Preservação do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia: uma parceria luso-brasileira entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Portugal) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Brasil)

Autores/as

  • Marcus Granato Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro, RJ – Brasil.
  • Marta Catarino Lourenço Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1373

Resumen

Esse trabalho tem por objetivo apresentar e discutir a cooperação de pesquisa muito estreita e produtiva entre o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Muhnac), a mais longa entre duas instituições do Brasil e de Portugal no âmbito do patrimônio cultural da C&T. Aproveita-se igualmente para organizar e sistematizar a reflexão conjunta e divulgar os resultados obtidos. O texto inicia por descrição breve das duas instituições, seguindo-se as origens da cooperação institucional. Descreve-se a cooperação, destacando dois projetos de grande fôlego: o Thesaurus de Acervos Científicos em Língua Portuguesa e os Levantamentos do Patrimônio Cultural de C&T do Brasil e de Portugal. Finalmente, faz-se uma síntese da abordagem e apontam-se algumas perspectivas de cooperação futuras.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcus Granato, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro, RJ – Brasil.
    Doutor em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro, RJ – Brasil.
  • Marta Catarino Lourenço, Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro
    Doutora em Epistemologia e História da Tecnologia pela Conservatoire Nat. des Arts et Métiers. Paris - França. Pesquisadora dos Museus da Universidade de Lisboa. Lisboa - Portugal. Pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Publicado

10/08/2015

Número

Sección

Artículos