Design science: filosofia da pesquisa em ciência da informação e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1388Keywords:
Ciência da informação, Ciência de projeto, Metodologia de pesquisa, Filosofia da ciência, EpistemologiaAbstract
A Design Science Research (ou DSR) é uma metateoria que investiga a geração de conhecimento no processo de concepção de artefatos, i.e., sobre como métodos de design podem constituir pesquisa de caráter científico. O objetivo do artigo é apresentar uma análise da DSR, como quadro teórico-metodológico de fundamentação científica das pesquisas em tecnologia e gestão da informação e do conhecimento, importante campo da ciência da informação. Para analisar a DSR e sintetizar os resultados, o método usado foi o de rever na literatura pertinente os aspectos da DSR considerados mais relevantes para o campo. Foram analisados os artigos mais citados nos últimos 50 anos. Tem-se, como resultado da análise, a constatação surpreendente do completo desconhecimento da DSR na literatura de ciência da informação, tanto nacional quanto internacional e mais especificamente no campo citado. Conclui-se que, apesar de desconhecida na ciência da informação, a DSR deve ser vista como uma das mais apropriadas metodologias para orientar a condução de pesquisas científicas em tecnologia e gestão da informação e do conhecimento, em uma abordagem que alia a relevância da aplicação prática com o rigor científicoDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
06/08/2015
Issue
Section
Articles
License
- This publication reserves the right to modify the original, regarding norms, spelling and grammar, in order to maintain the standards of the language, still respecting author writing style;
- The final proofs will not be sent to the authors;
- Published works become Ciência da Informação's property, their second partial or full print being subject to expressed authorization by IBICT's Director;
- The original source of publicaton must be provided at all times;
- The authors are solely responsible fo the views expressed within the article;
- Each author will receive two hard copies of the issue, if made availalbe in print.