Experiências de formação em gestão editorial
o caso do periódico informatio (Uruguai)
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v54i1.7484Palabras clave:
formação profissional, cognição situada, gestão editorialResumen
Introdução: Atualmente, não há um espaço específi co no programa de graduação que se concentre detalhadamente no campo editorial, o que acreditamos ser muito necessário na formação dos profi ssionais da informação. Neste cenário, identifi camos a necessidade de integrar espaços no currículo em que a gestão editorial se apresente de forma mais aprofundada. Devido ao lugar que o periódico Informatio ocupa, enquanto publicação pertencente à Faculdade de Informação e Comunicação, decidimos somar um espaço que contribua para a formação de futuros bibliotecários. Os estágios pré-profi ssionais (PPP) incluídos em nosso currículo representam uma oportunidade para que o periódico se torne um ponto de encontro de conhecimentos e experiências enriquecedoras para os alunos. Objetivo: O objetivo desta apresentação é mostrar a atividade formativa realizada no periódico, compartilhando a base teórica que a fundamenta e os aspectos que norteiam o próprio estágio. Atualmente, não há um espaço específi co no currículo de graduação que trate de forma aprofundada o campo editorial, o que consideramos essencial para a formação dos profi ssionais da informação.Metodologia: Apresentaremos orientações sobre o conteúdo dos estágios e as implicações que, no nível pedagógico, são desenvolvidas a partir da abordagem realizada. Conclusões: O resultado do estágio, refl etido nos documentos propostos pelos alunos, mostra que as expectativas levantadas no início foram atendidas.
Descargas
Referencias
BROWN, J. S.; COLLINS, A.; DUGUID, P. Situated cognition and the culture of learning. Educational Researcher, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 32-42, Feb. 1989. Disponível em:. Acesso em: 1 jul. 2024.
DÍAZ-BARRIGA, F. Cognición situada y estrategias para el aprendizaje significativo. Revista Electrónica de Investigación Educativa, [s. l.], v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: http://redie.ens.uabc.mx/vol5no2/contenido-arceo.html. Acesso em: 1 jul. 2024.
FRANKY, G. Potencialidades pedagógicas de los entornos de simulación, desde la perspectiva de la cognición situada. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, [s. l.], n. 25, p. 62-71, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=614265305006. Acesso em: 1 jul. 2024.
GILMET, A. L. Participación de bibliotecólogos en la edición científica en Uruguay. Informatio, [s. l.], v. 25, n. 2, p. 143-162, 2020.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning Legitimate Peripheral Participation. USA: Cambridge University Press, 1991.
SEN, A. Desarrollo y libertad. Buenos Aires: Planeta, 2000.
URUGUAI. Universidad de la República Escuela Universitaria de Bibliotecología y Ciencias Afine. Plan de Estudios para las carreras de grado de la EUBCA: Licenciatura en Bibliotecología y Licenciatura en Archivología. Montevideo, 2012. Disponível em: https://fic.edu.uy/sites/default/files/inline-files/Plan%20Estudios%20Lic%20Bibliotecologia%20%20y%20Lic%20Archivologia.pdf. Acesso em: 1 jul. 2024.

Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marcela Vázquez, Yanet Fuster

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.