Experiências de formação em gestão editorial

o caso do periódico informatio (Uruguai)

Autores/as

  • Marcela Vázquez Revista Informatio (FIC-Udelar)
  • Yanet Fuster Universidad de la República, Uruguai

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v54i1.7484

Palabras clave:

formação profissional, cognição situada, gestão editorial

Resumen

Introdução: Atualmente, não há um espaço específi co no programa de graduação que se concentre detalhadamente no campo editorial, o que acreditamos ser muito necessário na formação dos profi ssionais da informação. Neste cenário, identifi camos a necessidade de integrar espaços no currículo em que a gestão editorial se apresente de forma mais aprofundada. Devido ao lugar que o periódico Informatio ocupa, enquanto publicação pertencente à Faculdade de Informação e Comunicação, decidimos somar um espaço que contribua para a formação de futuros bibliotecários. Os estágios pré-profi ssionais (PPP) incluídos em nosso currículo representam uma oportunidade para que o periódico se torne um ponto de encontro de conhecimentos e experiências enriquecedoras para os alunos. Objetivo: O objetivo desta apresentação é mostrar a atividade formativa realizada no periódico, compartilhando a base teórica que a fundamenta e os aspectos que norteiam o próprio estágio. Atualmente, não há um espaço específi co no currículo de graduação que trate de forma aprofundada o campo editorial, o que consideramos essencial para a formação dos profi ssionais da informação.Metodologia: Apresentaremos orientações sobre o conteúdo dos estágios e as implicações que, no nível pedagógico, são desenvolvidas a partir da abordagem realizada. Conclusões: O resultado do estágio, refl etido nos documentos propostos pelos alunos, mostra que as expectativas levantadas no início foram atendidas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BROWN, J. S.; COLLINS, A.; DUGUID, P. Situated cognition and the culture of learning. Educational Researcher, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 32-42, Feb. 1989. Disponível em:. Acesso em: 1 jul. 2024.

DÍAZ-BARRIGA, F. Cognición situada y estrategias para el aprendizaje significativo. Revista Electrónica de Investigación Educativa, [s. l.], v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: http://redie.ens.uabc.mx/vol5no2/contenido-arceo.html. Acesso em: 1 jul. 2024.

FRANKY, G. Potencialidades pedagógicas de los entornos de simulación, desde la perspectiva de la cognición situada. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, [s. l.], n. 25, p. 62-71, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=614265305006. Acesso em: 1 jul. 2024.

GILMET, A. L. Participación de bibliotecólogos en la edición científica en Uruguay. Informatio, [s. l.], v. 25, n. 2, p. 143-162, 2020.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning Legitimate Peripheral Participation. USA: Cambridge University Press, 1991.

SEN, A. Desarrollo y libertad. Buenos Aires: Planeta, 2000.

URUGUAI. Universidad de la República Escuela Universitaria de Bibliotecología y Ciencias Afine. Plan de Estudios para las carreras de grado de la EUBCA: Licenciatura en Bibliotecología y Licenciatura en Archivología. Montevideo, 2012. Disponível em: https://fic.edu.uy/sites/default/files/inline-files/Plan%20Estudios%20Lic%20Bibliotecologia%20%20y%20Lic%20Archivologia.pdf. Acesso em: 1 jul. 2024.

Publicado

26/02/2025