Monitoramento ambiental e fontes de informação para a tomada de decisão estratégica: o caso dos varejos formais instalados nas mediações do Shopping Popular Oiapoque em Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i3.1207Palavras-chave:
Fontes de Informação, Tomada de Decisão Estratégica, Varejo FormalResumo
Apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada no primeiro semestre de 2008 com micro e pequenos empresários instalados nas imediações do Shopping Popular Oiapoque, em Belo Horizonte. Para a consecução do objetivo central, que partiu da necessidade de descrever o comportamento informacional de tais empresários na tomada de decisão estratégica, optou-se pela aplicação de um questionário estruturado, com perguntas fechadas, a oito empresários da região, os quais foram escolhidos intencionalmente. Os resultados revelaram que os decisores estratégicos têm alta dependência com relação às fontes de informação “consumidores que compram no Oiapoque, fornecedores e funcionários da própria empresa e os concorrentes que atuam dentro do Shopping Popular” na tomada de decisão. Por outro lado, as fontes escritas como o jornal do bairro, relatórios setoriais publicados por entidades do comércio e os comércios não concorrentes e seus respectivos funcionários e fornecedores não apresentaram resultados significativos em termos de dependência para a tomada de decisão estratégica.
Palavras-chave
Fontes de informação. Tomada de decisão estratégica. Varejo formal.
Environmental monitoring and information sources for strategic decision making: the case of formal retailers installed near the popular shopping Oiapoque in Belo Horizonte
Abstract
This article presents the results of a survey carried out in the first half of 2008 with micro and small entrepreneurs installed near the Popular Shopping Oiapoque in Belo Horizonte. For reaching the central objective and the needs to describe the informational behavior of these entrepreneurs in making a decision, a well structured questionnaire was sent to eight entrepreneurs chosen for this purpose. The results show that the strategic decision makers are highly dependent on information sources as “consumers who buy at Oiapoque, suppliers and employees of their own enterprise and competitors working in the “PopularShopping”. The written sources, as for instance, the outskirts newspaper, sectoral reports put out by commercial entities, noncompetitor commerce and their respective employees and suppliers do not present significant results in regard to making a strategic decision.
Keywords
Sources of information. Strategic decision making. Formal retailers.
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