Design science: filosofia da pesquisa em ciência da informação e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1388Palabras clave:
Ciência da informação, Ciência de projeto, Metodologia de pesquisa, Filosofia da ciência, EpistemologiaResumen
A Design Science Research (ou DSR) é uma metateoria que investiga a geração de conhecimento no processo de concepção de artefatos, i.e., sobre como métodos de design podem constituir pesquisa de caráter científico. O objetivo do artigo é apresentar uma análise da DSR, como quadro teórico-metodológico de fundamentação científica das pesquisas em tecnologia e gestão da informação e do conhecimento, importante campo da ciência da informação. Para analisar a DSR e sintetizar os resultados, o método usado foi o de rever na literatura pertinente os aspectos da DSR considerados mais relevantes para o campo. Foram analisados os artigos mais citados nos últimos 50 anos. Tem-se, como resultado da análise, a constatação surpreendente do completo desconhecimento da DSR na literatura de ciência da informação, tanto nacional quanto internacional e mais especificamente no campo citado. Conclui-se que, apesar de desconhecida na ciência da informação, a DSR deve ser vista como uma das mais apropriadas metodologias para orientar a condução de pesquisas científicas em tecnologia e gestão da informação e do conhecimento, em uma abordagem que alia a relevância da aplicação prática com o rigor científicoDescargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
06/08/2015
Número
Sección
Artículos
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.