Desafios para a Soberania Epistêmica no contexto de Plataformização da ciência: Por métricas soberanas entre assimetrias globais e assimetrias informacionais
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.vv20i1.7045Palavras-chave:
Plataformização da ciência, soberania epistêmica, soberania digital, assimetrias globais, assimetrias informacionaisResumo
A visibilidade e o acesso equitativo aos recursos científicos são pilares essenciais para o avanço da pesquisa global, no entanto, a realidade atual revela disparidades preocupantes. A forma como medimos a circulação da ciência do Mundo Majoritário tem mostrado assimetrias nos canais de disseminação científica dominados pelos oligopólios editoriais científicos. Enquanto isso, a crescente plataformização da ciência intensifica a dependência de canais digitais, excluindo ainda mais aqueles que carecem de acesso à tecnologia ou à infraestrutura digital adequada. A ausência de acesso às APIs para compreender a circulação da ciência do Sul Global no ambiente digital adiciona uma camada adicional de opacidade, dificultando a análise e a promoção da diversidade científica. Nesse contexto, a questão da soberania epistêmica e digital emergem como aspecto fundamental para pensar novas formas de métricas alternativas que não apenas denuncie, mas também ressalte características importantes que mostram a diversidade epistêmica da pesquisa do Sul Global. Este ensaio tem como objetivo debater este panorama desafiador sobre assimetrias globais informacionais que apontem caminhos para superar essas barreiras estruturais e promover uma ciência verdadeiramente inclusiva, colaborativa e soberana.
Referências
AI, Minwei; MASOOD, Muhammad, 2021. De-Westernization in journalism research: a content and network analysis of the BRICS journals. Scientometrics, vol. 126, no. 12, p. 9477-9498. [Acesso em 05 maio 2024]. DOI: 10.1007/s11192-021-04062-0. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/spr/scient/v126y2021i12d10.1007_s11192-021-04194-5.html
ALAM, Shahidul, 2008. Majority world: Challenging the West's rhetoric of democracy. Amerasia Journal, vol. 34, no. 1, p. 88-98. [Acesso em 02 abril 2024]. DOI: 10.17953/amer.34.1.1073602612k14036. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.17953/amer.34.1.l3176027k4q614v5
ALATAS, Sayd Hussein, 1969. Academic imperialism. Lecture delivered to the History Society, University of Singapore, Vol. 28, No. 1 (2000), pp. 23-45. [Acesso em 05 de Janeiro 2024]. Disponível em: https://s3.us-west-1.wasabisys.com/p-library/books/521cee81fc4f8b27986e10ca4258747c.pdf
ALATAS, Sayd Hussein, 2000. Intellectual Imperialism: Definition, Traits, and Problems. Southeast Asian Journal of Social Science, vol. 28, no. 1, p. 23-45. [Acesso em 10 jun 2024]. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24492998
ALATAS, Syed Farid, 2003. Academic dependency and the global division of labour in the social sciences. Current Sociology, vol. 51, no. 6, p. 599-613. DOI: 10.1177/00113921030516003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/240699366_Academic_Dependency_and_the_Global_Division_of_Labour_in_the_Social_Sciences
ALBAGLI, Sarita et al., 2014. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em revista, vol. 10, n. 2. [Acesso em 20 maio 2024]. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3593
ALBUQUERQUE, Afonso et al., 2020. Structural limits to the de-westernization of the communication field: The editorial board in Clarivate's JCR system. Communication, Culture & Critique, vol. 13, no. 2, p. 185-203. DOI: 10.1093/ccc/tcz029. Disponível em: https://academic.oup.com/ccc/article-abstract/13/2/185/5855270
ALBUQUERQUE, Afonso; DE OLIVEIRA, Thaiane, 2021. Pensando o recolonial nos estudos da Comunicação: reflexões a partir da América Latina. Comunicação Mídia e Consumo, vol. 18, no. 51, p. 102-102. [Acesso em 10 fev 2024]. DOI: 10.18568/CMC.V18I51.2540.
AMANO, Tatsuya et al., 2023. The manifold costs of being a non-native English speaker in science. PLoS Biology, vol. 21, no. 7, p. e3002184. [Acesso em 08 janeiro 2024]. DOI: 10.1371/journal.pbio.3002184. Disponível em: https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.3002184
AMIEL, Tel et al., 2023. Mapping Surveillance Capitalism in South American Higher Education. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, vol. 22, no. 1. [Acesso em 10 maio 2024]. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8768132
APPEL, Andre Luiz; ALBAGLI, Sarita, 2019. The adoption of Article Processing Charges as a business model by Brazilian Open Access journals. Transinformação, vol. 31, p. e180045. DOI: 10.1590/1678-9873190018045. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/Q8qKpmCvxHqQQC6VHPCYsWw/?lang=en
ARAUJO, Ronaldo Ferreira, 2015. Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. Em Questão, vol. 21, no. 1, p. 96-109. [Acesso em 10 março 2024]. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4656/465645966006.pdf
ASHRAF, Muhammad Azeem; TSEGAY, Samson Maekele, 2016. Analysis of globalization and “Englishization” in Pakistan. International Journal of Research Studies in Language Learning, vol. 5, no. 1, p. 79-88. [Acesso em 22 fevereiro 2024]. DOI: 10.5861/ijrsll.2015.1234. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/279250161_Analysis_of_globalization_and_Englishization_in_Pakistan
AVILA PINTO, Renata, 2018. Digital sovereignty or digital colonialism. SUR-International Journal on Human Rights, vol. 15, p. 15. [Acesso em 15 maio 2024]. Disponível em: https://sur.conectas.org/en/digital-sovereignty-or-digital-colonialism/
BARATA, Germana, 2019. More relevant alternative metrics for Latin America. Transinformação, vol. 31, e190031. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-0889201931e190031 . [Acesso em 22 fevereiro 2024]. DOI: 10.1590/1678-9873190031031. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/CdfPjsJQGTnSSNwWbCCxL9H/
BECERRA, Martin; WAISBORD, Silvio R., 2021. The curious absence of cybernationalism in Latin America: Lessons for the study of digital sovereignty and governance. Communication and the Public, vol. 6, no. 1-4, p. 67-79. [Acesso em 10 janeiro 2024]. DOI: 10.1177/20570473211052947. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/20570473211046730
BECK, Jess; GJESFJELD, Erik; CHRISOMALIS, Stephen, 2021. Prestige or perish: publishing decisions in academic archaeology. American Antiquity, vol. 86, no. 4, p. 669-695. [Acesso em 05 janeiro 2024]. DOI: 10.1017/aaq.2021.61. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/american-antiquity/article/prestige-or-perish-publishing-decisions-in-academic-archaeology/C3D0B50CA1EAEF2F34351C75B8C7154D
BEIGEL, Fernanda, 2014. Introduction: Current tensions and trends in the World Scientific System. Current sociology, vol. 62, no. 5, p. 617-625. [Acesso em 07 março 2024]. DOI: 10.1177/0011392113512831. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0011392114548640
BEIGEL, Fernanda, 2014. Publishing from the periphery: Structural heterogeneity and segmented circuits. The evaluation of scientific publications for tenure in Argentina’s CONICET. Current sociology, vol. 62, no. 5, p. 743-765. [Acesso em 25 maio 2024]. DOI: 10.1177/0011392113512836. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0011392114533977
BORNMANN, Lutz, 2014. Do altmetrics point to the broader impact of research? An overview of benefits and disadvantages of altmetrics. Journal of informetrics, vol. 8, no. 4, p. 895-903. [Acesso em 09 junho 2024]. DOI: 10.1016/j.joi.2014.09.003. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157714000868
BUTLER, Leigh-Ann et al., 2022. The oligopoly’s shift to open access publishing: How for-profit publishers benefit from gold and hybrid article processing charges. In: Proceedings of the Annual Conference of CAIS/Actes du congrès annuel de l'ACSI. Disponível em: https://journals.library.ualberta.ca/ojs.cais-acsi.ca/index.php/cais-asci/article/view/1262
CASTRO GOMES, Angela Maria, 2002. Cidadania e direitos do trabalho. Rio de Janeiro: Zahar.
CHRISTOFOLETTI, Rogério et al., 2023. Podem as revistas melhorar sua avaliação sem sucumbir à lógica das big techs?. In: E-Compós. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/3001
COMEL, Naiza et al., 2023. Who navigates the “elite” of communication journals? The participation of BRICS universities in top-ranked publications. Online Media and Global Communication, vol. 2, no. 4, p. 497-543. [Acesso em 10 maio 2024]. DOI: 10.1108/OMGC-04-2023-0003. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/omgc-2023-0052/html?lang=en
CONG, Wanshu; THUMFART, Johannes, 2022. A Chinese precursor to the digital sovereignty debate: Digital anti-colonialism and authoritarianism from the post–Cold War Era to the Tunis agenda. Global Studies Quarterly, vol. 2, no. 4. [Acesso em 10 janeiro 2024]. DOI: 10.1093/isagsq/ksac059. Disponível em: https://academic.oup.com/isagsq/article/2/4/ksac059/6779566
COUTURE, Stephane; TOUPIN, Sophie, 2019. What does the notion of “sovereignty” mean when referring to the digital?. New media & society, vol. 21, no. 10, p. 2305-2322. [Acesso em 15 março 2024]. DOI: 10.1177/1461444819865984. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1461444819865984
DAMES, Hannah et al., 2024. Responsible research assessment should prioritize theory development and testing over ticking open science boxes. Meta-Psychology, v. 8. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/379067346_Responsible_Research_Assessment_Should_Prioritize_Theory_Development_and_Testing_Over_Ticking_Open_Science_Boxes
D’ANDRÉA, Carlos Frederico de Brito, 2018. Cartografando controvérsias com as plataformas digitais: apontamentos teórico-metodológicos. Galáxia (São Paulo), p. 28-39. [Acesso em 10 maio 2024]. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/34208
D'ANDRÉA, Carlos, 2023. Infraestruturas, Inteligência Artificial e outras “tecnosoluções”: Google e a plataformização da emergência climática. Revista da UFMG, vol. 30. [Acesso em 05 janeiro 2024]. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/47985
DEMETER, Marton et al., 2022. Rethinking de-westernization in communication studies: The Ibero-American movement in international publishing. International Journal of Communication, vol. 16, p. 20. [Acesso em 05 abril 2024]. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/18485
DEMETER, Marton, 2020. Academic Knowledge Production and the Global South. London: Palgrave-Macmillan. DOI: 10.1007/978-3-030-52333-8.
DERRICK, Gemma E.; PAVONE, Vincenzo, 2013. Democratising research evaluation: Achieving greater public engagement with bibliometrics-informed peer review. Science and Public Policy, vol. 40, no. 5, p. 563-575. [Acesso em 10 março 2024]. DOI: 10.1093/scipol/sct008. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/oup/scippl/v40y2013i5p563-575.html
ELLINGSON, Mallory K. et al., 2021. Publishing at any cost: a cross-sectional study of the amount that medical researchers spend on open access publishing each year. BMJ Open, v. 11, n. 2. [Acesso em 23 maio 2024]. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33526505/
FELDMAN, Zeena; SANDOVAL, Marisol, 2018. Metric power and the academic self: Neoliberalism, knowledge and resistance in the British university. tripleC: Communication, Capitalism & Critique, v. 16, n. 1, p. 214-233. [Acesso em 10 junho 2024]. Disponível em: https://www.triple-c.at/index.php/tripleC/article/view/899
FLORIDI, Luciano, 2020. The fight for digital sovereignty: What it is, and why it matters, especially for the EU. Philosophy & Technology, v. 33, p. 369-378. [Acesso em 10 maio 2024]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8848320/
FREGONESE, Sara, 2017. English: lingua franca or disenfranchising?. Fennia-International Journal of Geography, v. 195, n. 2, p. 194-196. [Acesso em 15 fevereiro 2024]. Disponível em: https://fennia.journal.fi/article/view/67662
GANTER, Sarah Anne; ORTEGA, Félix, 2019. The invisibility of Latin American scholarship in European media and communication studies: Challenges and opportunities of de-westernization and academic cosmopolitanism. International Journal of Communication, v. 13, p. 24. [Acesso em 10 maio 2024]. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/8449
GARCÍA-CARPINTERO, Esther; GRANADINO, Begoña; PLAZA, Luis M., 2010. The representation of nationalities on the editorial boards of international journals and the promotion of the scientific output of the same countries. Scientometrics, v. 84, p. 799-811. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/spr/scient/v84y2010i3d10.1007_s11192-010-0199-3.html
GLASZE, Georg et al., 2023. Contested spatialities of digital sovereignty. Geopolitics, v. 28, n. 2, p. 919-958. [Acesso em 10 janeiro 2024]. Disponível em: https://pure.tue.nl/ws/portalfiles/portal/292868654/Contested_Spatialities_of_Digital_Sovereignty.pdf
GOLUBEV, Alexey, 2021. Digitizing archives in Russia: Epistemic sovereignty and its challenges in the digital age. In: The Palgrave Handbook of Digital Russia Studies, p. 353. [Acesso em 12 maio 2024]. Disponível em: https://www.academia.edu/113656506/Digitizing_Archives_in_Russia_Epistemic_Sovereignty_and_Its_Challenges_in_the_Digital_Age
GONZALO, Taborda Ángel Leonardo, 2017. Despliegue de una Red Inalámbrica Libre Comunitaria: un ejercicio de soberanía digital en el barrio Villa del Río (Bogotá, Colombia). Hamut' ay, v. 4, n. 2, p. 80-91. [Acesso em 10 abril 2024]. Disponível em: https://revistas.uap.edu.pe/ojs/index.php/HAMUT/article/view/1486/0
GOYANES, Manuel et al., 2022. Editorial board interlocking across the social sciences: modelling the geographic, gender, and institutional representation within and between six academic fields. PLOS ONE, v. 17, n. 9, e0273552. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0273552
GOYANES, Manuel, 2020. Editorial boards in communication sciences journals: Plurality or standardization?. International Communication Gazette, v. 82, n. 4, p. 342-364. Disponível em: https://ouci.dntb.gov.ua/en/works/4zVmrAE4/
GOYANES, Manuel; DEMETER, Márton, 2020. How the geographic diversity of editorial boards affects what is published in JCR-ranked communication journals. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 97, n. 4, p. 1123-1148. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1077699020904169
HALLONSTEN, Olof, 2021. Stop evaluating science: A historical-sociological argument. Social Science Information, v. 60, n. 1, p. 7-26. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0539018421992204
HAMEL, Rainer Enrique, 2007. The dominance of English in the international scientific periodical literature and the future of language use in science. Aila Review, v. 20, n. 1, p. 53-71. Disponível em: https://www.hamel.com.mx/Archivos-Publicaciones/2007%20Han%20Engl%20in%20Science.pdf
HAZELKORN, Ellen; GIBSON, Andrew, 2017. Global science, national research, and the question of university rankings. Palgrave Communications, v. 3, n. 1, p. 1-11. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41599-017-0011-6
HEIMSTÄDT, Maximilian; FRIESIKE, Sascha, 2021. The odd couple: Contrasting openness in innovation and science. Innovation, v. 23, n. 3, p. 425-438. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14479338.2020.1837631
HEPP, Andreas; JARKE, Juliane; KRAMP, Leif, 2022. New Perspectives in Critical Data Studies: The Ambivalences of Data Power — An Introduction. Palgrave Macmillian. DOI: 10.1007/978-3-030-96180-0_1. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/360752448_New_Perspectives_in_Critical_Data_Studies_The_Ambivalences_of_Data_Power-An_Introduction
HICKS, Diana et al., 2015. Bibliometrie: Das Leidener Manifest zu Forschungsmetriken. Nature, n. 520, p. 429-431. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275335177_The_Leiden_Manifesto_for_research_metrics
JELINEK, Thorsten, 2023. The Digital Sovereignty Trap: Avoiding the Return of Silos and a Divided World. Springer Nature. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-19-8414-3
JHA, A., 2012. Academic spring: how an angry maths blog sparked a scientific revolution. The Guardian, 9 de abril. Disponível em: https://www.theguardian.com/science/2012/apr/09/frustrated-blogpost-boycott-scientific-journals.
KALOUDIS, Martin, 2022. Sovereignty in the Digital Age–How Can We Measure Digital Sovereignty and Support the EU’s Action Plan?. New Global Studies, v. 16, n. 3, p. 275-299. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/bpj/nglost/v16y2022i3p275-299n1.html
KAUPPI, Niilo, 2022. Academic Elitism: Global University Rankings and the Rules of the Game. In: Higher Education and Research in the Post Knowledge Society: Future Pathways. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar’s Publishing, p. 144-161. Disponível em: https://researchportal.helsinki.fi/en/publications/academic-elites-global-university-rankings-and-the-rules-of-the-g
KNAAPEN, Loes, 2021. Science needs more external evaluation, not less. Social Science Information, v. 60, n. 3, p. 338-344. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/05390184211019161
LARIVIÈRE, Vincent; HAUSTEIN, Stefanie; MONGEON, Philippe, 2015. The oligopoly of academic publishers in the digital era. PLOS ONE, v. 10, n. 6. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article%3Fid=10.1371/journal.pone.0127502
LEE, Chengpang; CHEN, Ying, 2022. In what ways we depend: academic dependency theory and the development of East Asian sociology. Journal of Historical Sociology, v. 35, n. 1, p. 24-36. Disponível em: https://ouci.dntb.gov.ua/en/works/ldvZDpo7/
LITFIN, Karen T., 1999. The status of the statistical state: Satellites and the diffusion of epistemic sovereignty. Global Society, v. 13, n. 1, p. 95-116. Disponível em: https://faculty.washington.edu/litfin/research/litfin-status.pdf
MACIEL, Maria Lúcia; ABDO, Alexandre Hannud; ALBAGLI, Sarita, 2015. Ciência aberta, questões abertas. Rio de Janeiro: Unirio. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/handle/1/1060
MAGALHAES BAMBIRRA, Felipe, 2017. Sovereignty Revisited: Historical-Philosophical Construction and Approximation between Human Rights and Sovereignty through the Dialectic of Recognition. Revista Brasileira Estudos Políticos, v. 114, p. 161. Disponível em: https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/423/380
MARTIN, Ciaran, 2022. Geopolitics and digital sovereignty. In: Perspectives on Digital Humanism, p. 227-231. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/356504397_Geopolitics_and_Digital_Sovereignty
MEIBAUER, Gustav et al., 2023. Alternative metrics, traditional problems? Assessing gender dynamics in the altmetrics of political science. European Political Science, p. 1-20. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1057/s41304-023-00431-y
MIGNOLO, Walter, 2017. Desafios decolonais hoje. Revista Epistemologias do Sul, v. 1, n. 1, p. 12-32. [Acesso em 09 abril 2024]. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772
MIROWSKI, Philip, 2018. The future (s) of open science. Social Studies of Science, v. 48, n. 2, p. 171-203. [Acesso em 10 maio 2024]. Disponível em: https://ges.research.ncsu.edu/wp-content/uploads/2018/09/Mirowski-2018.pdf
MYERS, Bethany A.; KAHN, Katherine L., 2021. Practical publication metrics for academics. Clinical and Translational Science, v. 14, n. 5, p. 1705-1712. [Acesso em 10 maio 2024]. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33982433/
NUNAN, David, 2003. The impact of English as a global language on educational policies and practices in the Asia‐Pacific Region. TESOL Quarterly, v. 37, n. 4, p. 589-613. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.2307/3588214
OLIVEIRA, Thaiane Moreira de, 2019. As políticas científicas na era do conhecimento: uma análise de conjuntura sobre o ecossistema científico global. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, p. 191-215. [Acesso em 10 maio 2024]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332530845_As_politicas_cientificas_na_era_do_conhecimento_uma_analise_de_conjuntura_sobre_o_ecossistema_cientifico_global
OLIVEIRA, Thaiane Moreira, 2018. Midiatização da ciência: Reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital. MATRIZes, v. 12, no. 3. [Acesso em 06 janeiro 2024]. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/147868
OLIVEIRA, Thaiane Moreira; BARATA, Germana; URIBE-TIRADO, Alejandro, 2021. Ten years of Altmetrics: A Review of Latin America Contributions. Journal of Scientometric Research, v. 10, no. 1s, p. s102-s114. [Acesso em 09 janeiro 2024]. Disponível em: https://jscires.org/article/422
OLIVEIRA, Thaiane Moreira; BOMFIM, Marcus Vinicius de Jesus, 2023. Funding of research agendas about the global south in Latin America and the Caribbean: lexicometric and content analysis in Latin American scientific production. Tapuya: Latin American Science, Technology and Society, v. 6, n. 1, p. 2218260. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/25729861.2023.2218260
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José, 2020. Plataformização. Revista Fronteiras, v. 22, no. 1. [Acesso em 13 março 2024]. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/download/fem.2020.221.01/60747734/60763700
POHLE, Julia; THIEL, Thorsten, 2020. Digital sovereignty. Internet Policy Review, v. 9, no. 4. [Acesso em 17 fevereiro 2024]. Disponível em: https://policyreview.info/concepts/digital-sovereignty
QUIJANO, Aníbal, 2008. “Solidaridad” y capitalismo colonial/moderno. Otra Economía, v. 2, no. 2, p. 12-16. [Acesso em 10 maio 2024]. Disponível em:~ https://www.economiasolidaria.org/sites/default/files/Revista_RILESS_2.pdf
RAMÍREZ-CASTAÑEDA, Valeria, 2020. Disadvantages in preparing and publishing scientific papers caused by the dominance of the English language in science: The case of Colombian researchers in biological sciences. PloS One, v. 15, no. 9. [Acesso em 23 maio 2024]. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0238372
SCHNEIDER, M. et al., 2017. Feasibility of common bibliometrics in evaluating translational science. Journal of Clinical and Translational Science, v. 1, n. 1, p. 45-52. [Acesso em 12 maio 2024]. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28480055/
SCHÖNBRODT, Felix et al., 2022. Responsible research assessment i: implementing DORA for hiring and promotion in psychology. [Acesso em 18 maio 2024]. Disponível em: https://www.psycharchives.org/en/item/dca8878a-1f6a-4599-abe0-16134b4b7f64
SEGUYA, Amina et al., 2023. Are open access article processing charges affordable for otolaryngologists in low-income and middle-income countries?. Current Opinion in Otolaryngology & Head and Neck Surgery, v. 31, n. 3, p. 202-207. [Acesso em 26 maio 2024]. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37144583/
SENER, Hidayet; POLAT, Osman Ahmet, 2022. Altmetric analysis of the most-cited 100 articles on the retina published between 2010 and 2020. Retina, v. 42, n. 2, p. 283-289. [Acesso em 10 maio 2024]. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35050928/
SILER, Kyle, 2017. Future challenges and opportunities in academic publishing. Canadian Journal of Sociology, v. 42, n. 1, p. 83-114. [Acesso em 23 fevereiro 2024]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316062277_Future_Challenges_and_Opportunities_in_Academic_Publishing
SORZ, Johannes et al., 2015. High statistical noise limits conclusiveness of ranking results as a benchmarking tool for university management. PeerJ PrePrints, v. 3. [Acesso em 13 maio 2024]. Disponível em: https://peerj.com/preprints/938/
SUZINA, Ana Cristina, 2021. English as lingua franca. Or the sterilisation of scientific work. Media, Culture & Society, v. 43, n. 1, p. 171-179. [Acesso em 13 janeiro 2024]. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0163443720957906
URIBE-TIRADO, Alejandro; ALHUAY QUISPE, Joel, 2017. Estudio métrico de ALFIN en Iberoamérica: de la bibliometría a las altmetrics. Revista Española de Documentación Científica, v. 40, n. 3. [Acesso em 10 maio 2024]. Disponível em: https://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/984
VAN DIJCK, José, 2021. Seeing the forest for the trees: Visualizing platformization and its governance. New Media & Society, v. 23, n. 9, p. 2801-2819. [Acesso em 14 maio 2024]. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461444820940293
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn, 2018. The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press. [Acesso em 10 fevereiro 2024]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331943539_Van_Dijk_Poell_and_de_Wall_The_Platform_Society_Public_Values_in_a_Connective_World_2018
VANTI, Nadia; SANZ-CASADO, Elias, 2016. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. Transinformação, v. 28, p. 349-358. [Acesso em 24 maio 2024]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/KsKpZZrfp3nZWF3pLZVy7cP/abstract/?lang=pt
VELEZ-CUARTAS, Gabriel et al., 2023. Métricas de La Producción académica. Evaluación de la investigación desde América Latina y el Caribe. CLACSO. Disponível em: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/171266/1/Metricas-produccion-academica.pdf
VESSURI, Hebe; GUÉDON, Jean-Claude; CETTO, Ana María, 2014. Excellence or quality? Impact of the current competition regime on science and scientific publishing in Latin America and its implications for development. Current Sociology, v. 62, n. 5, p. 647-665. [Acesso em 17 junho 2024]. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0011392113512839
VOLODENKOV, Sergey V.; FEDORCHENKO, Sergey N.; ARTAMONOVA, Yulia D., 2022. Contemporary state in the context of digital technological transformations: Political opportunities, risks, and challenges. RUDN Journal of Political Science, v. 24, n. 3, p. 351-366. [Acesso em 12 maio 2024]. Disponível em: https://journals.rudn.ru/political-science/article/view/31844
WAGNER, Caroline S.; WONG, Shing Kit, 2012. Unseen science? Representation of BRICs in global science. Scientometrics, v. 90, n. 3, p. 1001-1013. [Acesso em 10 junho 2024]. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/spr/scient/v90y2012i3d10.1007_s11192-011-0481-z.html
WAISBORD, Silvio, 2022. What is next for de-westernizing communication studies?. Journal of Multicultural Discourses, v. 17, n. 1, p. 26-33. [Acesso em 09 maio 2024]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358822071_What_is_next_for_de-westernizing_communication_studies
WANG, Yi; GRAY, Joanne E., 2022. China’s evolving stance against tech monopolies: A moment of international alignment in an era of digital sovereignty. Media International Australia, v. 185, n. 1, p. 79-92. [Acesso em 10 março 2024]. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1329878X221105124
WERTHNER, Hannes, 2022. Geopolitics, Digital Sovereignty. What’s in a Word?. In: Perspectives on Digital Humanism, p. 241-248. [Acesso em 09 março 2024]. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-86144-5_32
WOODCOCK, Jamie, 2018. Digital labour in the university: Understanding the transformations of academic work in the UK. tripleC: Communication, Capitalism & Critique, v. 16, n. 1, p. 129-142. [Acesso em 10 abril 2024]. Disponível em: www.323252647_Digital_Labour_in_the_University_Understanding_the_Transformations_of_Academic_Work_in_the_UK
WOUTERS, Paul et al., 2015. The Metric Tide: Literature Review (Supplementary Report I to theIndependent Review of the Role of Metrics in Research Assessment and Management). HEFCE. DOI: 10.13140/RG.2.1.5066.3520. Disponível em: https://www.dcscience.net/2015_metrictideS1.pdf
ZUBOFF, Shoshana, 2019. Surveillance capitalism and the challenge of collective action. In: New Labor Forum. Sage CA: Los Angeles, CA: SAGE Publications, p. 10-29. [Acesso em 25 maio 2024]. Disponível em: https://www.oru.se/contentassets/981966a3fa6346a8a06b0175b544e494/zuboff-2019.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thaiane Moreira de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0