Um modelo populacional para análise de genealogia acadêmica: Evidências sobre crescimento acadêmico no Brasilgia acadêmica: Evidências sobre crescimento acadêmico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i3.5466Palavras-chave:
Genealogia acadêmica, Carreira acadêmica, Modelo populacional de crescimentoResumo
Estudos recentes têm analisado a formação de novos cientistas por meio das relações de orientação em nível de pós-graduação. No entanto, essa literatura é eminentemente estática, no sentido de que não se aprofunda na atuação dos acadêmicos no decurso de suas carreiras. A fim de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, este trabalho expande a análise das relações de orientação para um modelo populacional de crescimento, que contabiliza, anualmente, medidas a elas relacionadas. O modelo populacional de crescimento é aplicado em um conjunto composto por mais de 1 milhão de relações formais de orientação nos níveis de mestrado e doutorado, além de supervisões de pós-doutorado. As três principais contribuições deste trabalho correspondem à: (a) construção de um modelo para analisar o crescimento de grafos de genealogia acadêmica; (b) identificação da evidência de decréscimo, nos últimos anos, do percentual de acadêmicos que se tornam professores orientadores; e (c) identificação da evidência de maior produtividade observada nos professores seniores em comparação com outros atores.
Downloads
Referências
BACAËR, N. A short history of mathematical population dynamics. Springer Science & Business Media, 2011. DOI: 10.1007/978-0-85729-115-8
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS (CGEE). Mestres e doutores 2015 - Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília/DF, 348 p., 2016.
DAMACENO, R. J. P.; ROSSI, L.; MUGNAINI, R.; MEMA-CHALCO, J. P. The Brazilian academic genealogy: evidence of advisor–advisee relationships through quantitative analysis. Scientometrics, v. 119, n. 1, p. 303-333, 2019. DOI: 10.1007/s11192-019-03023-0
ERDÖS, P.; RÉNYI, A. On the strength of connectedness of a random graph. Acta Mathematica Hungarica, v. 12, n. 1-2, p. 261-267, 1961.
JACKSON, M. O.; ROGERS, B. W. Meeting strangers and friends of friends: How random are social networks? American Economic Review, v. 97, n. 3, p. 890-915, 2007. DOI: 10.1257/aer.97.3.890
MALTHUS, T. R.; WINCH, D.; JAMES, P. Malthus: An Essay on the Principle of Population. Cambridge University Press, 1992.
DE SOLLA PRICE, Derek John. Little science, big science. New York: Columbia University Press, 119 p., 1963.
ROSSI, L.; DAMACENO, R. J.; FREIRE, I. L.; BECHARA, E. J., & MENA-CHALCO, J. P. Topological metrics in academic genealogy graphs. Journal of Informetrics, v. 12, n. 4, p. 1042-1058, 2018. DOI: 10.1016/j.joi.2018.08.004
ROSSI, L; FREIRE, I. L.; MENA-CHALCO, J. P. Genealogical index: A metric to analyze advisor–advisee relationships. Journal of Informetrics, v. 11, n. 2, p. 564-582, 2017. DOI: 10.1016/j.joi.2017.04.001
WU, Y.; VENKATRAMANAN, S.; CHIU, D. A Population Model for Academia: Case Study of the Computer Science Community using DBLP Bibliography 1960-2016. IEEE Transactions on Emerging Topics in Computing, 2018. DOI: 10.1109/tetc.2018.2855156
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rafael Jeferson Pezzuto Damaceno, Maximiliano Barbosa da Silva, Jesús Pascual Mena Chalco
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.