A gestão do conhecimento no contexto do franchising: estudo de caso em uma franqueada

Cláudia Herrero Martins Menegassi, Nelson Nunes Tenório Junior, Rejane Sartori, Carlos Francisco Bitencourt Jorge

Resumo


Empreender em uma franquia requer constante inovação do franqueador nos processos empresariais para que o negócio se torne sustentável, e nesse sentido a gestão do conhecimento fornece um conjunto de elementos estratégicos para o melhor aproveitamento do conhecimento organizacional. Este trabalho tem o objetivo de propor ações de gestão do conhecimento como estratégia de gestão no contexto das franquias. A pesquisa, realizada em uma franqueada, é de natureza aplicada com objetivo exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada e observação direta. Como resultados, identificam-se pontos de melhoria na franqueada e foram sugeridas práticas de gestão do conhecimento para aprimorá-los e potencializar os pontos fortes. Ademais, identifica-se a possibilidade de a fraqueada construir conhecimentos de maneira colaborativa com a utilização de práticas de gestão do conhecimento, propiciando que o conhecimento se torne disponível e acessível, compondo, assim, uma verdadeira rede de conhecimento no contexto do franchising.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Empreendedorismo; Franquias; Processos.

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