O que há num nome?: Information Literacy e a Coinfo
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i1.5666Palavras-chave:
Competência em Informação. Letramento informacional. Informação. Literacia. Tradução.Resumo
A terminologia information literacy possui falta de consenso em sua definição conceitual, tanto no cerne da palavra original de origem anglo-saxã quanto em sua tradução para a língua portuguesa no Brasil. Dessa forma, buscou-se analisar o termo inicialmente pelo desmembramento de seus componentes, para uma melhor compreensão das implicações relacionadas a information literacy. Em seguida, foram analisadas também as implicações de suas traduções no português brasileiro. O artigo é uma pesquisa exploratória qualitativa e se trata de revisão de literatura, realizada na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), pelo período de 1974 a 2021. A partir da análise, é possível compreender information literacy como uma prática de informação situada e socialmente constituída, que abarca a fluência, o acesso, a avaliação, o uso crítico e ético e a compreensão de processos informacionais que envolvam práticas informacionais em um contexto amplo. Acerca da tradução, os resultados da busca demonstraram em uma maior frequência de ocorrência do termo competência em informação, o que demonstra um movimento de consolidação dessa terminologia. Enfatize-se também os esforços de consolidação da temática, inclusive por meio do Seminário de Competência em Informação (CoInfo).
Downloads
Referências
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Fundamentos da Ciência da Informação: correntes teóricas e o conceito de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 4, n. 1, p. 57-79, jan./jun., 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/19120>. Acesso em 11 ago. 2020.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. O conhecimento, as redes e a competência em informação (CoInfo) na sociedade contemporânea: uma proposta de articulação conceitual. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 4, Número Especial, p. 48-63, out., 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/21276/11749>. Acesso em 21 nov. 2019.
BRUCE, Christine Susan. The seven faces of information literacy. Adelaide: Auslib Press, 1997.
BRUCE, Christine Susan. Information Literacy: a Phenomenography. (1996). 399 f. Tese (Doutorado) University of New England. Brisbane, 1996. Disponível em: <https://hdl.handle.net/1959.11/6730>. Acesso em 16 nov. 2020.
CABRA-TORRES, Fabiola et al. Information literacy in higher education: a sociocultural perspective. Cham: Springer, 2020.
CHEUK, Bonnie Wai-yi. Exploring information literacy in the workplace: a process approach. In: BRUCE, Christine Susan; CANDY, Philip (Ed.). Information literacy around the world: advances in programs and research. Wagga Wagga: Centre for Information Studies, 2002.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas. 2001. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php>. Acesso em 21 nov. 2020.
ELMBORG, James. Critical information literacy: implications for instructional practice. The Journal of Academic Librarianship, v. 32, n. 2, p. 192-199, 2006. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099133305001898?via%3Dihub>. Acesso em 15 ago. 2020.
FARIAS, Gabriela Belmont de et al. (2021). 20 anos de pesquisa sobre Information Literacy no Brasil: análise temática das teses e dissertações do Catálogo da CAPES. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 289–301. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/35349>. Acesso em 15 mar. 2021.
FERNÁNDEZ MOLINA, Juan Carlos; MOYA-ANEGÓN, Félix. Perspectivas epistemológicas “humanas” en la documentación. Revista Española de Documentación Científica, v. 25, n. 3, 2002. Disponível em: <http://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/98>. Acesso em 11 ago. 2020.
FERREIRO, Emilia. Cultura escrita e educação: conversas de Emilia Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin e Rosa María Torres. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. especial, p. 183-196, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552001000500010>. Acesso em 25 ago. 2020.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação / Universidade de Brasília, 2012. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/13025>. Acesso em 24 ago. 2020.
GEE, James Paul. Social linguistics and literacies: Ideologies in discourses. 3. ed. Nova Iorque: Routledge, 2008.
HATSCHBACH, M.H.L. Information Literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: <http://ridi.ibict.br/handle/123456789/722>. Acesso em 21 nov. 2020.
HEPWORTH, Mark. Approaches to providing information literacy training in higher education: challenges for librarians. New Review of Academic Librarianship, v. 6, n. 1, p. 21-34, 2000. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/13614530009516799>. Acesso em 14 fev. 2021.
HJØRLAND, Birger. Theoretical development of information science: a brief history, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/262917289_Theoretical_development_of_information_science_A_brief_history>. Acesso em 2 mar. 2021.
HORTON JUNIOR, Forest Woody. Overview of Information Literacy Resources. UNESCO, United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. 2013. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000219667>. Acesso em: 20 fev. 2020.
LEITE, Cecília et al. Cenário e perspectiva da produção científica sobre Competência em Informação (CoInfo) no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB. Informação & Sociedade: Estudos, v. 26, n. 3, p. 151-168, set./dez., 2016. Disponível em: <https://brapci.inf.br/index.php/res/v/91349>. Acesso em 21 ago. 2020.
LLOYD, Annemaree. Information literacy landscapes: Information Literacy in education, workplace and everyday contexts. Oxford: Chandos Publishing, 2010a.
LLOYD, Annemaree. Lessons from the workplace: understanding information literacy as practice. In: LLOYD, Annemaree; TALJA, Sanna. Practising Information Literacy: bringing Theories of Learning, Practice and Information Literacy together. Wagga Wagga: Centre for Information Studies / Charles Sturt University, 2010b.
MACKEY, Thomas P.; JACOBSON, Trudi E. Metaliteracy: reinventing information literacy to empower learners. Chicago: Neal-Schuman / American Library Association, 2014.
NORGAARD, Rolf. Writing Information Literacy: Contributions to a Concept. Reference & User Services Quarterly, v. 43, n. 2, p. 124-130, 2003. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/20864155?seq=1>. Acesso em 17 ago. 2020.
ØROM, Anders. Information Science, historical changes and social aspects: a Nordic outlook. Journal of Documentation, v. 56, n. 1, p. 12-26, 2000. Disponível em: <https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/EUM0000000007133/full/html>. Acesso em 12 ago. 2020.
OWUSU-ANSAH, Edward K. Debating definitions of information literacy: enough is enough! Library Review, v. 54, n. 6, p. 366-374, 2005. Disponível em: <https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/00242530510605494/full/html>. Acesso em 18 nov. 2020.
OWUSU-ANSAH, Edward K. Information Literacy and the Academic Library: a critical look at a concept and the controversies surrounding it. The Journal of Academic Librarianship, v. 29, n. 4, p. 219–230, 2003. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099133303000405?via%3Dihub>. Acesso em 17 nov. 2020.
PINTO, Maria; CORDÓN, José Antonio; DÍAZ, Raquel Gómez. Thirty years of information literacy (1977-2007): a terminological, conceptual and statistical analysis. Journal of Librarianship and Information Science, v. 42, n. 1, p. 3-19, mar. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0961000609345091>. Acesso em
REIS, Giordani de Ávila. Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-ARKJ2L>. Acesso em 19 ago. 2020.
REITZ, Joan M. Dictionary for Library and Information Science. Westport, Connecticut: Libraries Unlimited, 2004.
ROJAS, Miguel Ángel Rendón. Hacia um nuevo paradigma em Bibliotecología. Transinformação, v. 8, n. 3, p. 17-31, set./dez. 1996. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1598>. Acesso em 11 ago. 2020.
SANCHEZ-BRAVO CENJOR, Antonio. Manual de estructura de la información. Editorial Centro de Estudios Ramon Areces: Madrid, 1992.
SARACEVIC, Tefko. Information Science. Journal of the American Society for Information Science (JASIS), [s.l.], v. 50, p. 1051-1063, 1999. Disponível em: <http://tefkos.comminfo.rutgers.edu/SaracevicInformationScienceELIS2009.pdf>. Acesso em 22 nov. 2019.
SEARLE, Jean. Discourses of Literacy. Research into Practice Series Number 9. Adult Literacy Research Network. Queensland: Language Australia Adult Literacy Research Network / The National Languages and Literacy Institute of Australia, 1999. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED438411.pdf>. Acesso em 16 ago. 2020.
SHANNON, Claude Elwood. A Mathematical Theory of Communication. The Bell System Technical Journal, v. 27, p. 379–423, 623–656, jul./out., 1948. Disponível em: <http://people.math.harvard.edu/~ctm/home/text/others/shannon/entropy/entropy.pdf>. Acesso em 11 ago. 2020.
SILVA, Armando Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda. Das “ciências” documentais à Ciência da Informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. 2. ed. Porto: Afrontamento, 2008.
SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares; COSTA, Célia Revilândia. Information Literacy: dialogicidades entre ciência da informação e educação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib), 17., 2016, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2016. Disponível em: <http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/viewFile/3801/2464>. Acesso em 02 fev. 2020.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2018.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SOUZA, Ana Cristina; BAHIA, Eliana Maria dos Santos; VITORINO, Elizete Vieira Dimensões da competência em informação sob a perspectiva de Zarifian. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, n. 2, p. 56-76, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/142162>. Acesso em 06 fev. 2021.
STREET, Brian V. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: <https://www.tc.columbia.edu/cice/pdf/25734_5_2_Street.pdf>. Acesso em 17 ago. 2020.
TFOUNI, leda Verdiani. Adultos não alfabetizados em uma sociedade letrada. 1. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2006.
TUOMINEN, Kimmo; SAVOLAINEN, Reijo; TALJA, Sanna. Information Literacy as a Socio-Technical Practice. Library Quarterly, v. 75, n. 3, p. 329-345, 2005. Disponível em: <https://www.journals.uchicago.edu/doi/10.1086/497311>. Acesso em 16 ago. 2020.
VAKKARI, Pertti; KUOKKANEN, Martti. Theory growth in information science: applications of the theory of science to a theory of information seeking. Journal of Documentation, v. 53, n. 5, p. 497-519, 1997. Disponível em: <https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/EUM0000000007210/full/html>. Acesso em 12 ago. 2020.
VEGA-ALMEIDA, Rosa Lidia; FERNÁNDEZ-MOLINA, Juan Carlos; LINARES, Radamés. Coordenadas paradigmáticas, históricas y epistemológicas de la Ciencia de la Información: una sistematización. Information Research, v. 14, n. 2, 2009. Disponível em: <http://informationr.net/ir/14-2/paper399.html>. Acesso em 2 mar. 2021.
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional (2). Ciência da Informação, v. 40, n. 1, p. 99-110, jan./abr., 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v40n1/a08v40n1.pdf>. Acesso em 12 fev. 2020.
VIRKUS, Sirje. Information Literacy in Europe: a literature review. Information Research, v. 8, n. 4, 2003. Disponível em: <http://informationr.net/ir/8-4/paper159.html>. Acesso em 21 ago. 2020.
WHITWORTH, Andrew. Radical information literacy: reclaiming the political heart of the IL movement. Oxford: Chandos, 2014.
ZARIFIAN, Philippe. Objetivo Competência: por uma nova lógica. Trad. Maria Helena C. V. Trylinski. São Paulo: Atlas, 2001.
ZARIFIAN, Philippe. O modelo da Competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. Trad. Eric Roland René Heneault. 2. ed. São Paulo: Editora SENAC, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alessandra Santos, Dr. Luiz Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.