Experiências de formação em gestão editorial

o caso do periódico informatio (Uruguai)

Authors

  • Marcela Vázquez Revista Informatio (FIC-Udelar)
  • Yanet Fuster Universidad de la República, Uruguai

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v54i1.7484

Keywords:

formação profissional, cognição situada, gestão editorial

Abstract

Introdução: Atualmente, não há um espaço específi co no programa de graduação que se concentre detalhadamente no campo editorial, o que acreditamos ser muito necessário na formação dos profi ssionais da informação. Neste cenário, identifi camos a necessidade de integrar espaços no currículo em que a gestão editorial se apresente de forma mais aprofundada. Devido ao lugar que o periódico Informatio ocupa, enquanto publicação pertencente à Faculdade de Informação e Comunicação, decidimos somar um espaço que contribua para a formação de futuros bibliotecários. Os estágios pré-profi ssionais (PPP) incluídos em nosso currículo representam uma oportunidade para que o periódico se torne um ponto de encontro de conhecimentos e experiências enriquecedoras para os alunos. Objetivo: O objetivo desta apresentação é mostrar a atividade formativa realizada no periódico, compartilhando a base teórica que a fundamenta e os aspectos que norteiam o próprio estágio. Atualmente, não há um espaço específi co no currículo de graduação que trate de forma aprofundada o campo editorial, o que consideramos essencial para a formação dos profi ssionais da informação.Metodologia: Apresentaremos orientações sobre o conteúdo dos estágios e as implicações que, no nível pedagógico, são desenvolvidas a partir da abordagem realizada. Conclusões: O resultado do estágio, refl etido nos documentos propostos pelos alunos, mostra que as expectativas levantadas no início foram atendidas.

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References

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Published

26/02/2025