GAMES FOR TEACHING BOTANY

Authors

  • Ana Cláudia de Macêdo Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mariana Aparecida de Almeida Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sergio Manuel Serra da Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Ribeiro de Carvalho Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Beatriz Dias de Lara Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marco Antonio da Silva Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Filipe Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gabriel Lima Prisco Madureira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Thiago Eliezer Siqueira de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Pedro Vieira Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7238

Keywords:

jogos didaticos, ensino de botanica, inovacao

Abstract

he use of games in the classroom benefits student learning by enabling the development of new skills, thereby facilitating the incorporation of gamification. This approach applies motivational factors, employs typical game elements, and fosters learning through the delivery of rewards. Educational games should have clear objectives to promote and enhance the development of concepts and skills. The objective of this work is to develop and disseminate botanical and biological games in public and private schools. We have a collection of two digital games and free e-books, and we are in the process of developing an additional digital game and free e-book.

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Author Biography

  • Sergio Manuel Serra da Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Possui doutorado em Engenharia em Sistemas de Computação (área de bancos de dados) pelo PESC/COPPE/UFRJ (2011). Sua tese de doutorado foi premiada, obteve o primeiro lugar em concurso nacional organizado pela Presidência da República (Secretaria de Assuntos Estratégicos) em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional ( Engenharia e Sistemas e Computação ) no ano de 2011. Possui mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), especializações em Redes de Computadores pelo NCE/UFRJ e análise (1998) em Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RIO(1994), além de graduação em Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor associado na UFRRJ e pesquisador-colaborador da Fundação Oswaldo Cruz e do grupo Greco-DCC/UFRJ. Professor efetivo dos Programas de Pós-graduação em Informática (PPGI/UFRJ), Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais (PPGIHD/UFRRJ), Pós Graduação em Agricultura Orgânica (PPGAO/UFRRJ) e PósGraduação em Agronegócios (PPGEAGRO/UFRRJ). Revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Coordenador do Laboratório de Banco de Dados da UFRRJ. Tutor do programa PÈT-SI. Representante Institucional da SBC da UFRRJ. Research Fellow do AgtechGarage. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência de dados, banco de dados, big data, workflows científicos, proveniência de dados,principios FAIR, dados abertos ligados, ontologias, web semântica, serviços web, computação distribuída em nuvem, bioinformática, agroinformática, agricultura digital e gestão do conhecimento.

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Published

30/10/2024