Recursos Educacionais Abertos: UAb e Fiocruz, um diálogo institucionalmente provável

Madalena Carvalho, Ana Cristina da matta Furniel, Ana Paula Bernardo Mendonça, Rosane Mendes, José Carvalho

Resumo


Este trabalho constitui-se como uma reflexão crítica sobre a parceria institucional, estabelecida entre a Fundação Oswaldo Cruz – FioCruz e a Universidade Aberta de Portugal - UAb, relativa à interoperabilidade na área dos recursos educacionais abertos.

Dois anos volvidos sobre a assinatura do Protocolo analisam-se os cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração entre serviços e sistemas, agregadas ao projeto.

Referencia-se a metodologia utilizada, nomeadamente os critérios subjacentes à seleção e agregação de documentos, os metadados aplicados à descrição dos conteúdos, as políticas de licenciamento e os mecanismos de aferição da qualidade estabelecidos. Dá-se especial ênfase ao papel desempenhado, neste âmbito, pelo Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais – SARI do projeto RCAAP.

As percepções gerais e os indicadores colhidos são analisados criticamente de modo a identificar as forças e as oportunidades introduzidas, mas também as fraquezas e eventuais ameaças, decorrentes do estabelecimento de projetos de interoperabilidade específicos.

Para além da vertente operacional e técnica, o trabalho efetuado consubstancia-se como relevante para a partilha de percepções e desafios, extensíveis a comunidades com interesse na implementação de práticas educacionais abertas.


Palavras-chave


Recursos Educacionais Abertos. Repositórios institucionais. Interoperabilidade. Repositório Aberto

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Referências


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