimento dos novos parâmetros 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i1.5586

Palavras-chave:

Comunicação Científica, CAPES, Periódico científico, Qualis Periódico

Resumo

O artigo em questão busca apresentar concepções históricas e conceituais sobre os periódicos científicos desde o seu surgimento e descrever o papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), assim como sua relevância no desenvolvimento, na consolidação e na avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil. Além disso, enfatiza as mudanças ocorridas nos critérios do Qualis periódicos, nos parâmetros de atribuição e perscruta os principais impactos ao longo do tempo. No que tange à dinâmica metodológica em curso, o levantamento de dados e de informações se restringiu ao levantamento bibliográfico e documental, a partir da descrição histórica dos critérios e dos parâmetros utilizados desde 1998 até 2020, tendo em vista o apontamento de novos critérios e de parâmetros numa perspectiva longitudinal. A pesquisa dedica-se, de forma preambular, a apontar os possíveis impactos que o novo Qualis pode desencadear, como a classificação única para cada periódico e a classificação por área mãe, bem como o regime de indexação em expressivas bases de dados como Scopus e Web of Science. Depreende-se, assim, que dissensos podem se fazer presentes quando o assunto envolvido direciona para modificações em critérios e em parâmetros para periódicos os quais impactam diretamente na forma orgânica da ciência. No entanto, observa-se, a partir dos documentos analisados, que, para áreas do conhecimento novas, o processo deve ser revisto, conforme asseguram as declarações de instituições científicas em relação aos prováveis prejuízos que podem vir a ocorrer, afetando as áreas, principalmente as que compõem o colégio de Ciências Sociais e Humanas.

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Biografia do Autor

  • Victoria Lopes Felix, Universidade Federal da Paraíba

    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – PB – Brasil.

  • Fabiana Aparecida Lazzarin, Universidade Federal do Cariri

    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – PB - Brasil. Professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA) – Juazeiro do Norte - CE – Brasil.

  • Marynice de Medeiros Matos Autran, Universidade Federal da Paraíba

    Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) - Portugal. Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB – Brasil.

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03/02/2022

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Artigos