Jogos para Ensino de Botânica

Autores

  • Ana Cláudia de Macêdo Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mariana Aparecida de Almeida Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sergio Manuel Serra da Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Ribeiro de Carvalho Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Beatriz Dias de Lara Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marco Antonio da Silva Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Filipe Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gabriel Lima Prisco Madureira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Thiago Eliezer Siqueira de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Pedro Vieira Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7238

Palavras-chave:

jogos didaticos, ensino de botanica, inovacao

Resumo

A utilização de jogos em sala de aula traz benefícios para a aprendizagem do estudante permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e com isso a inserção da gamificação, aplicando fatores motivacionais, empregando elementos típicos de jogos e formação com a entrega de recompensas. Jogos educativos devem ter clareza em seus objetivos para promoção e potencialização de conceitos, e o desenvolvimento de habilidades. O objetivo do trabalho é o desenvolvimento e a difusão de jogos botânicos e biológicos em escolas públicas e privadas. Contamos com acervo de dois jogos digitais, e-books gratuitos e elaborando um jogo digital e e-book gratuitos.

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Biografia do Autor

  • Sergio Manuel Serra da Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Possui doutorado em Engenharia em Sistemas de Computação (área de bancos de dados) pelo PESC/COPPE/UFRJ (2011). Sua tese de doutorado foi premiada, obteve o primeiro lugar em concurso nacional organizado pela Presidência da República (Secretaria de Assuntos Estratégicos) em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional ( Engenharia e Sistemas e Computação ) no ano de 2011. Possui mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), especializações em Redes de Computadores pelo NCE/UFRJ e análise (1998) em Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RIO(1994), além de graduação em Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor associado na UFRRJ e pesquisador-colaborador da Fundação Oswaldo Cruz e do grupo Greco-DCC/UFRJ. Professor efetivo dos Programas de Pós-graduação em Informática (PPGI/UFRJ), Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais (PPGIHD/UFRRJ), Pós Graduação em Agricultura Orgânica (PPGAO/UFRRJ) e PósGraduação em Agronegócios (PPGEAGRO/UFRRJ). Revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Coordenador do Laboratório de Banco de Dados da UFRRJ. Tutor do programa PÈT-SI. Representante Institucional da SBC da UFRRJ. Research Fellow do AgtechGarage. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência de dados, banco de dados, big data, workflows científicos, proveniência de dados,principios FAIR, dados abertos ligados, ontologias, web semântica, serviços web, computação distribuída em nuvem, bioinformática, agroinformática, agricultura digital e gestão do conhecimento.

Referências

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Publicado

30/10/2024