Modelagem de dados governamentais abertos para mapeamento de redes de escolas similares na Microrregião de Salvador - Bahia
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6713Palavras-chave:
dados abertos governamentais, governança educacional, visualização da informação; análise de redes complexas, análise de redes complexas, rede municipal de ensino – Salvador/BahiaResumo
O objetivo deste estudo é representar as escolas similares situadas na localidade urbana da Microrregião de Salvador - Bahia, de modo a identificar possíveis caminhos para colaboração entre elas, utilizando como base a Nota Técnica “Perfil das Escolas Similares” 2014 do INEP. Metodologia: Empregou-se a análise de redes sociais e a modelagem a partir de dados abertos governamentais para investigar a interconexão entre as escolas, considerando suas características semelhantes e indicadores educacionais. Resultados: Os dados abertos englobam informações sobre desempenho escolar e níveis socioeconômicos, processados e analisados por meio de algoritmos e do desenvolvimento de um software específico. O estudo resultou na visualização web de uma rede multidimensional, com diversas possibilidades de análise, evidenciando que, das 408 escolas, cada uma estabelece conexões com pelo menos 70 outras escolas em média. Conclusão: Essa interconexão sugere a tendência das escolas em compartilhar características semelhantes, proporcionando potencial para promover colaboração e compartilhamento de recursos e práticas educacionais bem-sucedidas, contribuindo para uma melhor governança na educação na região.
Downloads
Referências
BARABÁSI, A. Linked: a nova ciência das networks. Tradução: Jonas Pereira dos Santos. São Paulo: Leopardo, 2009.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Nota técnica: Perfil Escolas Similares. Brasília: INEP, 2014. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/resultados/2013/nota_tecnica_perfil_de_escolas_similares.pdf. Acesso em: 1 abr. 2023.
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Indicador de nível socioeconômico do SAEB 2019: Nota Técnica. Brasília, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/indicador_nivel_socioeconomico_saeb_2019_nota_tecnica.pdf. Acesso em: 1 fev. 2022.
CARNEIRO, T. K. G.; BARRETO, R. S. F. D.; MONTEIRO, R. L. S.; PEREIRA, H. B. B. Un modelo de gestión pedagógica a distancia basado en Affinity Networks. Obra digital, [s. l.], n. 14, p. 13–33, 2018. DOI: 10.25029/od.2017.146.14. Disponível:http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/146. Acesso em: 1 abr. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Microrregiões. [S. l.], 2022. Disponível em: https://bit.ly/3IHcmcB. Acesso em: 5 abr. 2023.
MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. O. Estatística básica. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OECD). Relatórios Econômicos da OCDE. Brasil, 13 nov. 2018. Site. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2018/02/ocde-relatorio-brasil-2018.pdf Acesso em: 25 de mar. 2022
SANTOS, M. Por uma nova geografia: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.
WANG, X.; HE, X.; CAO, Y.; LIU, M.; CHUA, T.-S. Kgat: Knowledge graph attention network for recommendation. In: Proceedings of the 25th ACM SIGKDD International Conference on Knowledge Discovery and Data Mining. 25., 2019, New York. Anais […]. New York: Association for Computing Machinery, 2019. Disponível: https://doi.org/10.1145/3292500.3330989. Acesso em: 2 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eneida Santana de Ávila Goulart, Tereza Kelly Gomes Carneiro, Roberto Luiz Souza Monteiro, Bruna Bomfim Lessa dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.