Um modelo populacional para análise de genealogia acadêmica: Evidências sobre crescimento acadêmico no Brasilgia acadêmica: Evidências sobre crescimento acadêmico no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i3.5466

Palavras-chave:

Genealogia acadêmica, Carreira acadêmica, Modelo populacional de crescimento

Resumo

Estudos recentes têm analisado a formação de novos cientistas por meio das relações de orientação em nível de pós-graduação. No entanto, essa literatura é eminentemente estática, no sentido de que não se aprofunda na atuação dos acadêmicos no decurso de suas carreiras. A fim de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, este trabalho expande a análise das relações de orientação para um modelo populacional de crescimento, que contabiliza, anualmente, medidas a elas relacionadas. O modelo populacional de crescimento é aplicado em um conjunto composto por mais de 1 milhão de relações formais de orientação nos níveis de mestrado e doutorado, além de supervisões de pós-doutorado. As três principais contribuições deste trabalho correspondem à: (a) construção de um modelo para analisar o crescimento de grafos de genealogia acadêmica; (b) identificação da evidência de decréscimo, nos últimos anos, do percentual de acadêmicos que se tornam professores orientadores; e (c) identificação da evidência de maior produtividade observada nos professores seniores em comparação com outros atores.

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Biografia do Autor

  • Rafael Jeferson Pezzuto Damaceno, Universidade Federal do ABC

    Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - Santo André, SP - Brasil.

  • Maximiliano Barbosa da Silva

    Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) - Santo André, SP - Brasil.

  • Jesús Pascual Mena Chalco

    Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Doutor em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP) – Brasil, com período co-tutela em Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) – Brasil. Professor pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - Santo André, SP - Brasil.

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Publicado

25/11/2020