Recursos Educacionais Abertos: UAb e Fiocruz, um diálogo institucionalmente provável
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4914Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos. Repositórios institucionais. Interoperabilidade. Repositório AbertoResumo
Este trabalho constitui-se como uma reflexão crítica sobre a parceria institucional, estabelecida entre a Fundação Oswaldo Cruz – FioCruz e a Universidade Aberta de Portugal - UAb, relativa à interoperabilidade na área dos recursos educacionais abertos.
Dois anos volvidos sobre a assinatura do Protocolo analisam-se os cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração entre serviços e sistemas, agregadas ao projeto.
Referencia-se a metodologia utilizada, nomeadamente os critérios subjacentes à seleção e agregação de documentos, os metadados aplicados à descrição dos conteúdos, as políticas de licenciamento e os mecanismos de aferição da qualidade estabelecidos. Dá-se especial ênfase ao papel desempenhado, neste âmbito, pelo Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais – SARI do projeto RCAAP.
As percepções gerais e os indicadores colhidos são analisados criticamente de modo a identificar as forças e as oportunidades introduzidas, mas também as fraquezas e eventuais ameaças, decorrentes do estabelecimento de projetos de interoperabilidade específicos.
Para além da vertente operacional e técnica, o trabalho efetuado consubstancia-se como relevante para a partilha de percepções e desafios, extensíveis a comunidades com interesse na implementação de práticas educacionais abertas.
Downloads
Referências
CARVALHO, José; RODRIGUES, Eloy; PRÍNCIPE, Pedro. Qualidade e interoperabilidade através da validação de repositórios institucionais: o validador RCAAP. In Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, 2. Rio de Janeiro. 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/14316. Acesso em: 28 mar. 2019.
CARVALHO, J. ; LOPES, Paulo. O papel do RCAAP no suporte ao desenvolvimento dos repositórios institucionais: passado, presente e futuro. in CARVALHO, Madalena, (Org.). Acesso Aberto: da visão à ação: contextos, cenários e práticas. Lisboa : Universidade Aberta, 2018. (eUAb. Ciência e cultura; 4). p. 197-212. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7609 . Acesso em: 30 jul. 2019
CARVALHO, Madalena et al. Integração de recursos educacionais em saúde da Universidade Aberta de Portugal e Campus Virtual de Saúde Pública - CVSP/Fiocruz/OPAS. In Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, 8, Rio de Janeiro, 2017. "Conferência..." 2017. 1 poster Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6684 . Acesso em: 30 jul. 2019
CARVALHO, Madalena - Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta: a rede como estratégia de comunicação e sustentabilidade. In Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, 9, Lisboa, 2018. "Conferência..." [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2018. 25 p. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7641 . Acesso em: 30 jul. 2019
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (Fiocruz). Diretrizes Para Recursos Educacionais Abertos. Disponível em: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/sites/default/files/Diretrizes%20REA.pdf. Acesso em 12/09/2019.
FURNIEL, Ana Cristina da Matta; MENDONÇA; Ana Paula Bernardo; SILVA; Rosane Mendes da. Campus Virtual de Saúde Pública CVSP/OPAS: Uma rede de conhecimento e formação em saúde pública. in CARVALHO, Madalena, (Org.). Acesso Aberto: da visão à ação: contextos, cenários e práticas. Lisboa : Universidade Aberta, 2018. (eUAb. Ciência e cultura; 4). p. 197-212. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7609 . Acesso em: 30 jul. 2019
ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE LA SALUD (OPAS). Modelo Estratégico del Campus Virtual de Salud Pública; 2008. Disponível em: https://goo.gl/Qaqe9K>. Acesso em 18/01/2017
VIEIRA, André et al. OpenAIRE dashboard for content providers: open science as-a-service for literature and data repositories. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/60528. Acesso em: 30 jul. 2019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.