Por uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da Ciência da Informação

  • Bruna Heller Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6218-1762
  • Greison Jacobi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
  • Jussara Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
Palavras-chave: Desinformação, Competências infocomunicacionais, Ciência da Informação

Resumo

A sociedade tem sido impactada pela face mais evidente da desinformação: as fake news. Embora alguns estudos elevem as notícias falsas como o problema central, este estudo demonstra que o fenômeno é mais amplo. Assim, a proposta aqui é compreender o fenômeno da desinformação como um todo, caracterizando-o, contextualizando-o e exemplificando os seus variados tipos e níveis. O estudo também evidencia a perspectiva informacional do fenômeno e, portanto, a relevância do tema para a área de Ciência da Informação (CI). Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de uma construção conceitual a partir da análise de 118 trabalhos recuperados em bases de dados da área de CI. Os resultados apontam que a Ciência da Informação dispõe de ferramentas teórico-metodológico para fazer frente à desinformação, a exemplo da promoção de competências infocomunicacionais.

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Publicado
06/10/2020
Como Citar
HellerB., JacobiG., & BorgesJ. (2020). Por uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da Ciência da Informação. Ciência Da Informação, 49(2). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5196