Monitoramento ambiental e fontes de informação para a tomada de decisão estratégica: o caso dos varejos formais instalados nas mediações do Shopping Popular Oiapoque em Belo Horizonte

Authors

  • Paulo Henrique Oliveira
  • Wesley de Paula Neto Centro de Gestão Empreendedora - FEAD
  • Fábio Henrique Roela de Oliveira Centro de Gestão Empreendedora - FEAD

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i3.1207

Keywords:

Fontes de Informação, Tomada de Decisão Estratégica, Varejo Formal

Abstract

Apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada no primeiro semestre de 2008 com micro e pequenos empresários instalados nas imediações do Shopping Popular Oiapoque, em Belo Horizonte. Para a consecução do objetivo central, que partiu da necessidade de descrever o comportamento informacional de tais empresários na tomada de decisão estratégica, optou-se pela aplicação de um questionário estruturado, com perguntas fechadas, a oito empresários da região, os quais foram escolhidos intencionalmente. Os resultados revelaram que os decisores estratégicos têm alta dependência com relação às fontes de informação “consumidores que compram no Oiapoque, fornecedores e funcionários da própria empresa e os concorrentes que atuam dentro do Shopping Popular” na tomada de decisão. Por outro lado, as fontes escritas como o jornal do bairro, relatórios setoriais publicados por entidades do comércio e os comércios não concorrentes e seus respectivos funcionários e fornecedores não apresentaram resultados significativos em termos de dependência para a tomada de decisão estratégica.

 

Palavras-chave

 

Fontes de informação. Tomada de decisão estratégica. Varejo formal.

 

Environmental monitoring and information sources for strategic decision making: the case of formal retailers installed near the popular shopping Oiapoque in Belo Horizonte

 

Abstract

 

This article presents the results of a survey carried out in the first half of  2008 with micro and small entrepreneurs installed near the Popular Shopping Oiapoque in Belo Horizonte. For reaching the central objective and the needs to describe the informational behavior of these entrepreneurs in making a decision, a well structured questionnaire was sent to eight entrepreneurs chosen for this purpose. The results show that the strategic decision makers are highly dependent on information sources as “consumers who buy at Oiapoque, suppliers and employees of their own enterprise and competitors working in the “PopularShopping”. The written sources, as for instance, the outskirts newspaper, sectoral reports put out by commercial entities, noncompetitor commerce and their respective employees and suppliers do not present significant results in regard to making a strategic decision.

 

Keywords

 

Sources of information. Strategic decision making. Formal retailers.

 

 

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Author Biographies

  • Paulo Henrique Oliveira
    Administrador pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Engenharia de Produção, na linha de pesquisa - Competitividade e Estratégias Empresariais (UFMG), professor em cursos de graduação e pós-graduação há mais de 6 anos, nos cursos de Administração e Sistemas de Informação; além de experiência em grandes empresas, como a Líder Táxi Aéreo, CEMIG, ViaBrasil, BEMGE, Banco do Brasil, entre outras. Atualmente, participa de disciplinas isoladas nível de Doutorado na Escola de Ciência da Informação da UFMG, além de publicar diversos artigos sobre Inteligência Competitiva.
  • Wesley de Paula Neto, Centro de Gestão Empreendedora - FEAD
    Graduando em Administração de Empresas
  • Fábio Henrique Roela de Oliveira, Centro de Gestão Empreendedora - FEAD
    Graduando em Administração de Empresas

Published

30/12/2008

Issue

Section

Estudo de Caso

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