A gestão de ideias no âmbito da gestão do conhecimento: catalisando a inovação nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i1.4344Palabras clave:
Gestão do conhecimento, Gestão de ideias, Banco de ideias, Sistemas de sugestão, Inovação radical, Inovação incrementalResumen
O processo de inovação vem ganhando atenção crescente no ambiente corporativo. Além disso, empresas estão voltando cada vez mais suas ações para a captação de ideias e sugestões de seus colaboradores, com vistas à solução de seus desafios cotidianos. Além da necessidade de sistematização de ambos os processos nas empresas, defende-se que sua convergência pode contribuir não apenas para a melhoria continua, mas também para alavancar inovações de diferentes impactos no ambiente organizacional. A dificuldade reside na coleta de ideias geradas pelos colaboradores, na escolha do processo correto para selecioná-las e implementá-las, além de aspectos motivacionais intrínsecos à sua geração. Nesse âmbito, surge a gestão de ideias, ou idea management, que sistematiza esse processo, proporcionando a geração de resultados mais rápidos aos desafios cotidianos enfrentados pelas organizações. Por meio da revistão de literatura sobre modelos de gestão, inovação e gerenciamento de ideias, o presente artigo parte da integração de recomendações conceituais e abstratas de diversos modelos de referência à gestão e compara com softwares já oferecidos no mercado, para propor um sistema de gestão de ideias (SGI), que proporcione uma solução real e prática de gestão que possa ser efetivamente utilizada. Visando superar em parte as barreiras do compartilhamento de ideias e sugestões, adicionalmente é proposto um sistema de pontuação, premiação e recompensas a colaboradores que decidam contribuir para a alavancagem da inovação organizacional.Descargas
Referencias
ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drummond de; BARBOSA, Ricardo R.; PEREIRA, Heitor J. Gestão do conhecimento ou gestão de organizações da era do conhecimento? Perspectivas em ciência da informação, v. 12, n. 1, p. 5-24, 2007.
BAKKER, Han; BOERSMA, Kees; OREEL, Sytse. Creativity (Ideas) Management in Industrial RED Organizations: A Crea‐Political Process Model and an Empirical Illustration of Corus RDET. Creativity and Innovation Management, v. 15, n. 3, p. 296-309, 2006.
BAKKER, Han J.; DE BRUIJN, Odin. Idea management from the private and the public sector two cases: corus rdEt versus the Dutch ministry of vrom. Revista RecreArte, v. 12, p. 1. 2010.
BARBIERI, José Carlos; ÁLVARES, Antônio Carlos Teixeira. O retorno dos sistemas de sugestão: abordagens, objetivos e um estudo de caso. Cadernos EBAPE. BR, v. 3, n. SPE, p. 01-17, 2005. doi:10.1590/S1679-39512005000500012
BARBIERI, José Carlos; ÁLVARES, Antonio Carlos Teixeira; CAJAZEIRA, Jorge Emanuel Reis. Gestão de ideias para inovação contínua. Bookman Editora, 2009.
BEST IDEA MANAGEMENT SOFTWARE | 2017 Reviews of the Most Popular Systems. Disponível em: <http://www.capterra.com/idea-management-software/>. Acesso em: 4 março. 2017
BOEDDRICH, Heinz‐Juergen. Ideas in the workplace: a new approach towards organizing the fuzzy front end of the innovation process. Creativity and innovation management, v. 13, n. 4, p. 274-285, 2004.. doi:10.1111/j.0963-1690.2004.00316.x
BORCHARDT, Pietra; DOS SANTOS, Glicia Vieira. Gestão de ideias para inovação: transformando a criatividade em soluções práticas. RAI: Revista de Administração e Inovação, v. 11, n. 1, p. 23, 2014. doi:10.5773/rai.v11i1.1185
BOTHOS, Efthimios; APOSTOLOU, Dimitris; MENTZAS, Gregoris. Collective intelligence with web-based information aggregation markets: The role of market facilitation in idea management. Expert Systems with Applications, v. 39, n. 1, p. 1333-1345, 2012. doi:10.1016/j.eswa.2011.08.014
BREM, Alexander; VOIGT, Kai-Ingo. Integration of market pull and technology push in the corporate front end and innovation management—Insights from the German software industry. Technovation, v. 29, n. 5, p. 351-367, 2009. doi:10.1016/j.technovation.2008.06.003
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura–a sociedade em rede. 7ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
CHESBROUGH, Henry; VANHAVERBEKE, Wim; WEST, Joel (Ed.). Open innovation: Researching a new paradigm. Oxford university press, 2006.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. Senac São Paulo, 2003.
COLLIS, Jill. HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Porto Alegre: Bookman, 2005.
CUNHA, Alex Afonso, LARA, Cynthia Oliveira, FIGUEIREDO, Valquíria Mendes, FITZHERBERT, Vívian. Plano de recompensas para a sugestão e implementação de ideias. Belo Horizonte: CEMIG, 2014
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DAVILA, Tony; EPSTEIN, Marc; SHELTON, Robert. Making innovation work: How to manage it, measure it, and profit from it. FT press, 2006.
DOROW, Patrícia Fernanda et al. Barreiras e Facilitadores para a Geração de Ideias. Revista Eletrônica de Estratégia E Negócios, v. 6, n. 3, p. 105-124, 2013. doi:10.19177/reen.v6e32013105-124
DRUCKER, Peter F. Concept of the Corporation. Transaction Publishers, 1993.
ELERUD‐TRYDE, Anne; HOOGE, Sophie. Beyond the generation of ideas: Virtual idea campaigns to spur creativity and innovation. Creativity and Innovation Management, v. 23, n. 3, p. 290-302, 2014. doi:10.1111/caim.12066
FLYNN, Michael et al. Idea management for organisational innovation. International Journal of innovation management, v. 7, n. 04, p. 417-442, 2003. doi:10.1142/S1363919603000878
GAMLIN, Janet N.; YOURD, Raymond; PATRICK, Valerie. Unlock creativity with “active” idea management. Research-Technology Management, v. 50, n. 1, p. 13-16, 2007. doi:10.1080/08956308.2007.11657413
JAPAN HUMAN RELATIONS ASSOCIATION. O livro das ideias: o moderno sistema japonês de melhorias e o envolvimento total dos funcionários. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
JUNIOR, Angelo Varandas; SALERNO, Mario Sergio; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Análise da gestão da cadeia de valor da inovação em uma empresa do setor siderúrgico. Gestão E Produção, v. 21, n. 1, p. 1-18, 2014. doi: 10.1590/S0104-530X2014000100001.
KANTER, Rosabeth Moss. "Innovation: The Classic Traps." Harvard Business Review 84, no. 11 November, 2006
KLEIN, Carlos Henrique et al. Implementação do banco de ideias/caixa de sugestões/canteiro de ideias. In: WORKSHOP DO PROJETO ISOEMBRAPA, 2012, Jaguariúna. Modelos de excelência e compartilhamento de boas práticas de gestão: anais... Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012
KRAMES, Jeffrey A. A cabeça de Peter Drucker. Rio de Janeiro: Sextante, 2010
LAURIN, Andre Paul Cyrille; STE-MARIE, Karrell Serge Jean. System And Method For Innovation And Idea Management. U.S. Patent Application n. 12/845,875, 21 abr. 2011.
LITCHFIELD, Robert C.; GILSON, Lucy L. Curating collections of ideas: Museum as metaphor in the management of creativity. Industrial Marketing Management, v. 42, n. 1, p. 106-112, 2013. doi:10.1016/j.indmarman.2012.11.010
MOTTA, Fernando Prestes; VASCONCELOS, Isabela Gouveia. Teoria geral da administração. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
MURAH, Mohd Zamri et al. Kacang cerdik: A conceptual design of an idea management system. International Education Studies, v. 6, n. 6, p. p178, 2013. doi:10.5539/ies.v6n6p178
NONAKA, Ikujiro, TAKEUCHI, Hirotaka, Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
QUANDT, Carlos Olavo; FERRARESI, Alex Antonio; FREGA, José Roberto. Gestão de ideias e inovação em grandes empresas do sul do Brasil. Anais do XXXVI EnANPAD. São Paulo: p. 1-16, 2012. doi: 10.11606/rai.v11i3.100220
REITZIG, Markus G.; SORENSON, Olav. Intra-organizational provincialism. 2010. doi:10.2139/ssrn.1552059
SELART, Marcus; JOHANSEN, Svein Tvedt. Understanding the Role of Value‐Focused Thinking in Idea Management. Creativity and Innovation Management, v. 20, n. 3, p. 196-206, 2011. doi:10.1111/j.1467-8691.2011.00602.x
STEWART, Thomas A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998..
TERRA, José Claudio. 10 dimensões da gestão da inovação: uma abordagem para a transformação organizacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2006.
THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
VARA, Hugo Jorge Cavaleiro. Creativity and idea management in collaborative networks: the role of information management. Dissertação (Mestrado) Universidade do Porto 2008.
VIANA, Camila. Luconi. A Linha de Frente Difusa da inovação: Estudo de caso na Artecola Indústrias Químicas Ltda. In: Anais XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica - ANPAD, 2008.
SALES, V.V. A gestão de ideias como catalisador da inovação em uma organização do setor de energia (Dissertação de Mestrado). Centro Universitário UNA, Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA), Belo Horizonte, 2017.
XIE, Luning; ZHANG, Pengzhu. Idea Management System for Team Creation. JSW, v. 5, n. 11, p. 1187-1194, 2010. doi:10.4304/jsw.5.11.1187-1194.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.