Uso da infometria na identificação de clusters e o diagrama multidisciplinar das pesquisas brasileiras sobre inclusão digital na área de educação

infometric use

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2021v8n1.p52-70

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Educação, Pesquisas, Estudo Infométrico, Comunicação da Informação em CT & I

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma investigação sobre os fundamentos dos estudos desenvolvidos no Brasil sobre o tema inclusão digital na área de Educação. Apresenta o quadro das leis da bibliometria e o diagrama multidisciplinar das pesquisas sobre inclusão digital na Educação. Traz como objetivos discutir os fundamentos teóricos-conceituais do termo inclusão digital e apresentar alguns dos indicadores (clusters) levantados na pesquisa macro da qual este artigo é uma das partes complementares. O método utilizado é do tipo infométrico desenvolvido no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. A coleta de dados foi realizada por meio do formulário infométrico e a análise dos dados a partir do teste sociométrico. Como resultado o artigo indica o quantitativo dos trabalhos científicos (teses e dissertações) sobre inclusão digital na Educação, os principais clusters quanto aos fundamentos teóricos e o diagrama multidisciplinar das pesquisas brasileiras sobre inclusão digital na Educação.

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Biografia do Autor

  • Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia

    Professora na Universidade Federal da Bahia.

    Líder do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digitl).

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Publicado

28/09/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NEVES, Barbara Coelho. Uso da infometria na identificação de clusters e o diagrama multidisciplinar das pesquisas brasileiras sobre inclusão digital na área de educação: infometric use. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 1, p. 52–70, 2021. DOI: 10.21721/p2p.2021v8n1.p52-70. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5808.. Acesso em: 3 jul. 2024.

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