Modelado de datos gubernamentales abiertos para mapeo de redes de escuelas similares en la Microrregión de Salvador - Bahía.
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6713Palabras clave:
dados abertos governamentais, governança educacional, visualização da informação; análise de redes complexas, análise de redes complexas, rede municipal de ensino – Salvador/BahiaResumen
O objetivo deste estudo é representar as escolas similares situadas na localidade urbana da Microrregião de Salvador - Bahia, de modo a identificar possíveis caminhos para colaboração entre elas, utilizando como base a Nota Técnica “Perfil das Escolas Similares” 2014 do INEP. Metodologia: Empregou-se a análise de redes sociais e a modelagem a partir de dados abertos governamentais para investigar a interconexão entre as escolas, considerando suas características semelhantes e indicadores educacionais. Resultados: Os dados abertos englobam informações sobre desempenho escolar e níveis socioeconômicos, processados e analisados por meio de algoritmos e do desenvolvimento de um software específico. O estudo resultou na visualização web de uma rede multidimensional, com diversas possibilidades de análise, evidenciando que, das 408 escolas, cada uma estabelece conexões com pelo menos 70 outras escolas em média. Conclusão: Essa interconexão sugere a tendência das escolas em compartilhar características semelhantes, proporcionando potencial para promover colaboração e compartilhamento de recursos e práticas educacionais bem-sucedidas, contribuindo para uma melhor governança na educação na região.
Descargas
Referencias
BARABÁSI, A. Linked: a nova ciência das networks. Tradução: Jonas Pereira dos Santos. São Paulo: Leopardo, 2009.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Nota técnica: Perfil Escolas Similares. Brasília: INEP, 2014. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/resultados/2013/nota_tecnica_perfil_de_escolas_similares.pdf. Acesso em: 1 abr. 2023.
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Indicador de nível socioeconômico do SAEB 2019: Nota Técnica. Brasília, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/indicador_nivel_socioeconomico_saeb_2019_nota_tecnica.pdf. Acesso em: 1 fev. 2022.
CARNEIRO, T. K. G.; BARRETO, R. S. F. D.; MONTEIRO, R. L. S.; PEREIRA, H. B. B. Un modelo de gestión pedagógica a distancia basado en Affinity Networks. Obra digital, [s. l.], n. 14, p. 13–33, 2018. DOI: 10.25029/od.2017.146.14. Disponível:http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/146. Acesso em: 1 abr. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Microrregiões. [S. l.], 2022. Disponível em: https://bit.ly/3IHcmcB. Acesso em: 5 abr. 2023.
MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. O. Estatística básica. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OECD). Relatórios Econômicos da OCDE. Brasil, 13 nov. 2018. Site. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2018/02/ocde-relatorio-brasil-2018.pdf Acesso em: 25 de mar. 2022
SANTOS, M. Por uma nova geografia: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.
WANG, X.; HE, X.; CAO, Y.; LIU, M.; CHUA, T.-S. Kgat: Knowledge graph attention network for recommendation. In: Proceedings of the 25th ACM SIGKDD International Conference on Knowledge Discovery and Data Mining. 25., 2019, New York. Anais […]. New York: Association for Computing Machinery, 2019. Disponível: https://doi.org/10.1145/3292500.3330989. Acesso em: 2 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Eneida Santana de Ávila Goulart, Tereza Kelly Gomes Carneiro, Roberto Luiz Souza Monteiro, Bruna Bomfim Lessa dos Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.