A teoria habermasiana em um movimento formativo realizado durante a pandemia de covid-19

as funções mediadoras em foco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p496-510

Palabras clave:

As funções mediadoras de Habermas. Gestores públicos de educação. Formação continuada. Pandemia de Covid-19.

Resumen

Considerando a importância dos processos de formação continuada de profissionais da educação, objetiva-se analisar um movimento formativo de Gestores de Educação Especial no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, por meio das funções mediadoras da relação teoria e prática, sustentada no referencial teórico de Habermas e os autores Carr e Kemmis. Realiza-se uma análise documental de cunho qualitativo do Grupo de Estudo-Reflexão: Gestão de Educação Especial enquanto processo formativo. Os grupos de estudo-reflexão estão alicerçados na pesquisa-ação e se constituem como grupos autorreflexivos. Identifica-se a realização das funções por meio das ações formativas organizadas e implementadas em um movimento cíclico durante o período analisado, além disso, os dados apontam ganhos positivos quando se trata do desenvolvimento autorreflexivo e a emancipação dos sujeitos envolvidos foram vivenciadas as funções mediadoras da relação teoria e prática. A identificação das funções mediadoras se constitui como importante meio de averiguação das condições que tornam possíveis a geração de conhecimentos que sejam valorosos para as redes de ensino. Defende-se a necessidade de discutir, pensar e investir em formações críticas como forma de romper paradigmas instituídos no bojo de uma racionalidade instrumental.

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Publicado

15/12/2022

Cómo citar

A teoria habermasiana em um movimento formativo realizado durante a pandemia de covid-19 : as funções mediadoras em foco. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 496–510, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p496-510. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6192. Acesso em: 27 nov. 2024.

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