Contribuições metodológicas para a incorporação da perspectiva memética ao repertório da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v18i2.6059

Palavras-chave:

Fluxo informacional, Memética, Data Science, Plataformas Online, Política

Resumo

Esta pesquisa apresenta alternativas metodológicas para estudos empíricos visando a incorporação da perspectiva memética ao repertório epistemológico da Ciência da Informação. Parte-se de uma proposta de análise das ficções criadas dentro do fluxo informacional das postagens em dois grupos políticos no Twitter – Mídia Ninja e Movimento Brasil Livre – referentes à abertura do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Pretende-se efetuar a identificação e análise das menores unidades (pedaços) de informações da base desse fluxo capazes de serem replicadas (“memes” na perspectiva dawkiniana) para avaliar as mutações que elas sofreram desde a reeleição da presidenta até o julgamento de seu impeachment. Uma vez que essa ação somente seria possível através da reunião de material que permitisse a análise não somente do conteúdo, mas também do contexto dos dados analisados, a extração desses “social data” se deu mediante a utilização de uma Application Programming Interface (API), apresentada pelo Twitter em 2020. O acesso para consumo dos dados foi realizado com o desenvolvimento de scrips implementados na linguagem de programação Python, seguindo orientações da biblioteca Tweepy Documentation. Propõe-se que a utilização dessas estratégias metodológicas permita que seja produzida uma hipótese gráfica das relações genealógicas capaz de expressar as sequências ancestral-descendente entre as informações desse fluxo. Caso seja bem-sucedida, essa análise permitirá avançar com a conceituação de memes como unidades mínimas de informação e como elemento auxiliar na compreensão da organização e propagação da informação no meio social

Biografia do Autor

  • Daniel da Silva Guimarães Cândido, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Mestrando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), na linha Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais. Bacharel em Psicologia pela PUC-MG (2014), pós-graduado em História da Arte Contemporânea pela PUC-MG (2015), pós-graduado em Saúde Mental: política, clínica e práxis pela PUC-MG (2016), aluno do Instituto C. G. Jung de Minas Gerais. Atua na área clinica desde o ano de 2014, com psicoterapia. Possui experiência em planejamento e execução de palestras, rodas de conversa, oficinas e seminários. Atua ainda, com oficinas socioeducativas, articulando psicologia e arte como instrumento de construção do conhecimento e desenvolvimento da subjetividade.

  • Claudio Paixão Anastácio de Paula, Departamento de Teoria e Gestão da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Realizando, atualmente, estágio pós-doutoral no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/RJ), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e atuando como Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, Claudio Paixão Anastácio de Paula é graduado em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, mestre em Ciência da Informação pela UFMG e doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). É professor Associado do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da UFMG. É coordenador do GEDII (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG (PPGCI/UFGM). É pesquisador do GECCI (Grupo de Estudos Cognitivos em Ciência da Informação) e do EPIC (Estudos de Práticas Informacionais e Cultura), ambos vinculados ao PPGCI/UFMG. É também coordenador do curso de especialização em "Gestão da Informação e Pessoas" (GIP) do Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial (NITEG) da ECI/UFMG. Membro do CITCEM ? Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto, Portugal. Possui capítulos de livros e artigos publicados sobre Abordagem Clínica da Informação (ACI), inconsciente, imaginação, informação, imaginário, gestão do conhecimento, pós-modernidade, transhumanismo, psicoterapia, saúde, educação, psicologia administração e psicologia organizacional. Atua na investigação das relações entre a informação enquanto um objeto de estudo interdisciplinar e as ciências que se dedicam a estudá-la; dos processos afetivos e simbólicos que subjazem e influenciam os fenômenos infocomunicacionais; da ampliação do escopo da Ciência da Informação a partir da introdução de pesquisas que incorporem a ação do imaginário e dos conteúdos e reações inconscientes nos processos informacionais, na cognição e na interpretação da realidade de indivíduos e grupos; e de uma crítica da chamada ?identidade brasileira? a partir da sua compreensão como a idealização de uma hiperidentidade baseada em identidades múltiplas violentamente enfeixadas. Inclui, entre suas experiências, atividades junto à ACT. Inc. (Companhia especializada em avaliação e certificação educacional, ocupacional e profissional) no Brasil e em sua sede em Iowa City, EUA. Foi Membro do Comitê Executivo da International Association for Junguian Studies (IAJS).

  • Thiago Magela Rodrigues Dias, Departamento de Computação, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2016) tendo trabalhado com Bibliometria, Extração de Dados Científicos e Análise de Redes de Colaboração Científica. Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2008), trabalhando com Arquitetura Orientada a Serviços e Web Mining com o tema: Uma Arquitetura Orientada a Serviços para emprego em Sistemas de Mineração de Dados na Web. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR (2004), além de Especialização em Produção de Software - com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2007) e Especialização em Melhoria do Processo de Software, UFLA (2007). Atua como Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) lecionando disciplinas na Graduação e Pós-graduação da instituição. Professor do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacoinal do CEFET-MG e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também tem atuação como Colaborador em Projetos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria, Extração e Integração de Dados, Análise de Redes Sociais, Análise de Redes de Colaboração Científica, Acesso Aberto, Recuperação e Organização da Informação, Ciência de Dados, Data Mining, Text Mining e Web Mining.

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Publicado

19/11/2022

Edição

Seção

O papel dos algoritmos e das plataformas digitais em contextos sociopolíticos

Como Citar

Contribuições metodológicas para a incorporação da perspectiva memética ao repertório da Ciência da Informação. Liinc em Revista, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e6059, 2022. DOI: 10.18617/liinc.v18i2.6059. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6059. Acesso em: 1 abr. 2025.