Cartografia da Ciência Cidadã na Amazônia

levantamentos preliminares de um mapa

Autores/as

  • Luiz Fernando Correia de Almeida Universidade Federal do Amazonas
  • Danielly Oliveira Inomata Universidade Federal do Amazonas
  • Rubana Palhares Alves Instituto Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7218

Palabras clave:

ciencia cidada, cartografia, amazonia

Resumen

Discute a relevância da cartografia da ciência cidadã na Amazônia como fator contribuinte para a sustentabilidade. O objetivo dessa pesquisa é mapear iniciativas de ciência cidadã no Estado do Amazonas, com vistas à visibilidade de projetos, metodologias e atividades em prol da produção do conhecimento para manter a biodiversidade, a cultura, a ciência e a tecnologia na Amazônia. A pesquisa é exploratória e descritiva, com levantamento bibliográfico e de campo por meio de um instrumento eletrônico utilizado para mapear iniciativas. O instrumento foi elaborado a partir de critérios que permitissem classificar o projeto como Ciência Cidadã, o qual foi encaminhado para instituições atuantes na Amazônia Legal. As iniciativas estão em processo de mapeamento, onde se busca (i) da preservação da memória por meio da cultura, (ii) do desenvolvimento de pesquisas sobre águas e interações sobre sociedades e seus ambientes. Portanto, os dados oriundos da ciência cidadã na Amazônia se coadunam com a sua expressão cultural e da forma de vida em respeito à floresta e à ancestralidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas

    Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação (PPGIC/UFAM). Professora permanente, do PPGIC/UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (UFAM).

  • Rubana Palhares Alves, Instituto Federal do Amazonas

    Doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2023), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013), especialização em Educação Ambiental pelo SENAC/MG (2011), licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2008). Atualmente sou professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) campus Tefé.

Referencias

ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A. H. Open science, open issues. Brasília: Ibict, 2015. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/1061. Acesso em: 21 ago. 2024.

APPADURAI, A. The right to research. Globalisation, Societies and Education, v. 4, n. 2, p. 167-177, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14767720600750696 . Acesso em: 21 ago. 2024.

BONNEY, R. et al. Citizen science: a developing tool for expanding science knowledge and scientific literacy. BioScience, v. 59, n. 11, p. 977-984, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1525/bio.2009.59.11.9. Acesso em: 21 ago. 2024.

BONNEY, R. et al. Next steps for citizen science. Science, v. 343, p. 1436-1437, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1126/science.1251554. Acesso em: 21 ago. 2024.

COMANDULLI, C. et al. Ciência cidadã extrema: uma nova abordagem. Biodiversidade Brasileira, v. 6, n. 1, p. 34-47, 2016. Disponível em: https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/1572313/. Acesso em: 21 ago. 2024.

DICKINSON, J. L. et al. The current state of citizen science as a tool for ecological research and public engagement. Frontiers in Ecology and the Environment, v. 10, n. 6, p. 291-297, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1890/110236. Acesso em: 21 ago. 2024.

HAKLAY, M. Citizen science and volunteered geographic information: overview and typology of participation. In: SUI, D.; ELWOOD, S.; GOODCHILD, M. (Eds.). Crowdsourcing Geographic Knowledge. Dordrecht: Springer, 2013. p. 105-122.

IRWIN, A. Citizen science: a study of people, expertise and sustainable development. London: Routledge, 1995.

MCCALL, M. K.; MARTINEZ, J.; VERPLANKE, J. Shifting boundaries of volunteered geographic information systems and modalities: learning from PGIS. ACME: An International E-Journal for Critical Geographies, v. 14, n. 3, p. 791-826, 2015. Disponível em: https://acme-journal.org/index.php/acme/article/view/1234/1028. Acesso em: 21 ago. 2024.

MORGAN, J.; DAGNET, Y.; TIRPAK, D. Elements and ideas for the 2015 Paris Agreement. Working Paper ACT 2015. World Resources Institute, 2014. Disponível em: https://www.wri.org/research/elements-and-ideas-2015-paris-agreement. Acesso em: 21 ago. 2024.

Publicado

30/10/2024