Repositório Institucional como Ferramenta de Avaliação Científica
proposição para o sistema da pós-graduação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7226Palavras-chave:
repositorio institucional, avaliacao da pesquisa cientifica, produçao cientifica de pos-graduacaoResumo
Discorre sobre um possível povoamento da Plataforma Sucupira, utilizando dados das produções científicas disponíveis no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um estudo descritivo, de natureza qualitativa propondo uma contribuição para a avaliação da pós-graduação brasileira. Aborda as necessidades de mudança do processo de avaliação da pesquisa. A proposta sugere que a Plataforma Sucupira se beneficie de informações migradas diretamente pelos repositórios institucionais. Além de disseminar a produção científica, esses sistemas desempenham um papel relevante no ecossistema da pesquisa científica, reforçando sua importância no contexto da ciência aberta
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Diretoria de Avaliação. Coleta Capes: conceitos e orientações: manual de preenchimento. 2020. Disponível em: https://encurtador.com.br/2fP5L. Acesso em: 15 mar. 2024.
BRASIL. Acordo de cooperação técnica nº 45/2024. Processo nº 3038.010990/2023-67. Diário Oficial da União: seção 3, n. 24, fev. 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/ V4x4P. Acesso em: 15 mar. 2024.
CAPES. Capes e UFRN assinam termo de cooperação para criação da Plataforma Sucupira. 2012. Disponível em: https://encurtador.com.br/RAFef. Acesso em: 15 mar. 2024.
CAPES. Sobre a CAPES. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/QbCDN. Acesso em: 15 mar. 2024.
MAIA, M. A. Q. Sistema de informação da pós-graduação brasileira: avaliação da Plataforma Sucupira. 223 f. 2020. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/34187. Acesso em: 15 mar. 2024.
NASSI-CALÒ, L. A avaliação da pesquisa deve ir além de comparar métricas de impacto. 2022. Disponível em: https://encurtador.com.br/yhRXH. Acesso em: 15 mar. 2024.
UNESCO. Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta. 2021 Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por. Acesso em: 15 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Clediane de Araújo Guedes Marques, Maria Aniolly Queiroz Maia, Guilherme Henrique Pereira de Carvalho, Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo, Marcel Garcia de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.