A persona e o marketing científico digital:

estratégias para o ASEO

Autores

  • Gustavo Lunardelli Trevisan Universidade Estadual Paulista
  • Silvana Drumond Monteiro Universidade Estadual de Londrina
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6703

Palavras-chave:

marketing científico digital, otimização de conteúdos para mecanismos de busca acadêmico, produção científica, marketing digital, comunicação científica

Resumo

Examina as implicações do marketing na melhoria dos conteúdos relacionados à produção científica, com foco no Otimização de Conteúdos para Mecanismos de Busca Acadêmico (Academic Search Engine Optimization - ASEO), destacando o papel do Marketing Científico Digital. Metodologia: Apresenta as Etapas construtivas do Marketing Científico Digital à perspectiva ASEO, considerando a dimensão Autor e os canais formais e informais constituintes nos ambientes informacionais digitais. Resultados: Descreve as Etapas de Planejamento, Definição da Persona, Criação e Definição de Conteúdo, Distribuição de conteúdos, avaliação dos conteúdos e mensuração dos resultados para a aplicação do Marketing Científico Digital no contexto ASEO. Conclusão: A aplicação do Marketing Científico Digital requer reflexão sobre o público-alvo e a entrega adequada de conteúdo, levando em consideração as métricas das redes sociais, o engajamento efetivo do público-alvo. A integração do Marketing Científico Digital com a Otimização para Mecanismos de Busca Acadêmico (ASEO) proporciona novas perspectivas para a pesquisa científica, no intuito de alcançar audiências além de seu público especializado. Essa abordagem pode impulsionar a pesquisa em diversas áreas do conhecimento e resultar no desenvolvimento de novas linhas de investigação.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Lunardelli Trevisan, Universidade Estadual Paulista

    Gustavo Lunardelli Trevisan
    Doutor em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, SP, Brasil.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6416220106910013
    https://orcid.org/0000-0002-4175-7910
    E-mail: g.trevisan@unesp.br

  • Silvana Drumond Monteiro, Universidade Estadual de Londrina

    Silvana Drumond Monteiro
    Pós-doutora em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo
    Horizonte, MG, Brasil. Doutora em Comunicação e Semiótica, PUC, São Paulo.
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade
    Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.
    https://gpciber.webnode.page/
    https://orcid.org/0000-0001-7228-1380
    E-mail: silvanadrumond@gmail.com

  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista

    Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti
    Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, SP, Brasil.
    Assessora de gabinete da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista
    (Unesp), São Paulo, SP, Brasil.
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade
    Estadual Paulista (Unesp), Marília, SP, Brasil.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7390573927636069
    https://orcid.org/0000-0002-4216-0374
    E-mail: silvana.vidotti@unesp.br

Referências

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TREVISAN, Gustavo Lunardelli. Otimização de conteúdo informacional para mecanismo de busca acadêmico. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/239532. Acesso em: 19 de maio de 2023.

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Publicado

18/07/2024