Caracterização do serviço de orientação para pesquisa em bases de dados científicas

Autores

  • Gisele Rosa de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Adriana Stefani Cativelli Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Antonio Carlos Picalho Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v54i1.6736

Palavras-chave:

estratégias de busca, competência em informação, necessidades de informação, recuperação da informação, serviço de referência

Resumo

As bibliotecas desenvolvem vários serviços de competência informacional no âmbito das atividades pertencentes ao conjunto de serviço de referência clássico. Na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde - Medicina (BSCCSM) o serviço mais demandado pelos usuários é o de orientação para pesquisa em bases de dados científicas, que consiste no desenvolvimento de estratégias de busca complexas e na capacitação do uso das bases de dados. Assim sendo, o objetivo deste artigo consiste em realizar a caracterização deste serviço. A pesquisa possui caráter exploratório e é tipificada como um estudo de caso a partir dos dados obtidos nos protocolos dos atendimentos realizados pela biblioteca no período de 2021 a 2022. De um ano para o outro houve crescimento de 53% nos atendimentos. Os alunos de mestrado é a categoria que mais utiliza o serviço, já o curso mais atendido em todos os níveis: graduação, mestrado e doutorado é a enfermagem, o que reflete também nos temas pesquisados, sendo 'enfermagem' um dos descritores que mais aparece em ambos os anos, seguido de 'covid-19', 'atenção primária a saúde' e 'criança'. Constata-se que a biblioteca desempenha um papel fundamental na qualidade das pesquisas que são produzidas pela comunidade a que atende. O usuário obtém subsídios para realização da pesquisa e ganha autonomia para construir expressões de busca e utilizar as bases de dados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gisele Rosa de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (2016) e graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação (2013), ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu Iniciação Científica na temática de Políticas Públicas para Bibliotecas Escolares. Durante o mestrado realizou pesquisa na área de Transferência de Conhecimento entre Universidade e Sociedade e Política Científica, Tecnológica e de Inovação. Bibliotecária na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde - Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina

    https://orcid.org/0000-0003-3490-4676

  • Adriana Stefani Cativelli , Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2016). Especialista em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento pela Escola Superior Aberta do Brasil (2012). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Bibliotecária na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde - Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina.

    https://orcid.org/0000-0001-8533-2263

  • Antonio Carlos Picalho, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Rádio, TV & Internet pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Técnico em Nutrição e Dietética (ETEC Sales Gomes). Bibliotecário na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.

    https://orcid.org/0000-0002-6520-6224

Referências

ALVES, A. P. M.; REIS, D. C. Competência em informação para a área de ciências da saúde: a formação do bibliotecário para um papel estratégico e de maior protagonismo. In: CUEVAS-CERVERÓ, A.; SIMEÃO, E.; PALETTA, F. C. (Coord.). Informação, ciência e sociedade em tempos de pós-verdade. São Paulo: ECA-USP; Madrid: Universidad Complutense, Facultad de Ciencias de la Documentación, Departamento de Biblioteconomía e Documentación, 2021. p. 245- 267. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003043525.pdf#page=245. Acesso em: 19 fev 2025.

BIAGGI, C.; CASTRO FILHO, C. M. Atuação do bibliotecário na área da saúde: reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017. Anais [...] XVIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 2017.

DUDZIAK, E. A. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr., 2003.

EVANFELISTA, R.; OLIVEIRA, V. de F.; PEREIRA, S. L.; PETINARI, V. S. Competência informacional e medicina baseada em evidências. Transinformação, [S. l.], v. 20, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6248. Acesso em: 9 mar. 2023.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Atlas, 1999.

GOEZ, W. L. C.; ARAÚJO, E. A. Competência informacional na sociedade da informação: perspectivas e análise bibliométrica de modelos. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 1, p. 109-125, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/3771. Acesso em: 16 ago. 2023.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 3, p. 83-92, dez. 2010. IBICT. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9L8b38v48WBQSQVRX63BMsw. Acesso em: 03 out. 2023.

MACHIN, R. et al. Concepções de gênero, masculinidade e cuidados em saúde: estudo com profissionais de saúde da atenção primária. Ciência & Saúde Coletiva, [S. I.], v. 16, n. 11, p. 4503-4512, 2011.

MARQUES, F. Produção científica sobre Covid-19 afeta o equilíbrio da geração de conhecimento: mais de 500 mil estudos sobre a pandemia foram publicados em revistas e repositórios de preprints. Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 318, ago. 2022. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/producao-cientifica-sobre-covid-19-afeta-o-equilibrio-da-geracao-de-conhecimento/. Acesso em: 06 set. 2022.

MOREIRA, C. Letramento digital: do conceito à prática. In: Anais do SIELP, 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2012. p. 01-15. Disponível em: https://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_2_artigo_051.pdf. Acesso em: 18 fev. 2024.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Letramento digital na cultura digital: o que precisamos compreender? Revista EDaPECI, v. 18, n. 1, p. 7–16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/8545. Acesso em: 18 fev. 2025.

PINTRO, S.; SILVEIRA, Crislaine Zurilda; Lehmkuhl, Karyn M. A singularização do desenvolvimento da competência em informação para usuários de bibliotecas universitárias: atendimento individualizado de orientação para pesquisas em bases de dados da BU/UFSC. In: Andréa Figueiredo Leão Grants; Roberta Moraes de Bem. (Org.). Na esteira das possibilidades: questões e reflexões na Biblioteca Universitária da UFSC. 1ed.Florianópolis: BU/UFSC Publicações, 2023, p. 137-164.

UFSC. Hospital Universitário. Florianópolis, 2023. Disponível em: http://www.hu.ufsc.br/antigo/?page_id=13. Acesso em: 17 ago. 2023.

UFSC. Centro de Ciências da Saúde. Pós-graduação. Florianópolis, 2025. Disponível em: https://ccs.ufsc.br/pos-graduacao/. Acesso em: 21 fev. 2025.

VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a ciência da informação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2020. 205 p. E-book (PDF). Disponível em: https://editora.ufsc.br/estante-aberta. Acesso em: 18 fev. 2025.

WERMELINGER, M. et al. A Força de Trabalho do Setor de Saúde no Brasil: Focalizando a Feminização. Divulgação em Saúde para Debate, Rio de Janeiro, n. 45, p. 54-70, 2010.

Downloads

Publicado

19/07/2025