O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO INTERNACIONAL NA REGIÃO FRONTEIRIÇA DO BRASIL E PARAGUAY

Autores

  • Samanta Fernandes Vieira Maioli Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Luan Carlos Santos Silva Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD https://orcid.org/0000-0002-8846-2511

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2023v9n2.p293-311

Palavras-chave:

Parque Tecnológico, Implantação, Dificuldades, Ações

Resumo

Os Parques Científicos e Tecnológicos são instituições promotoras de desenvolvimento tecnológico, científico e socioeconômico regional através da interação entre empresas e instituições de ensino e pesquisa. No sentido de ampliar suas fronteiras, o Estado de Mato Grosso do Sul conta com o primeiro Parque Tecnológico Internacional (PTin), que está em fase de implantação na cidade de Ponta Porã-MS. O objetivo desse estudo foi identificar as principais dificuldades na implantação deste empreendimento, bem como as boas práticas aplicadas no PTin, visando propor sugestões de ações para a consolidação do parque. A metodologia utilizada foi qualitativa, caracterizando-se como documental e descritiva. Para identificar os procedimentos adotados foram realizadas entrevistas, aplicação questionário estruturado, além da participação observante em reuniões com instituições parceiras e diretoria do PTin. Os resultados apontam que uma das principais dificuldades enfrentadas foi uma manifestação política muito forte, o que resultou no delongamento da instalação de sua infraestrutura básica. Ainda, pode-se destacar a carência da participação da sociedade no seu processo prospectivo e a falta de incentivo ao investimento privado. Dessa forma, sugere-se o desenvolvimento de políticas públicas e diretrizes estratégicas para definições e implantação de Boas Práticas do PTin, realização de mecanismos de incentivo ao investimento privado, estruturação de uma equipe de trabalho engajada e comprometida, além de desenvolver programas e ações que atendam suas metas. Diante disso, espera-se que esta pesquisa contribua para o processo de implantação e consolidação do primeiro Parque Tecnológico Internacional na região de fronteira de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Samanta Fernandes Vieira Maioli, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). 

Luan Carlos Santos Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Mestrado (em andamento) em Desarrollo Emprendedor e Innovación pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Especialização em Gestão para Inovação e Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialização (em andamento) em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e Graduação em Administração. Atualmente é Professor do Magistério Superior na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), lotado no curso de Administração (FACE/UFGD), Docente permanente do Mestrado em Administração Pública (PROFIAP/UFGD), orientando no eixo: Inovação e Transferência de Tecnologia na Gestão Pública, atuando também como Professor Formador na Faculdade de Educação à Distancia (EaD/UFGD), Líder e Pesquisador do LABin (Laboratório de Pesquisa em Inovação e Transferência de Tecnologia da UFGD). 

Referências

ANPROTEC. Parques Científicos e Tecnológicos - Modelos e Programas de apoio bem sucedidos no exterior. Brasília: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. 2007

ARAUJO, B. G.. Arranjo populacional de fronteira entre Foz do Iguaçu/Brasil e Ciudad del Este/Paraguai. Revista de Geopolítica, v.9, nº 1., 52-67, 2018

BATISTA, W. D.; RIBEIRO, M. A.. Capacitação Profissional na Fronteira Brasil-Bolívia: O caso de Corumbá - MS. Revista Geo Pantanal, UFMS/AGB, 297-306, 2017.

BRASIL. (11 de janeiro de 2016). Fonte: Lei da Inovação nº 13.243: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13243.htm

FAGUNDES, H. S., NOGUEIRA, V. M., & KREUTZ, I. T. . Políticas de saúde no Mercosul: relevância e funcionalidade de dimensão jurídico-normativa. Argum, v.10, nº1., 133-149, 2018.

FONSECA, M. D.. Dissertação. Parque Tecnológico de Santa Maria-RS: do sonho à (dura) realidade. Santa Cruz do Sul, RS: Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). 2017

GIL, A. C.. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Edição. São Paulo: Atlas, 2002.

IASP. (30 de setembro de 2017). Fonte: International Association of Science Parks and Areas of Innovation: https://www.iasp.ws/

MCTI. Parques & Incubadoras para o desenvolvimento do Brasil : Estudo de Práticas de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Brasília: Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2015.

MCTIC. (03 de Novembro de 2017). Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: http://www.mctic.gov.br/portal

NOCE, A. F.. O Processo de Implantação e Operacionalização de um Parque Tecnológico: Um estudo de caso. Florianópolis, SC, Brasil: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2002.

NOVELI, M., & SEGATTO, A. P.. Processo de Cooperação Universidade-Empresa para a Inovação Tecnológica em um Parque Tecnológico: Evidências Empíricas e Proposição de um Modelo Conceitual. Revista de Administração e Inovação, 81-105, 2012.

NUNES, M.. Dinâmicas Transfronteiriças e o Avanço da Violência na Fronteira Sul-Mato-Grossense. IPEA - Boletim Regional, Urbano e Ambiental, 32-38, 2017.

PTin.. Estatuto Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã. Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil, 2015.

SANTOS, F. K.. Dissertação. Impacto das Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil: Universidade Católica Dom Bosco, 2017.

ZAMMAR, G., KOVALESKI, J. L., & ZANETTI, S. G. (2010). Parque Tecnológico de Ponta Grossa: Um ambiente que necessita de qualidade na gestão. Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 196-212.

Downloads

Publicado

28/03/2023 — Atualizado em 29/03/2023

Versões

Como citar

MAIOLI, S. F. V.; SILVA, L. C. S. O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO INTERNACIONAL NA REGIÃO FRONTEIRIÇA DO BRASIL E PARAGUAY. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 2, p. 293–311, 2023. DOI: 10.21721/p2p.2023v9n2.p293-311. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6160. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Inovação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)