Coleções audiovisuais e as sombras na estilística do noir nórdico: análise cultural da série O Homem das Castanhas
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v19i1.6307Palabras clave:
Audiovisual, Estudos culturais, Circuito Cultural, SériesResumen
Ao considerar a infraestrutura técnica dos fluxos inesperados dos textos videográficos (Lotz, Eklund e Soroka, 2022), pressupõe-se a necessidade aprofundamento em torno das ações humanas na dinâmica sócio-cultural emergente do ecossistema audiovisual multiplataforma. Partindo da abordagem imagética do subgênero noir nórdico, este trabalho tem por objetivo aplicar protocolo analítico teórico-metodológico analítico (Escosteguy, 2007) no intuito de mapear as articulações decorrentes entre produção/ distribuição da série O homem das castanhas (2021) e suas instâncias de apropriação/ leitura no consumo, utilizando para este fim o Circuito Cultural (Johnson, 2010; Hall, 2016). Propõe portanto uma abordagem para o audiovisual vinculada à ideia de cultura como registo dos modos de vida - uma pesquisa de cunho exploratório e analítico, por meio de combinação de diferentes ferramentas metodológicas, passa a compreender os vínculos entre as dinâmicas de distribuição emergentes para as coleções audiovisuais e novos mecanismos de expansão do processo comunicacional
Referencias
AGGER, G. Nordic Noir - Location, Identity and Emotion. in Emotions in Contemporary TV Series. Houndmills, Basingstoke: Palgrave McMillan, 2016. p.134-152.
ANDREASSON, U.; BIRKJÆR, M. In the Shadow of Happiness. Copenhagen: Nordisk Ministerråd, 2018. [Acesso em 12 Jan. 2023]. Disponível em: http://urn.kb.se/resolve?urn=urn:nbn:se:norden:org:diva-5301.
ARDITI, D. Streaming Culture: Subscription Platforms and The Unending Consumption Of Culture. Bingley, UK: Emerald Publishing, 2021.
BENTO, R. 5 motivos para assistir O Homem da Castanha. in: Site Roteiro Nerd, Séries, 2021. [Acesso em 03 jun. 2022] Disponível em: https://roteironerd.com/conteudo/series/lista-5-motivos-para-assistir-o-homem-da-castanha
BERGMAN, K. Swedish crime fiction: The making of Nordic Noir. Milano: Mimesis, 2014.
CASTRO, D.; CASCAJOSA, C. From Netflix to Movistar+: How Subscription Video-on-Demand Services Have Transformed Spanish TV Production. JCMS: Journal of Cinema and Media Studies, vol. 59, n. 3, 2020. [Acesso em 12 Jan. 2023]. Disponível em: link.gale.com/apps/doc/A625155479/LitRC?u=mlin_oweb&sid=bookmark-LitRC&xid=d5d8cab4
DU GAY, Paul; HALL, Stuart; JANES, Linda; MADSEN, Anders Koed; MACKAY, Hugh; NEGUS, Keith. Doing Cultural Studies: The Story of the Sony Walkman. 2. ed. London: SAGE, 2013.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Circuitos de cultura/ circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, v. 4, n. 11, p. 115-135, 2007. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/111
EISNER, L. A Tela Demoníaca. Tradução de Lúcia Nagib. 1.ed. São Paulo. Editora Paz & Terra, 2007.
HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, Apicuri, 2016.
HARPER, G.; RAYNER, J. Cinema and Landscape: Film, Nation and Cultural Geography. Intellect Books, 2010.
HAYWARD, K. J. e HALL S. Through Scandinavia, Darkly: a criminological critique of Nordic Noir. in: The British Journal of Criminology. University of Copenhagen, 2020. [Acesso em 30 mai. 2022]. Disponível em: https://jura.ku.dk/english/staff/find-a-researcher/?pure=en%2Fpublications%2Fthrough-scand inavia-darkly-a-criminological-critique-of-nordic-noir(2595fd2a-655b-418e-8205-4d69fda20 254).html
JENSEN, P.M. e WAADE, A.M. Nordic Noir Challenging ‘the Language of Advantage': Setting, Light and Language as Production Values'. in Danish Television Series. Journal of Popular Television 1, 2013.
JOHNSON, R., CHAMBERS, D., RAGHURAM, P., TINCKNELL, E. The practice of cultural studies. Londres: SAGE Publications, 2004.
JOHNSON, R. O que é, afinal, Estudos Culturais. In: SILVA, T. T. da (org.). O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2010 .
JOST, F. Do que as séries americanas são sintoma. Porto Alegre: Sulina, 2012.
KURTZ, R. Expressionism and Film. Bloomington, Indiana University Press, 2016.
LLAMAS-RODRIGUEZ, J. Luis Miguel: La serie, Class-Based Collective Memory, and Streaming Television in Mexico. in: JCMS: Journal of Cinema and Media Studies, vol. 59, n. 3, 2020,. [Acesso em 12 Jan. 2023] Disponível em: link.gale.com/apps/doc/A625155476/LitRC?u=mlin_oweb&sid=bookmark-LitRC&xid=411b8ce3
LOBATO, R.; LOTZ, A. D. Imagining Global Video: The Challenge of Netflix. in: JCMS: Journal of Cinema and Media Studies, vol. 59, n.3, 2020. [Acesso em 12 Jan. 2023]. Disponível em: link.gale.com/apps/doc/A625155475/LitRC?u=mlin_oweb&sid=bookmark-LitRC&xid=aa5ea93f
LOTZ, A. D.; EKLUND, O.; SOROKA, S. Netflix, library analysis, and globalization: rethinking mass media flows. in: Journal of Communication, Vol. 72, No. 4, 2022. [Acesso em 15 Jan. 2023]. Disponível em: https://academic.oup.com/joc/article/72/4/511/6605780
NORDIC NOIR author interviews. in: Blog Crime by the book. [Acesso em 10 Jan. 2023]. Disponível em http://crimebythebook.com/nordic-noir-interviews/2019/9/5/qa-soren-sveistrup-chestnut-man-sla49
NORDIC NOIR. Oxford English Dictionary Online, Oxford University Press, 2013. [Acesso em 29 Jan. 2023]. Disponível em: www.oed.com/viewdictionaryentry/Entry/11125
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Pistas para entre-ver meios e mediações, in: prefácio à 5.ed. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
MASCARELLO, F. História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus, 2005.
MICHAËLIS, Bo Tao. Kastanjemanden. in: Filmmagasinet Ekko. [Acesso em 15 Jan. 2023]. Disponível em: https://www.ekkofilm.dk/anmeldelser/kastanjemanden/
MITCHELL, W.J.T. Picture Theory. Chicago: University of Chicago Press, 1995.
MITTELL, J. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. MATRIZes, 5(2), 29-52, 2012. [Acesso em 03 dez. 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p29-52
MITTELL, J. Complex TV: the poetics of contemporary television storytelling. New York: NY University Press, 2015.
MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003.
PRIBRAM, E. D. Emotions, Genre, Justice in Film and Television. Faculty Works: Communications, 2011.
RABØL, L. B. Ny Netflix-serie puster liv i en særlig genre: Interessen er aldrig forsvundet. in: TV2, 2021. [Acesso em 02 jan. 2023]. Disponível em: https://underholdning.tv2.dk/2021-09-29-ny-netflix-serie-puster-liv-i-en-saerlig-genre-interessen-er-aldrig-forsvundet
RISING, M. Henning Mankell, Swedish crime writer, dies at 67. in: The Globe and Mail. Canadá, 2015. [Acesso em 08 Jan. 2023]. Disponível em: https://www.theglobeandmail.com/arts/books-and-media/henning-mankell-swedish-crime-writer-dies-at-67/article26649170
STOUGAARD-NIELSEN, J. Scandinavian crime fiction. New York: Bloomsbury, 2017.
ULRICH, L. Det Bedste og værst i ’Kastanjemanden’: fra genial gru til den mavesure chef. in: Soundvenue. Dinamarca, 2021. [Acesso em 08 Jan. 2023]. Disponível em: https://soundvenue.com/film/2021/10/det-bedste-og-vaerste-i-kastanjemanden-fra-genial-gru-til-den-mavesure-chef-461329
WAHLLOF, Niklas. Brottet - skaparen Søren Sveistrup: Jag är en del av den tradition som startades med Sjöwall-Wahlöö. in: Dagens Nyheter, Copenhagen, 2021. [Acesso em 30 Jan. 2023]. Disponível em: https://www.dn.se/kultur/brottet-skaparen-soren-sveistrup-jag-ar-en-del-av-den-tradition-som-startades-med-sjowall-wahloo/
WAYNE, M. L. Global Portals in National Markets: Branding Netflix in Israel. in: JCMS: Journal of Cinema and Media Studies, vol. 59, n. 3, 2020. [Acesso em 12 Jan. 2023]. Disponível em: link.gale.com/apps/doc/A625155478/LitRC?u=mlin_oweb&sid=bookmark-LitRC&xid=ee0398c6
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Patrícia Kely Azambuja, João Pedro Caldas Leite

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0