Algumas considerações sobre as abordagens construtivistas para a utilização de tecnologias na educação

Autores

  • Renato Rocha Souza Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação. Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.203

Palavras-chave:

Tecnologia na educação, Escolas de 1º e 2º grau, Construtivismo

Resumo

Discutem-se neste artigo algumas das possibilidades de inserção e utilização de tecnologias da informação em dinâmicas pedagógicas de cunho construtivista, abordando aspectos da história recente do processo de informatização de escolas de ensino médio e fundamental, e comentando as dificuldades inerentes ao processo.

 

Referências

AUSUBEL, D. P., Novak, J. D., Hanesian, H.; Educational Psychology: A Cognitive View. 2ª ed. (1978) New York: Holt, Rinehart & Winston. Reprinted (1986). New York: Warbel & Peck.

CAÑAS, A. J.; Algunas Ideas sobre la Educación y las Herramientas Computacionales Necesarias para Apoyar su Implementación. (1998) Institute for Human and Machine Cognition - University of West Florida

CAÑAS, A. J. & FORD, K.; An Environment for Collaborative Knowledge Building, (1992) apresentado no Workshop on the Technology and Pedagogy for Collaborative Problem Solving as a Context for Learning, Toronto.

CASTELLS, M.; The Rise of the Network Society. (1996) Malden, Blackwell,

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. (1975) 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

MOREIRA, M., COSTA, J.W., OLIVEIRA, C.C. Ambientes Informatizados de Aprendizagem. São Paulo, Campinas, 2001.

NOVAK, J. D. A Theory of Education, (1977) Ithaca, NY: Cornell University Press.

NOVAK, J. D., GOWIN, D. B.; Learning How to Learn, (1984) New York: Cambridge University Press

PAPERT, S., A Learning Environment for Children. (1977). In R.J. Seidel & M.L. Rubin (ed.) Computers and Communications: implications for education. New York: Academic Press.

_________, Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas, (1980). New York: Basic Books. Traduzido para o Português em 1985, como Logo: computadores e educação, São Paulo: Editora Brasiliense.

_________, The Children’s Machine - Rethinking School in the Age of the Computer. (1993), Basic Books, New York. PIAGET, J.; Ensaio da lógica operatória, (1971) Porto Alegre: Globo.

________ Gênese das estruturas lógicas elementares, (1972) Rio de Janeiro: Forense

RILEY, Fred; Understanding IT: A Review of Hypermedia Authoring Packages, (1994) ITTI, University of Hull.

RUDENSTINE, Neil. The Internet and Education: A Close Fit. Disponível em: http://www.ncac.org/cen_news/cn65internetand.html. Consultado em 03/2004.

TALBOT, Stephen; Wired Classroms – What You Are Not hearing. Disponível em: http://www.oreilly.com/people/staff/stevet/netfuture/fwd/1997/1.html Consultado em 04/1999 VIGOTSKY, L. S., Pensamento e Linguage. (1987) Martins Fontes, São Paulo.

Downloads

Publicado

14/11/2025

Edição

Seção

Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação