Análise dos fatores críticos de sucesso na implantação de um sistema acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5153Abstract
A utilização do Enterprise Resource Planning (ERP) pelas organizações públicas tem aumentado
consideravelmente nos últimos anos. Em paralelo a este crescimento, observa-se a necessidade de maior
atenção ao processo de planejamento e implementação desses sistemas. Esta pesquisa busca identificar os
aspectos que afetam os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) durante a implantação de um ERP Acadêmico
no setor público brasileiro. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma universidade pública federal,
sendo os dados gerados pela pesquisa analisados por meio do software IRAMUTEQ, baseado nos métodos
de Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Os resultados obtidos representaram o total de 21 aspectos
que influenciam os Fatores Críticos de Sucesso. Dentre eles, pode-se citar a proatividade dos envolvidos, a
boa relação e articulação entre os indivíduos, as experiências anteriores, bem como a falta de planejamento
de processos de negócio claros e as limitações na infraestrutura.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- This publication reserves the right to modify the original, regarding norms, spelling and grammar, in order to maintain the standards of the language, still respecting author writing style;
- The final proofs will not be sent to the authors;
- Published works become Ciência da Informação's property, their second partial or full print being subject to expressed authorization by IBICT's Director;
- The original source of publicaton must be provided at all times;
- The authors are solely responsible fo the views expressed within the article;
- Each author will receive two hard copies of the issue, if made availalbe in print.