Contribuição de plataformas digitais de apoio à aprendizagem ao letramento digital: análise da plataforma Currículo+

Autores

  • Bruna Meireles Barbosa Universidade de São Paulo
  • José Carlos Vaz Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4882

Palavras-chave:

Letramento Digital, Plataformas Digitais de Apoio à Aprendizagem, Currículo

Resumo

O avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs) trouxe novos recursos que podem ser utilizados em processos de ensino-aprendizagem, como vídeos, jogos, websites, entre outros. A evolução do uso desses meios fez surgir plataformas digitais de apoio à aprendizagem, que oferecem recursos didáticos digitais de maneira articulada. O uso dessas plataformas envolve o uso de habilidades relacionadas ao mundo digital, cabendo perguntar se o desenho dessas plataformas tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento dessas plataformas. Para verificar se plataformas digitais de apoio à aprendizagem contribuem para o desenvolvimento do letramento digital nos usuários, este trabalho focou na análise da Plataforma Currículo+ do Estado de São Paulo. A partir da literatura sobre letramento digital, foram estabelecidos quesitos para a inspeção estruturada da plataforma. A averiguação demonstrou que plataformas desse tipo podem contribuir significativamente em alguns aspectos do letramento digital, como no desenvolvimento de habilidades de uso básico em dispositivos de acesso à internet e habilidades relacionadas à obtenção de informações através de distintos tipos de mídias digitais. Contudo, ainda há espaço para desenvolver outras habilidades digitais.

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Biografia do Autor

  • Bruna Meireles Barbosa, Universidade de São Paulo
    Graduada em Gestão de Políticas Públicas - Universidade de São Paulo
  • José Carlos Vaz, Universidade de São Paulo (USP)
    Professor do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

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Publicado

13/03/2020

Edição

Seção

Artigos