Repositório Institucional como Ferramenta de Avaliação Científica
proposição para o sistema da pós-graduação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7226Palabras clave:
repositorio institucional, avaliacao da pesquisa cientifica, produçao cientifica de pos-graduacaoResumen
Discorre sobre um possível povoamento da Plataforma Sucupira, utilizando dados das produções científicas disponíveis no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um estudo descritivo, de natureza qualitativa propondo uma contribuição para a avaliação da pós-graduação brasileira. Aborda as necessidades de mudança do processo de avaliação da pesquisa. A proposta sugere que a Plataforma Sucupira se beneficie de informações migradas diretamente pelos repositórios institucionais. Além de disseminar a produção científica, esses sistemas desempenham um papel relevante no ecossistema da pesquisa científica, reforçando sua importância no contexto da ciência aberta
Descargas
Referencias
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Diretoria de Avaliação. Coleta Capes: conceitos e orientações: manual de preenchimento. 2020. Disponível em: https://encurtador.com.br/2fP5L. Acesso em: 15 mar. 2024.
BRASIL. Acordo de cooperação técnica nº 45/2024. Processo nº 3038.010990/2023-67. Diário Oficial da União: seção 3, n. 24, fev. 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/ V4x4P. Acesso em: 15 mar. 2024.
CAPES. Capes e UFRN assinam termo de cooperação para criação da Plataforma Sucupira. 2012. Disponível em: https://encurtador.com.br/RAFef. Acesso em: 15 mar. 2024.
CAPES. Sobre a CAPES. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/QbCDN. Acesso em: 15 mar. 2024.
MAIA, M. A. Q. Sistema de informação da pós-graduação brasileira: avaliação da Plataforma Sucupira. 223 f. 2020. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/34187. Acesso em: 15 mar. 2024.
NASSI-CALÒ, L. A avaliação da pesquisa deve ir além de comparar métricas de impacto. 2022. Disponível em: https://encurtador.com.br/yhRXH. Acesso em: 15 mar. 2024.
UNESCO. Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta. 2021 Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por. Acesso em: 15 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Clediane de Araújo Guedes Marques, Maria Aniolly Queiroz Maia, Guilherme Henrique Pereira de Carvalho, Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo, Marcel Garcia de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.