Acesso à informação sobre CT&I na televisão como direito do cidadão

Authors

  • Bárbara Martins Zaganelli Universidade Cândido Mendes Campos (UCAM)
  • Marcelo Gantos Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1341

Keywords:

Políticas Sociais, Televisão, Divulgação Científica, Cidadania.

Abstract

No Brasil, a população é carente de informações ligadas à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), mas a televisão pode contribuir para a desmistificação e a popularização do conhecimento científico na sociedade, já que é capaz de difundir informações para um público vasto e heterogêneo. O debate apoia-se em dois pressupostos básicos no que tange à prestação de serviço público. O primeiro tem caráter jurídico-político e aborda determinações que as emissoras precisam cumprir enquanto concessões públicas. O segundo tem enfoque econômico-social sobre a compreensão pública dos avanços de pesquisas científicas, pela televisão, como uma das maneiras de prestar contas a quem financia com impostos os estudos desenvolvidos na esfera pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Bárbara Martins Zaganelli, Universidade Cândido Mendes Campos (UCAM)
    Doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil. Professora da Universidade Cândido Mendes Campos (UCAM) – Brasil.
  • Marcelo Gantos, Universidade Estadual do Norte Fluminense
    Pós-Doutorado pela Escuela de Estudios Hispano – Americanos (EEHA) - Sevilla, Espanha. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ - Brasil. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Campos dos Goytacazes, RJ – Brasil.

Published

07/12/2015

Issue

Section

Articles