Algumas considerações sobre as abordagens construtivistas para a utilização de tecnologias na educação
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.203Palavras-chave:
Tecnologia na educação, Escolas de 1º e 2º grau, ConstrutivismoResumo
Discutem-se neste artigo algumas das possibilidades de inserção e utilização de tecnologias da informação em dinâmicas pedagógicas de cunho construtivista, abordando aspectos da história recente do processo de informatização de escolas de ensino médio e fundamental, e comentando as dificuldades inerentes ao processo.
Referências
AUSUBEL, D. P., Novak, J. D., Hanesian, H.; Educational Psychology: A Cognitive View. 2ª ed. (1978) New York: Holt, Rinehart & Winston. Reprinted (1986). New York: Warbel & Peck.
CAÑAS, A. J.; Algunas Ideas sobre la Educación y las Herramientas Computacionales Necesarias para Apoyar su Implementación. (1998) Institute for Human and Machine Cognition - University of West Florida
CAÑAS, A. J. & FORD, K.; An Environment for Collaborative Knowledge Building, (1992) apresentado no Workshop on the Technology and Pedagogy for Collaborative Problem Solving as a Context for Learning, Toronto.
CASTELLS, M.; The Rise of the Network Society. (1996) Malden, Blackwell,
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. (1975) 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
MOREIRA, M., COSTA, J.W., OLIVEIRA, C.C. Ambientes Informatizados de Aprendizagem. São Paulo, Campinas, 2001.
NOVAK, J. D. A Theory of Education, (1977) Ithaca, NY: Cornell University Press.
NOVAK, J. D., GOWIN, D. B.; Learning How to Learn, (1984) New York: Cambridge University Press
PAPERT, S., A Learning Environment for Children. (1977). In R.J. Seidel & M.L. Rubin (ed.) Computers and Communications: implications for education. New York: Academic Press.
_________, Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas, (1980). New York: Basic Books. Traduzido para o Português em 1985, como Logo: computadores e educação, São Paulo: Editora Brasiliense.
_________, The Children’s Machine - Rethinking School in the Age of the Computer. (1993), Basic Books, New York. PIAGET, J.; Ensaio da lógica operatória, (1971) Porto Alegre: Globo.
________ Gênese das estruturas lógicas elementares, (1972) Rio de Janeiro: Forense
RILEY, Fred; Understanding IT: A Review of Hypermedia Authoring Packages, (1994) ITTI, University of Hull.
RUDENSTINE, Neil. The Internet and Education: A Close Fit. Disponível em: http://www.ncac.org/cen_news/cn65internetand.html. Consultado em 03/2004.
TALBOT, Stephen; Wired Classroms – What You Are Not hearing. Disponível em: http://www.oreilly.com/people/staff/stevet/netfuture/fwd/1997/1.html Consultado em 04/1999 VIGOTSKY, L. S., Pensamento e Linguage. (1987) Martins Fontes, São Paulo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renato Rocha Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0