A persona e o marketing científico digital:
estratégias para o ASEO
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6703Palavras-chave:
marketing científico digital, otimização de conteúdos para mecanismos de busca acadêmico, produção científica, marketing digital, comunicação científicaResumo
Examina as implicações do marketing na melhoria dos conteúdos relacionados à produção científica, com foco no Otimização de Conteúdos para Mecanismos de Busca Acadêmico (Academic Search Engine Optimization - ASEO), destacando o papel do Marketing Científico Digital. Metodologia: Apresenta as Etapas construtivas do Marketing Científico Digital à perspectiva ASEO, considerando a dimensão Autor e os canais formais e informais constituintes nos ambientes informacionais digitais. Resultados: Descreve as Etapas de Planejamento, Definição da Persona, Criação e Definição de Conteúdo, Distribuição de conteúdos, avaliação dos conteúdos e mensuração dos resultados para a aplicação do Marketing Científico Digital no contexto ASEO. Conclusão: A aplicação do Marketing Científico Digital requer reflexão sobre o público-alvo e a entrega adequada de conteúdo, levando em consideração as métricas das redes sociais, o engajamento efetivo do público-alvo. A integração do Marketing Científico Digital com a Otimização para Mecanismos de Busca Acadêmico (ASEO) proporciona novas perspectivas para a pesquisa científica, no intuito de alcançar audiências além de seu público especializado. Essa abordagem pode impulsionar a pesquisa em diversas áreas do conhecimento e resultar no desenvolvimento de novas linhas de investigação.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 3, p. 67–84, 2015. DOI 10.1590/1981- 5344/2402. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/HNvPmkhhgkm6Snghmn6Xmkq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 maio 2023.
BIZZOCCHI, Aldo. Marketing científico: o papel do marketing na difusão da ciência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 15., 2002, Salvador. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2002. Disponível em: http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/18870/1/2002_NP9bizzocchi.pdf. Acesso em: 19 maio 2023.
GULKA, Juliana Aparecida; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira. Presença digital em portais de periódicos: proposta de análise. Em Questão, Porto Alegre, Edição Especial 5 EBBC, v. 23, p. 159-179, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/68085. Acesso em: 19 maio 2023.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.
TREVISAN, Gustavo Lunardelli. Otimização de conteúdo informacional para mecanismo de busca acadêmico. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/239532. Acesso em: 19 de maio de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gustavo Lunardelli Trevisan, Silvana Drumond Monteiro, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.