O uso de termos relacionados a “revisão por pares aberta” em pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v54i1.7486Palavras-chave:
produção científica, revisão por pares aberta, terminologia;, acesso abertoResumo
O presente trabalho visa verificar a relação do uso de termos relacionados a modalidade conhecida como “Revisão por pares aberta” em pesquisa no Google acadêmico no Brasil. Sua metodologia baseada nos estudos exploratórios descritiva com uso da pesquisa bibliográfica. Apresenta resultados dos termos utilizados e suas variações e como considerações finais apresenta o uso do termo revisão aberta pelos pares como o mais utilizado no país.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S.; CLINIO, A.; RAYCHTOCK, S. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc Em Revista, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.749. Acesso em: 4 jul. 2024.
BUFREM L.; PRATES Y. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 34, n. 2, p. 9-25, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652005000200002. Acesso em: 5 jun. 2024.
EYSENBACH, G. 10 years experience with pioneering open access publishing in health informatics: the Journal of Medical Internet Research (JMIR). [S. l.]: IOS Press, 2010. Disponível em: https://ebooks.iospress.nl/publication/13661. Acesso em: 4 jul. 2024.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JACSÓ, P. Google Scholar: the pros and the cons. Online Information Review, [s. l.], v. 29, n. 2, p. 208-214, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1108/14684520510598066. Acesso em: 4 jul. 2024.
JOB, I.; TRINDADE, A.; MATTOS, A. M. Processo de revisão pelos pares: por que são rejeitados os manuscritos submetidos a um periódico científico? Movimento: revista de educação física da UFRGS, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 35-55, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.8830. Acesso em: 4 jul. 2024.
LEITE, M. S. S. C. P.; ALMEIDA, M. J. B. M. Compreensão de termos científicos no discurso da ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física, [s. l.], v. 23, n. 4, p. 458–470, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-47442001000400011. Acesso em: 5 jun. 2024.
LÓPEZ-CÓZAR, E. D.; ORDUÑA-MALEA, E.; MARTÍN-MARÍN, A. Google Scholar as a data source for research assessment. In: GLÄNZEL, W.; MOED, H. F.; SCHMOCH, U.; THELWALL, M. (ed.) Springer handbook of science and technology indicators. [S. l.]: Springer, 2019. p. 95-127. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.1806.04435. Acesso em: 4 jul. 2024.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
NASSI-CALÒ, L. Avaliação por pares: ruim com ela, pior sem ela. Blog SciELO em Perspectiva, [s. l.], 17 abr. 2015. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2015/04/17/avaliacao-por-pares-ruim-com-ela-pior-sem-ela/. Acesso em: 4 jul. 2024.
RODRIGUES, K. CIC e CPF: um caso particular de sinonímia. Revista GTLex, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 33–51, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-3. Acesso em: 4 jul. 2024.
ROSS-HELLAUER, T. What is open peer review? A systematic review. F1000 Research, Rockville, v. 6, n. 588, p. 1-38, Aug. 2017. Disponível em: https://f1000research.com/articles/6-588/v2. Acesso em: 2 jun. 2024.
SILVEIRA, L.; RIBEIRO, N. C.; MELERO, R.; MORA-CAMPOS, A.; PIRAQUIVE-PIRAQUIVE, D. F.; URIBE-TIRADO, A.; SENA, P. M. B.; POLANCO-CORTÉS, J.; SANTILLÁN-ALDANA, J.; SILVA, F. C. C.; ARAÚJO, R. F.; ENCISO-BETANCOURT, A. M.; FACHIN, J. Taxonomia da Ciência Aberta: revisada e ampliada. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 28, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e91712. Acesso em: 4 jul. 2024.
SPINAK, E. Como será a avaliação por pares em 2030? Blog SciELO em Perspectiva, São Paulo, July. 2017. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2017/07/26/como-sera-a-avaliacao-por-pares-em-2030#.XzRX_ihKhPY. Acesso em: 16 jun. 2024.
SPINAK, E. Sobre as vinte e duas definições de revisão por pares aberta... e mais. Blog SciELO em Perspectiva, São Paulo, fev. 2018. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2018/02/28/sobre-as-vinte-e-duas-definicoes-de-revisao-por-pares-aberta-e-mais/#.XzRYkChKhPY. Acesso em: 16 jun. 2024
ZIENTEK, L. R.; WERNER, J. M.; CAMPUZANO, M. V.; NIMON, K. Writer's Forum-The Use of Google Scholar for Research and Research Dissemination. New Horizons in Adult Education and Human Resource Development, [s. l.], v. 30, n. 1, p. 39-46, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1002/nha3.20209. Acesso em: 3 jun. 2024.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Milton Shintaku, Nilson Carlos Vieira Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.