Contribuição de plataformas digitais de apoio à aprendizagem ao letramento digital: análise da plataforma Currículo+
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4882Keywords:
Letramento Digital, Plataformas Digitais de Apoio à Aprendizagem, CurrículoAbstract
O avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs) trouxe novos recursos que podem ser utilizados em processos de ensino-aprendizagem, como vídeos, jogos, websites, entre outros. A evolução do uso desses meios fez surgir plataformas digitais de apoio à aprendizagem, que oferecem recursos didáticos digitais de maneira articulada. O uso dessas plataformas envolve o uso de habilidades relacionadas ao mundo digital, cabendo perguntar se o desenho dessas plataformas tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento dessas plataformas. Para verificar se plataformas digitais de apoio à aprendizagem contribuem para o desenvolvimento do letramento digital nos usuários, este trabalho focou na análise da Plataforma Currículo+ do Estado de São Paulo. A partir da literatura sobre letramento digital, foram estabelecidos quesitos para a inspeção estruturada da plataforma. A averiguação demonstrou que plataformas desse tipo podem contribuir significativamente em alguns aspectos do letramento digital, como no desenvolvimento de habilidades de uso básico em dispositivos de acesso à internet e habilidades relacionadas à obtenção de informações através de distintos tipos de mídias digitais. Contudo, ainda há espaço para desenvolver outras habilidades digitais.
Downloads
References
BAWDEN, D. Origins and concepts of digital literacy. In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Digital Literacies: concepts, policies and paradoxes. New York: Peter Lang, Cap. 1, p. 17-32, 2008.
BONILLA, M. H. S.; SOUZA, J. S. Exclusão/Inclusão: elementos para uma discussão. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 5, p.133-146, 2009.
BUZATO, M. Entrevista para o portal Educarede. Fundação Telefônica, 2003, apud ROSA, F. R.; DIAS, M. C. N. Por um indicador de letramento digital: uma abordagem sobre competências e habilidades em TICs. Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Públicas) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2012.
Currículo+. Recursos digitais articulados com o Currículo do Estado de São Paulo. Currículo+. Disponível em: <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/>. Acesso em: 16 nov. 2018.
______. Sobre o Currículo+. Disponível em: <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/sobre-o-curriculo/>. Acesso em: 16 nov. 2018.
ESHET-ALKALAI, Y. Digital literacy: a conceptual framework for survival skills in the digital era. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, v. 13, p. 93-106, 2004. Disponível em: <https://www.openu.ac.il/personal_sites/download/Digital-literacy2004-JEMH.pdf>. Acesso em: 22 out. 2018.
FRIEMEL, T. N.; SIGNER, S. Web 2.0 literacy: four aspects of the second-level digital divide. Studies in Communication Sciences, v. 10, p. 143-166, 2010. Disponível em: <https://www.zora.uzh.ch/id/eprint/44984/5/Friemel-Signer_2010_SComS_Web2-0_LiteracyV.pdf>. Acesso em: 20 out. 2018.
IANNONE, L.R.; ALMEIDA, M.E.B.; VALENTE, J.A. Pesquisa TIC Educação: Da inclusão para a cultura Digital. TIC Educação 2015. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, p. 55-67, 2016. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Edu_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf>. Acesso em: 10 out. 2018.
LIVINGSTONE, S. The changing nature and uses of media literacy. Media@LSE Electronic Working Papers, London, p. 1-31, 2003. Disponível em: < http://eprints.lse.ac.uk/13476/1/The_changing_nature_and_uses_of_media_literacy.pdf>. Acesso em: 10 out. 2018.
LIVINGSTONE, S.; BOBER, M.; HELSPER, E. Internet literacy among children and young people: findings from the UK children Go Online project [online]. LSE Research Online, London, 2005. Disponível em: < http://eprints.lse.ac.uk/397/1/UKCGOonlineLiteracy.pdf/>. Acesso em: 10 out. 2018.
MICROSOFT Digital Literacy Curriculum. Home Page. Disponível em: <https://www.microsoft.com/en-us/digitalliteracy/legacycourse> Acesso em: 15 nov. 2018.
NEVES, B.C. Mediação da informação para agentes sociodigitais: o salto. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40 n. 3, p.413-424, set./dez. 2011. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1298/1476/>. Acesso em 2 set. 2019.
RODRIGUES, D. A.; MATHEUS, R.; VAZ, J. C.; JAYO, M. Analysis of the openness level of governmental data in the brazilian traffic area. Revista Eletrônica de Sistema de Informação (RESI), v. 15, p. 4, 2016.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social, São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROSA, F. R.; DIAS, M. C. N. Por um indicador de letramento digital: uma abordagem sobre competências e habilidades em TICs. Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Públicas) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2012.
SÃO PAULO - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (2019). A Secretaria. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/institucional/a-secretaria/>. Acesso em: 29 ago. 2019.
SILVA, H. et al. A Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, p. 28-36, Janeiro/ Abril, 2005. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1099/1216>. Acesso em: 20 dez. 2018.
SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. n°25, p. 6 , Jan/ Fev/ Mar/ Abril, 2004.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/>. Acesso em: 20 out. 2018.
SPITZER, K. L.; EISENBERG, M. E.; LOWE, C. A. Information Literacy: essential skills for the information age. Washington D.C.: ERIC Publications, 1998.
UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: Diretrizes de implementação. UNESDOC Digital Library, v. 1.0, p. 10, 2008. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000156209_por/> Acesso em: 15 out. 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Bruna Meireles Barbosa, José Carlos Vaz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- This publication reserves the right to modify the original, regarding norms, spelling and grammar, in order to maintain the standards of the language, still respecting author writing style;
- The final proofs will not be sent to the authors;
- Published works become Ciência da Informação's property, their second partial or full print being subject to expressed authorization by IBICT's Director;
- The original source of publicaton must be provided at all times;
- The authors are solely responsible fo the views expressed within the article;
- Each author will receive two hard copies of the issue, if made availalbe in print.