Modelado de datos gubernamentales abiertos para mapeo de redes de escuelas similares en la Microrregión de Salvador - Bahía.

Autores/as

  • Eneida Santana de Ávila Goulart Instituto Federal da Bahia
  • Tereza Kelly Gomes Carneiro Instituto Federal da Bahia
  • Roberto Luiz Souza Monteiro Centro Universitário SENAI (CIMATEC) / Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • BRUNA Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6713

Palabras clave:

dados abertos governamentais, governança educacional, visualização da informação; análise de redes complexas, análise de redes complexas, rede municipal de ensino – Salvador/Bahia

Resumen

O objetivo deste estudo é representar as escolas similares situadas na localidade urbana da Microrregião de Salvador - Bahia, de modo a identificar possíveis caminhos para colaboração entre elas, utilizando como base a Nota Técnica “Perfil das Escolas Similares” 2014 do INEP. Metodologia: Empregou-se a análise de redes sociais e a modelagem a partir de dados abertos governamentais para investigar a interconexão entre as escolas, considerando suas características semelhantes e indicadores educacionais. Resultados: Os dados abertos englobam informações sobre desempenho escolar e níveis socioeconômicos, processados e analisados por meio de algoritmos e do desenvolvimento de um software específico. O estudo resultou na visualização web de uma rede multidimensional, com diversas possibilidades de análise, evidenciando que, das 408 escolas, cada uma estabelece conexões com pelo menos 70 outras escolas em média. Conclusão: Essa interconexão sugere a tendência das escolas em compartilhar características semelhantes, proporcionando potencial para promover colaboração e compartilhamento de recursos e práticas educacionais bem-sucedidas, contribuindo para uma melhor governança na educação na região.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eneida Santana de Ávila Goulart, Instituto Federal da Bahia

    Doutora em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

    Bibliotecária- documentalista no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Camaçari, Bahia, Brasil.

  • Tereza Kelly Gomes Carneiro, Instituto Federal da Bahia

    Doutora em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil. Professora no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Camaçari, Bahia, Brasil.

  • Roberto Luiz Souza Monteiro, Centro Universitário SENAI (CIMATEC) / Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Pós-doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia, Centro Universitário SENAI (CIMATEC), Salvador, Bahia, Brasil. Professor no Centro Universitário SENAI (CIMATEC), Salvador, Bahia, Brasil e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Alagoinhas, Bahia, Brasil.

  • BRUNA, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

    Professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

Referencias

BARABÁSI, A. Linked: a nova ciência das networks. Tradução: Jonas Pereira dos Santos. São Paulo: Leopardo, 2009.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Nota técnica: Perfil Escolas Similares. Brasília: INEP, 2014. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/resultados/2013/nota_tecnica_perfil_de_escolas_similares.pdf. Acesso em: 1 abr. 2023.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Indicador de nível socioeconômico do SAEB 2019: Nota Técnica. Brasília, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/indicador_nivel_socioeconomico_saeb_2019_nota_tecnica.pdf. Acesso em: 1 fev. 2022.

CARNEIRO, T. K. G.; BARRETO, R. S. F. D.; MONTEIRO, R. L. S.; PEREIRA, H. B. B. Un modelo de gestión pedagógica a distancia basado en Affinity Networks. Obra digital, [s. l.], n. 14, p. 13–33, 2018. DOI: 10.25029/od.2017.146.14. Disponível:http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/146. Acesso em: 1 abr. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Microrregiões. [S. l.], 2022. Disponível em: https://bit.ly/3IHcmcB. Acesso em: 5 abr. 2023.

MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. O. Estatística básica. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OECD). Relatórios Econômicos da OCDE. Brasil, 13 nov. 2018. Site. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2018/02/ocde-relatorio-brasil-2018.pdf Acesso em: 25 de mar. 2022

SANTOS, M. Por uma nova geografia: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.

WANG, X.; HE, X.; CAO, Y.; LIU, M.; CHUA, T.-S. Kgat: Knowledge graph attention network for recommendation. In: Proceedings of the 25th ACM SIGKDD International Conference on Knowledge Discovery and Data Mining. 25., 2019, New York. Anais […]. New York: Association for Computing Machinery, 2019. Disponível: https://doi.org/10.1145/3292500.3330989. Acesso em: 2 jul. 2023.

Publicado

18/07/2024