Sair da sala de aula

ciências sociais e secundaristas em tempos de luta pela educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2022v9n1.p82-103

Palavras-chave:

Ciências Sociais., Educação, Secundaristas

Resumo

Enquanto professor substituto de antropologia na Universidade Federal do Paraná, conduzi uma atividade em três escolas públicas de Curitiba com o intuito de divulgar as áreas de atuação do curso de Ciências Sociais (CS). Os encontros promoveram diversas percepções, interações e deslocamentos mútuos, e serviram para aproximar a universidade, especialmente as CS, de ambientes pouco frequentados pelos acadêmicos. Tal aproximação atendia a uma demanda dos estudantes de CS para “sair da sala de aula” durante os meses de abril a junho de 2019, quando ocorreram grandes manifestações em defesa da educação pelo país, em repúdio aos ataques e ameaças do novo governo federal de Jair Bolsonaro. O artigo descreve também o clima generalizado de incertezas que marcou aquele período. Para isso, lança mão de autores e conceitos teóricos que contribuem com a reflexão sobre as relações entre educação, política e ciência, articulando-os com os acontecimentos por nós vivenciados durante os encontros.

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Publicado

29/09/2022

Como citar

LISBOA, J. Sair da sala de aula: ciências sociais e secundaristas em tempos de luta pela educação . P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 1, p. 82–103, 2022. DOI: 10.21721/p2p.2022v9n1.p82-103. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6102. Acesso em: 20 abr. 2024.

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Artigos