Análise dos fatores críticos de sucesso na implantação de um sistema acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5153Resumen
A utilização do Enterprise Resource Planning (ERP) pelas organizações públicas tem aumentado
consideravelmente nos últimos anos. Em paralelo a este crescimento, observa-se a necessidade de maior
atenção ao processo de planejamento e implementação desses sistemas. Esta pesquisa busca identificar os
aspectos que afetam os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) durante a implantação de um ERP Acadêmico
no setor público brasileiro. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma universidade pública federal,
sendo os dados gerados pela pesquisa analisados por meio do software IRAMUTEQ, baseado nos métodos
de Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Os resultados obtidos representaram o total de 21 aspectos
que influenciam os Fatores Críticos de Sucesso. Dentre eles, pode-se citar a proatividade dos envolvidos, a
boa relação e articulação entre os indivíduos, as experiências anteriores, bem como a falta de planejamento
de processos de negócio claros e as limitações na infraestrutura.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.