Primeiras representações da identidade de gênero e da diversidade nas histórias em quadrinhos de super-heróis estadunidenses
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v19i2.6578Palavras-chave:
representações visuais-verbais de diversidade de gênero, histórias em quadrinhos e representações de gênero, mediação de leitura, formação do leitorResumo
A formação do leitor é uma temática preponderante nos estudos da Biblioteconomia e, mais recentemente, apropriado pela Ciência da Informação. Contudo, esses estudos se referem mais à acessibilidade, apresentação, mediação e formação do perfil leitor, a partir da produção literária já consagrada pela academia ou disseminada com sucesso pela indústria cultural. Sob a temática dos estudos de gênero, a presente pesquisa tem por objetivo estabelecer um panorama das recentes alterações na representação de personagens com diversidade de gênero, ou seja, pertencentes à comunidade LGBTQIAPN. Tendo em vista a existência de discretas pesquisas sobre a representação da informação junto a estes segmentos sociais no campo da Ciência da Informação, recorrerá de modo interdisciplinar aos aportes teóricos da Teoria da Informação, articulada à Teoria das Representações Sociais (TRS), de Moscovici e a Narratologia de Todorov. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com metodologia descritiva e de abordagem qualitativa, precedida por pesquisas e vivências em fluxo contínuo dos autores. Como principais constatações, foi verificado que ocorreram duas fases de representação de personagens com diversidade de gênero, a primeira iniciada nos anos 1940 e a segunda iniciada em 1980. Conclui-se que os percalços sociais e as políticas públicas não têm impedido que a Comunidade LGBTQIAPN+ tenha a sua representação na identidade e no imaginário social. Porém, é preciso atentar para o apelo comercial, que pode se apropriar de tais representações como estratégia de marketing, sem contribuir para o necessário diálogo e interlocução social
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