Ciência da Informação em transformação: Big Data, Nuvens, Redes Sociais e Web Semântica

Renato Rocha Souza, Maurício Barcellos Almeida, Renata Maria Abrantes Baracho

Resumo


Discute, sob uma perspectiva crítica, o panorama atual da ciência da informação e algumas das perspectivas futuras, em face dos fenômenos informacionais contemporâneos. Apresenta considerações sobre processo de esvaziamento temático através de análise de objetos de pesquisa atualmente desenvolvidos na ciência da informação e aponta o processo de absorção de outros destes objetos em diversas áreas do conhecimento. Questiona a primazia e a quantidade de pesquisas interdisciplinares na área e tece comentários sobre o que pode redundar desse processo para o futuro da ciência da informação. Em segundo momento, analisa o impacto para a área da explosão informacional, da consolidação das redes sociais como espaços de interação, da computação em nuvem, bem como de elementos constituintes da Web Semântica.

Palavras-chave


Ciência da Informação; Representação do Conhecimento; Interdisciplinaridade; Big Data; Cloud Computing; Social Networks; Web Semântica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Renato Rocha Souza, Maurício Barcellos Almeida, Renata Maria Abrantes Baracho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.