Cartografia da Ciência Cidadã na Amazônia
levantamentos preliminares de um mapa
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7218Keywords:
ciencia cidada, cartografia, amazoniaAbstract
Discute a relevância da cartografia da ciência cidadã na Amazônia como fator contribuinte para a sustentabilidade. O objetivo dessa pesquisa é mapear iniciativas de ciência cidadã no Estado do Amazonas, com vistas à visibilidade de projetos, metodologias e atividades em prol da produção do conhecimento para manter a biodiversidade, a cultura, a ciência e a tecnologia na Amazônia. A pesquisa é exploratória e descritiva, com levantamento bibliográfico e de campo por meio de um instrumento eletrônico utilizado para mapear iniciativas. O instrumento foi elaborado a partir de critérios que permitissem classificar o projeto como Ciência Cidadã, o qual foi encaminhado para instituições atuantes na Amazônia Legal. As iniciativas estão em processo de mapeamento, onde se busca (i) da preservação da memória por meio da cultura, (ii) do desenvolvimento de pesquisas sobre águas e interações sobre sociedades e seus ambientes. Portanto, os dados oriundos da ciência cidadã na Amazônia se coadunam com a sua expressão cultural e da forma de vida em respeito à floresta e à ancestralidade.
Downloads
References
ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A. H. Open science, open issues. Brasília: Ibict, 2015. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/1061. Acesso em: 21 ago. 2024.
APPADURAI, A. The right to research. Globalisation, Societies and Education, v. 4, n. 2, p. 167-177, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14767720600750696 . Acesso em: 21 ago. 2024.
BONNEY, R. et al. Citizen science: a developing tool for expanding science knowledge and scientific literacy. BioScience, v. 59, n. 11, p. 977-984, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1525/bio.2009.59.11.9. Acesso em: 21 ago. 2024.
BONNEY, R. et al. Next steps for citizen science. Science, v. 343, p. 1436-1437, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1126/science.1251554. Acesso em: 21 ago. 2024.
COMANDULLI, C. et al. Ciência cidadã extrema: uma nova abordagem. Biodiversidade Brasileira, v. 6, n. 1, p. 34-47, 2016. Disponível em: https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/1572313/. Acesso em: 21 ago. 2024.
DICKINSON, J. L. et al. The current state of citizen science as a tool for ecological research and public engagement. Frontiers in Ecology and the Environment, v. 10, n. 6, p. 291-297, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1890/110236. Acesso em: 21 ago. 2024.
HAKLAY, M. Citizen science and volunteered geographic information: overview and typology of participation. In: SUI, D.; ELWOOD, S.; GOODCHILD, M. (Eds.). Crowdsourcing Geographic Knowledge. Dordrecht: Springer, 2013. p. 105-122.
IRWIN, A. Citizen science: a study of people, expertise and sustainable development. London: Routledge, 1995.
MCCALL, M. K.; MARTINEZ, J.; VERPLANKE, J. Shifting boundaries of volunteered geographic information systems and modalities: learning from PGIS. ACME: An International E-Journal for Critical Geographies, v. 14, n. 3, p. 791-826, 2015. Disponível em: https://acme-journal.org/index.php/acme/article/view/1234/1028. Acesso em: 21 ago. 2024.
MORGAN, J.; DAGNET, Y.; TIRPAK, D. Elements and ideas for the 2015 Paris Agreement. Working Paper ACT 2015. World Resources Institute, 2014. Disponível em: https://www.wri.org/research/elements-and-ideas-2015-paris-agreement. Acesso em: 21 ago. 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Luiz Fernando Correia de Almeida, Danielly Oliveira Inomata, Rubana Palhares Alves
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- This publication reserves the right to modify the original, regarding norms, spelling and grammar, in order to maintain the standards of the language, still respecting author writing style;
- The final proofs will not be sent to the authors;
- Published works become Ciência da Informação's property, their second partial or full print being subject to expressed authorization by IBICT's Director;
- The original source of publicaton must be provided at all times;
- The authors are solely responsible fo the views expressed within the article;
- Each author will receive two hard copies of the issue, if made availalbe in print.