A Implementação da Alfabetização Midiática e Informacional pelo bibliotecário no âmbito das bibliotecas escolares

Autores

  • Laura Valladares de Oliveira Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruno Fortes Luce Universidade Federal da Paraíba
  • Lizandra Brasil Estabel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i3.5985

Palavras-chave:

Alfabetização midiática e informacional, Biblioteca escolar, Bibliotecário, Competência informacional

Resumo

O presente estudo aborda a relação entre a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e sua implementação por meio da atuação dos bibliotecários no âmbito das bibliotecas escolares. No contexto atual, no qual os indivíduos necessitam compreender o universo informacional e desenvolver a capacidade de identificar e reconhecer suas necessidades informacionais para a seleção e uso das diversas fontes de informação e para a qualidade na realização da pesquisa e nos resultados alcançados, a biblioteca escolar torna-se protagonista para que ocorram os processos de aprendizagem e de construção de conhecimento. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo verificar se existem estudos em âmbito nacional que relacionem a AMI e a atuação do bibliotecário que trabalha nas bibliotecas escolares.  Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico das publicações nacionais que abordam esta temática, em bases de dados abertas, até o final de novembro de 2021. Foi realizada a análise de sete publicações recuperadas nesta busca. A partir do resultado da análise dos dados coletados, foi possível perceber que apesar da necessidade de urgência na sua implantação, o tema AMI ainda é pouco explorado pelos pesquisadores brasileiros e a sua relação com bibliotecários e bibliotecas escolares é ainda menor. Além disso, os estudos ressaltaram que ainda há muito para ser feito em relação ao desenvolvimento de competências informacionais, mas evidenciaram a necessidade da presença e da atuação do bibliotecário, ressaltando o quão imprescindível é o protagonismo deste profissional no contexto educacional e informacional na escola, nos diferentes tipos de bibliotecas e na sociedade. 

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Biografia do Autor

  • Laura Valladares de Oliveira Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre, RS - Brasil. Especialista na Moderna Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre, RS – Brasil. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, MG – Brasil. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre, RS – Brasil.

  • Bruno Fortes Luce, Universidade Federal da Paraíba

    Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa, PB - Brasil. Mestre em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre – Porto Alegre, RS – Brasil. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre, RS – Brasil.

  • Lizandra Brasil Estabel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre, RS - Brasil. Professora do Mestrado em Informática na Educação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre – Porto Alegre, RS – Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre, RS – Brasil.

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Publicado

31/12/2022

Edição

Seção

Artigos