Jogos para Ensino de Botânica
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7238Palavras-chave:
jogos didaticos, ensino de botanica, inovacaoResumo
A utilização de jogos em sala de aula traz benefícios para a aprendizagem do estudante permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e com isso a inserção da gamificação, aplicando fatores motivacionais, empregando elementos típicos de jogos e formação com a entrega de recompensas. Jogos educativos devem ter clareza em seus objetivos para promoção e potencialização de conceitos, e o desenvolvimento de habilidades. O objetivo do trabalho é o desenvolvimento e a difusão de jogos botânicos e biológicos em escolas públicas e privadas. Contamos com acervo de dois jogos digitais, e-books gratuitos e elaborando um jogo digital e e-book gratuitos.
Downloads
Referências
CRUZ, S.M.S. et al. Relato de um experimento piloto de uma Fábrica de Software Baseada em Métodos Ágeis”. Anais do XVII ENAPET, Recife-PE. 2013.
FERNANDES, N. A. Uso de jogos educacionais no processo de ensino e de aprendizagem. 2010. 62 f. Monografia (Especialização) - Curso de Mídias na Educação, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alegrete - RS, 2010.
FIGUEROA, S.F.R. Plantas e seres humanos no cotidiano do cidadão: Uma linguagem sensível para uma abordagem ecológica. Dissertation, University of Porto. 200p. 2022.
MARINS, D. R. Um processo de gamificação baseado na teoria da autodeterminação. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Sistemas e Computação, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
SILVA, S. G. Jogos educativos digitais como instrumento metodológico na educação infantil. Disponível em https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc_4.pdf
VIEIRA, A.C.M.; FERREIRA, A.P.R.C.; SOUZA, M.A.A.; CRUZ, S.M.S., CRUZ, P.V., CERCEAU, R.; OLIVEIRA, T.E.S. Esta planta é para ver ou para comer? Jogo educativo “Pavê ou pacumê”. 1ª edição. Rio de Janeiro. Editora Cerceau. 69p. 2021.
VIEIRA, A.C.M.; SOUZA, M.A.A.; KONNO, T.U.P.; FERREIRA, A.P.R.C.; CRUZ, P.V., CRUZ, S.M.S., CERCEAU, R.; OLIVEIRA, T.E.S.; MADUREIRA, G.L.P. Quis Botânico Conhecendo as plantas – Volume 1. 1ª edição. Rio de Janeiro. Editora Cerceau. 64p. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Cláudia de Macêdo Vieira, Mariana Aparecida de Almeida Souza, Sergio Manuel Serra da Cruz, Ana Paula Ribeiro de Carvalho Ferreira, Ana Beatriz Dias de Lara Siqueira , Marco Antonio da Silva Vieira , Filipe Fernandes de Oliveira , Gabriel Lima Prisco Madureira , Thiago Eliezer Siqueira de Oliveira , Pedro Vieira Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.