A teoria habermasiana em um movimento formativo realizado durante a pandemia de covid-19
as funções mediadoras em foco
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p496-510Palabras clave:
As funções mediadoras de Habermas. Gestores públicos de educação. Formação continuada. Pandemia de Covid-19.Resumen
Considerando a importância dos processos de formação continuada de profissionais da educação, objetiva-se analisar um movimento formativo de Gestores de Educação Especial no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, por meio das funções mediadoras da relação teoria e prática, sustentada no referencial teórico de Habermas e os autores Carr e Kemmis. Realiza-se uma análise documental de cunho qualitativo do Grupo de Estudo-Reflexão: Gestão de Educação Especial enquanto processo formativo. Os grupos de estudo-reflexão estão alicerçados na pesquisa-ação e se constituem como grupos autorreflexivos. Identifica-se a realização das funções por meio das ações formativas organizadas e implementadas em um movimento cíclico durante o período analisado, além disso, os dados apontam ganhos positivos quando se trata do desenvolvimento autorreflexivo e a emancipação dos sujeitos envolvidos foram vivenciadas as funções mediadoras da relação teoria e prática. A identificação das funções mediadoras se constitui como importante meio de averiguação das condições que tornam possíveis a geração de conhecimentos que sejam valorosos para as redes de ensino. Defende-se a necessidade de discutir, pensar e investir em formações críticas como forma de romper paradigmas instituídos no bojo de uma racionalidade instrumental.
Descargas
Referencias
ALMEIDA, M. L. de. Diálogos sobre pesquisa-ação: concepções e perspectivas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
BARBIER, R. Pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Líber Livro Editora, 2007.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de setembro de 2001. Seção 1E, p. 39-40.
CARR, W.; KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Tradução de J. A. Bravo. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In: ZEICHNER, K. M.; DINIZ-PEREIRA, J. E. (org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GIVIGI, R. C. N.; ALC NTARA, J. N. Reflexões sobre a relação teoria-prática na formação continuada de gestores. In: ALMEIDA, M. L; CAETANO, A. M (Orgs.) Formação e gestão em Educação Especial: a pesquisa-ação em foco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Effective evaluation. San Francisco: Jossey-Bass, 1981.
HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
HABERMAS, J. Verdade e Justificação: ensaios filosóficos. São Paulo: Edições Loyola, 2004b.
JESUS, D. M. de; PANTALEÃO, E.; ALMEIDA, M. L. de. Formação continuada de gestores
públicos de educação especial: políticas locais para a inclusão escolar. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.], v. 23, p. 1-23, 2015.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 116, p. 1106-1133, out./dez. 2017.
PINTO, José Marcelino de Rezende. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas:
conceitos básicos e possibilidades de aplicação à administração escolar. Paidéia, FFCLRP,
Rib. Preto, fev/ago, p. 77-96, 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/n8-
/07.pdf. Acesso em: 22 jan 2021.
SILVA, N. V. da. A gestão de Educação Especial e a formação continuada da rede municipal de ensino de Marataízes/ES: A pesquisa-ação em foco. 2019. 281 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde. Alegre, 2019.
ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na
formação docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Logeion: Filosofia da Informação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.