Modelagem de dados governamentais abertos para mapeamento de redes de escolas similares na Microrregião de Salvador - Bahia

Autores

  • Eneida Santana de Ávila Goulart Instituto Federal da Bahia
  • Tereza Kelly Gomes Carneiro Instituto Federal da Bahia
  • Roberto Luiz Souza Monteiro Centro Universitário SENAI (CIMATEC) / Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Bruna Bomfim Lessa dos Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6713

Palavras-chave:

dados abertos governamentais, governança educacional, visualização da informação; análise de redes complexas, análise de redes complexas, rede municipal de ensino – Salvador/Bahia

Resumo

O objetivo deste estudo é representar as escolas similares situadas na localidade urbana da Microrregião de Salvador - Bahia, de modo a identificar possíveis caminhos para colaboração entre elas, utilizando como base a Nota Técnica “Perfil das Escolas Similares” 2014 do INEP. Metodologia: Empregou-se a análise de redes sociais e a modelagem a partir de dados abertos governamentais para investigar a interconexão entre as escolas, considerando suas características semelhantes e indicadores educacionais. Resultados: Os dados abertos englobam informações sobre desempenho escolar e níveis socioeconômicos, processados e analisados por meio de algoritmos e do desenvolvimento de um software específico. O estudo resultou na visualização web de uma rede multidimensional, com diversas possibilidades de análise, evidenciando que, das 408 escolas, cada uma estabelece conexões com pelo menos 70 outras escolas em média. Conclusão: Essa interconexão sugere a tendência das escolas em compartilhar características semelhantes, proporcionando potencial para promover colaboração e compartilhamento de recursos e práticas educacionais bem-sucedidas, contribuindo para uma melhor governança na educação na região.

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Biografia do Autor

  • Eneida Santana de Ávila Goulart, Instituto Federal da Bahia

    Doutora em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

    Bibliotecária- documentalista no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Camaçari, Bahia, Brasil.

  • Tereza Kelly Gomes Carneiro, Instituto Federal da Bahia

    Doutora em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil. Professora no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Camaçari, Bahia, Brasil.

  • Roberto Luiz Souza Monteiro, Centro Universitário SENAI (CIMATEC) / Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Pós-doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia, Centro Universitário SENAI (CIMATEC), Salvador, Bahia, Brasil. Professor no Centro Universitário SENAI (CIMATEC), Salvador, Bahia, Brasil e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Alagoinhas, Bahia, Brasil.

  • Bruna Bomfim Lessa dos Santos, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

    Professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

Referências

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Publicado

18/07/2024