Governança ambiental: transparência e efetividade de práticas sustentáveis em IES

Autores

  • Úrsula Maruyama Departamento de Administração, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8350-229X
  • Aline Monteiro Guimarães Trigo Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3639-8471
  • José Aires Trigo Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8382-3189

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5922

Palavras-chave:

Governança Ambiental, Consumo Sustentável, Desinformação, Instituições Públicas de Ensino Superior

Resumo

A desinformação causada pelo modelo de desenvolvimento predatório, ambientalmente e socialmente injusto torna-se o cenário para uma reflexão crítica voltada a uma maior conscientização ambiental e urgente mudança de paradigmas. Considerando a importância de políticas públicas voltadas à sustentabilidade ambiental e o papel de interlocução com diversos atores que as instituições de ensino superior (IES) promovem, este artigo busca avaliar a percepção de gestores de campi universitários do Cefet-RJ quanto ao cumprimento das recomendações do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) em suas unidades. Para tanto, foi aplicado um questionário, com base na escala de Likert e, posteriormente, sob a perspectiva descritiva, as informações obtidas foram consolidadas. Observou-se que, embora as práticas efetivamente conduzidas já estejam alinhadas com a governança ambiental, ainda há necessidade de promover novas ações que estimulem cada vez mais a conscientização ambiental, não somente ‘intramuros’, mas também na formação cidadã. Apesar do estudo trazer uma reflexão baseada na percepção de gestores que avaliam a implementação das iniciativas, os resultados não permitem generalizações consistentes, mas visam contribuir para eventuais trabalhos, que busquem maior robustez, através do aumento do número de respondentes

Biografia do autor

Úrsula Maruyama, Departamento de Administração, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE/CEFET-RJ) com a linha de pesquisa Inovação na Educação Tecnológica. Graduada em Administração Industrial pelo CEFET-RJ , MBA Gerenciamento de Projetos, especialização em Língua Inglesa, especialização em Gestão de Recursos Humanos e MBA Gestão Pública. Formada no ensino técnico do CEFET-RJ como eletrotécnica, estagiou no CEPEL/Eletrobrás e trabalhou em multinacionais como ABB, Petroflex (Lanxess) e Shell. Morou 2 anos em Washington DC (E.U.A.) em intercâmbio cultural e ao retornar trabalhou 5 anos nas áreas de Logística Industrial e Negócios Grandes Contas da White Martins. Professora temporária no curso técnico de Administração CEFET-RJ (2011-2013). Professora de Marketing II e Logística na graduação de Administração Industrial (CEFET-RJ). Atualmente é analista na Gerência de Controles Internos na BB Tecnologia e Serviços, empresa controlada pelo Banco do Brasil SA e Bolsista do Programa de Produtividade Acadêmica para Coordenadores de Disciplina (PA2) nos cursos de graduação oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, coord. disciplina Gerenciamento de Projetos.

Aline Monteiro Guimarães Trigo, Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora e Mestre em Planejamento Ambiental (PPE) da COPPE/UFRJ, Graduada em Engenharia Química (UFRJ) e em Licenciatura em Química (UERJ). Professora dos cursos de ensino superior do CEFET/RJ. Desenvolve projetos institucionais de extensão e de iniciação científica. Atualmente, é chefe da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI/DIGES/CEFET/RJ). Publicou artigos em periódicos e em eventos nacionais e internacionais. Possui capítulos em livros publicados/ organizados, além de produtos tecnológicos. Atua na área de meio ambiente, com ênfase em gestão ambiental, educação ambiental, economia ambiental e saneamento ambiental. Em suas atividades profissionais interagiu com 23 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

José Aires Trigo, Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Ciência Política pela Universidade Candido Mendes, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e licenciado em Matemática pela Universidade Castelo Branco. Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá – UNESA, atuando em nível de graduação e pós-graduação, especialmente, no Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da UNESA. Tem experiência profissional na área de gestão e economia, com ênfase em Ambiente e Finanças.

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Publicado

20/05/2022

Como citar

MARUYAMA, Úrsula; TRIGO, A. M. G.; TRIGO, J. A. Governança ambiental: transparência e efetividade de práticas sustentáveis em IES. Liinc em Revista, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5922, 2022. DOI: 10.18617/liinc.v18i1.5922. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5922. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Desafios das Ciências sociais no Antropoceno