Por uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da ciência da informação

Authors

  • Bruna Heller Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6218-1762
  • Greison Jacobi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
  • Jussara Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5196

Keywords:

Desinformação, Competências infocomunicacionais, Ciência da Informação

Abstract

A sociedade tem sido impactada pela face mais evidente da desinformação: as fake news. Embora alguns
estudos elevem as notícias falsas como o problema central, neste trabalho procuramos demonstrar que o
fenômeno é mais amplo. Assim, a proposta é compreender o fenômeno da desinformação como um todo,
caracterizando-o, contextualizando-o e exemplificando seus variados tipos e níveis. O presente estudo
também evidencia a perspectiva informacional do fenômeno e, portanto, a relevância do tema para a área
de ciência da informação (CI). Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura
construída a partir da análise de 118 documentos recuperados em bases de dados da área de CI, utilizando
o horizonte introduzido por três autores: Floridi (1996; 2010), Fallis (2015) e Wardle (2016; 2017; 2019). Os
resultados apontam que a ciência da informação dispõe de ferramentas teórico-metodológicas para fazer
frente à desinformação, a exemplo da promoção de competências infocomunicacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Bruna Heller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

    Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    - Porto Alegre, RS - Brasil. Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
    pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Brasil. Especialização em Educação Ambiental pela
    Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Brasil. Bibliotecária na Universidade Feevale (FEEVALE) -
    Novo Hamburgo, RS - Brasil. Bibliotecária no Colégio Luterano Arthur Konrath (CLAK) - Brasil.

  • Greison Jacobi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

    Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto
    Alegre, RS - Brasil. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    (UFRGS) - Brasil. Assistente de Biblioteca da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) – Brasil.

  • Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

    Pós-Doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha. Doutora em Comunicação e
    Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, BA - Brasil.
    Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA - Brasil. Professora da Universidade Federal do
    Rio Grande do Sul (UFRGS) - RS - Brasil.

References

AIDAR, F.; ALVES, J. C. Como não ser enganado pelas fakes news. São Paulo: Moderna, 2019.

BAXTER, G.; MARCELLA, R. Scottish citizens’ perceptions of the credibility of online political “facts” in the “fake news” era: an exploratory study. Journal of Documentation, v. 75, n. 5, p. 1100-1123, 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JD-10-2018-0161/full/html. Acesso em: 03 jan. 2020.

BENNETT, W. L.; LIVINGSTON, S. The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European Journal of Communication, v. 33, n. 2, p. 122–139, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0267323118760317. Acesso em: 01 mar. 2020.

BEZERRA, A. C. Contribuição da teoria crítica aos estudos sobre regime de informação e competência crítica em informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: UEL, 2018. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/103164. Acesso em 02 mar. 2020.

BUSCHMAN, J. Good news, bad news, and fake news: going beyond political literacy to democracy and libraries. Journal of Documentation, v. 75, n. 1, p. 213–228, 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JD-05-2018-0074/full/pdf?title=good-news-bad-news-and-fake-news-going-beyond-political-literacy-to-democracy-and-libraries. Acesso em: 29 fev. 2020.

CANAVILHAS, J.; COLUSSI, J.; MOURA, Z. B. Desinformación en las elecciones presidenciales 2018 en Brasil: un análisis de los grupos familiares en WhatsApp. El profesional de la información, Portugal, v. 28, n. 5, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3145/epi.2019.sep.03. Acesso em: 01 mar. 2020.

CARVALHO, M. F. C. de; MATEUS, C. A. Fake news e desinformação no meio digital: análise da produção científica sobre o tema na área de ciência da informação. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DAS REGIÕES SUDESTE, CENTRO-OESTE E SUL, 5., 2018, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: UFMG, 2018. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/3760/2197. Acesso em: 29 fev. 2020.

CONDE, C. A. G. F.; ALCARÁ, A. R. Desinformação: qualidade da informação compartilhada em mídias sociais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Marília. Anais eletrônicos... Marília: UNESP, 2018. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/1143/501. Acesso em: 29 fev. 2020.

D’ANCONA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018.

DEL-FRESNO-GARCÍA, M. Desórdenes informativos: sobreexpuestos e infrainformados en la era de la posverdad. El Profesional de la Información, v. 28, n. 3, p. 1–11, 2019. Disponível em: http://eprints.rclis.org/38804/1/fresno.pdf. Acesso em: 01 mar. 2020.

DEMO, P. Ambivalências da sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 37-42, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a05v29n2 . Acesso em: 03 jan. 2020.

DROBNICKI, J. A.; ASARO, R. Historical fabrications on the internet: Recognition, evaluation, and use in bibliographic instruction. Reference Librarian, v. 35, n. 74, p. 121–164, 2001. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1300/J120v35n74_09?tab=permissions&scroll=top. Acesso em: 01 mar. 2020.

FALLIS, D. What is disinformation?. Library Trends, v. 63, n. 3, p. 401-426, 2015. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/89818/63.3.fallis.pdf?sequence=2. Acesso em: 06 jan. 2020.

FERREIRA, T.E.L.R.; PINHO NETO, J.A.S. Na contramão da informação preventiva: desinformação sobre prevenção de HIV/AIDS. Biblionline, João Pessoa, v. 14, n. 3, p. 3-13, jul/set., 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/41364. Acesso em 03 mar. 2020.

FETZER, J. Disinformation: the use of false information. Minds and Machines, v. 14, n. 2, p. 231-240, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225841588_Disinformation_The_Use_of_False_Information. Acesso em: 01 mar. 2020.

FILIPEC, O. Towards a disinformation resilient society? The experience of the Czech Republic. Cosmopolitan Civil Societies, v. 11, n. 1, p. 1–26, 2019. Disponível em: https://epress.lib.uts.edu.au/journals/index.php/mcs/article/view/6065/7126. Acesso em: 01 mar. 2020.

FLORIDI, L. Brave.Net.World: the Internet as a disinformation superhighway?. The Electronic Library, v. 14, n. 5, oct. 1996. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/eb045517/full/pdf?title=bravenetworld-the-internet-as-a-disinformation-superhighway. Acesso em: 12 fev. 2020.

FLORIDI, L. Information: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2010.

FLORIDI, L. Steps forward in the philosophy of information. In: Etica Politica / Ethics Politics. Trieste: Universidade de Trieste, Departamento de Filosofia. v. 14, 2012, p. 304­-310. Disponível em: < http://www.researchgate.net/publication/235223197_Steps_Forward_in_the_Philosophy_of_Information> .

FROEHLICH, T. J. A not-so-brief account of current information ethics: The ethics of ignorance, missing information, misinformation, disinformation and other forms of deception or incompetence. BiD, v. 39, n. 39, 2017. Disponível em: http://bid.ub.edu/pdf/39/en/froehlich.pdf. Acesso em: 29 fev. 2020.

GEORGIADOU, E. et al. Fake News and Critical Thinking in Information Evaluation. In: Western Balkan Information Literacy Conference WBILC 2018, 2018, Bihac, Bosnia and Herzegovina. Anais eletrônicos… Bihac: [s n.], 2018. Disponível em: https://c800f650-b205-46a8-9d57-2ac93e27292e.filesusr.com/ugd/3a3c2d_b312292fcb6b4ece89cafb8c6b3c942a.pdf. Acesso em: 01 mar. 2020.

GILCHRIST, A. “Not waving, but drowning”: Information Science in the ‘Information Society’. Ibersid, v. 10, n. 1, p. 13–21, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305373660_Not_waving_but_drowning_Information_Science_in_the_'Information_Society'. Acesso em: 01 mar. 2020.

HALES, S. Misinformation and disinformation. Info Insights, v. 23, n. 2, 2019. Disponível em: https://search-proquest.ez45.periodicos.capes.gov.br/docview/2275875089?accountid=26641. Acesso em: 15 mar. 2020.

HERNON, P. Disinformation and misinformation through the internet: Findings of an exploratory study. Government Information Quarterly, v. 12, n. 2, p. 133–139, 1995. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0740624X95900527. Acesso em: 29 fev. 2020.

JACOBI, G. Mídias sociais como fonte de informação de adolescentes e jovens em tempos de fake news. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Biblioteconomia - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

KARLOVA, N. A.; FISHER, K. E. A social diffusion model of misinformation and disinformation for understanding human information behaviour. Information Research, v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: http://informationr.net/ir/18-1/paper573.html#.Xlrl-qhKjIU. Acesso em: 29 fev. 2020.

KESHAVARZ, H. How credible is information on the web: reflections on misinformation and disinformation. Infopreneurship Journal (IJ), v. 1, n. 2, p. 0–1, 2014. Disponível em: http://eprints.rclis.org/23451/1/How%20Credible%20is%20Information%20on%20the%20Web.pdf. Acesso em: 29 fev. 2020.

LEITE, L. R. T. Confiabilidade informacional: a Filosofia da Informação e o desenvolvimento da leitura crítica no ambiente virtual. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Unidades de Informação) – Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/194083/UDESC0036-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 09 fev. 2020.

LEITE, L. R. T.; MATOS, J. C. Zumbificação da informação: a desinformação e o caos informacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais eletrônicos... São Paulo: FEBAB, 2017. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1961/1962. Acesso em: 18 fev. 2020.

LOPES, B. da C. M.; BEZERRA, A. C. Entre hiperinformação e desinformação: o “fio de ariadne” para a preservação da informação na web. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4605. Acesso em: 01 mar. 2020.

MARQUES, J. F.; ALVES, E. C.; MEDEIROS, J. W. de M. Fake news e (des)informação como estratégia política. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/1016/751. Acesso em: 29 fev. 2020.

MATA, M. L; da; GERLIN, M. N. M. Programa para a formação em competência em informação visando uma educação que auxilie no combate à desinformação: enfoque nos critérios de avaliação da informação e de fake news. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/1143/501. Acesso em: 29 fev. 2020.

MORAES, S. C. B.; ALMEIDA, C. C. A.; ALVES, M. R. de L. Informação, Verdade e Pós-Verdade: uma crítica pragmaticista na Ciência da Informação. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 25, p. 01-22, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e65505/41945. Acesso em: 01 mar. 2020.

MORÁN, A. Las injusticias informativas como injusticias epistémicas. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 10, n. 1, p. 44–63, 2019. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/152970. Acesso em: 01 mar. 2020.

MOURA, A. R. P.; FURTADO, R. L.; BELUZZO, R. C. B. Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 1, p. 37-57, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/114193. Acesso em: 01 mar. 2020.

MOURÃO, R. R.; Robertson, C. T. Fake News as discursive integration: an analysis of sites that publish false, misleading, hyperpartisan and sensational information. Journalism Studies, v. 20, n. 14, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1461670X.2019.1566871. Acesso em: 29 fev. 2020.

NASCIMENTO, A. P. S. et al. Ética da informação e fake news no âmbito da desinformação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/1153/758. Acesso em: 29 fev. 2020.

OTTONICAR, S. L. C. et al. Fake news, big data e o risco à democracia: novos desafios à competência em informação e midiática. In: encontro ibérico EDICIC, 9., 2019, Barcelona. Anais eletrônicos... Barcelona: Universitat de Barcelona, 2019. Disponível em: http://eprints.rclis.org/34337/1/EDICIC%20pdf%20versao%20do%20pre%20print.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.

PANG, N.; NG, J. Misinformation in a riot: a two-step flow view. Online Information Review, v. 41, n. 4, p. 438–453, 2017. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/OIR-09-2015-0297/full/pdf?title=misinformation-in-a-riot-a-two-step-flow-view. Acesso em: 29 fev. 2020.

PARISER, E. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio e Janeiro: Zahar, 2012.

PERRY, H. B. Understanding financial conflict of interest: Implications for information literacy instruction. Communications in Information Literacy, v. 12, n. 2, p. 215-225, 2018. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1266&context=comminfolit. Acesso em: 29 fev. 2020.

PINHEIRO, M. M. K.; BRITO, V. DE P. Em busca do significado da desinformação. DataGramaZero ­ Revista de Informação, ­ v. 15, n. 6, p. 1–10, 2014. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/51758. Acesso em: 29 fev. 2020.

REYES, A. A. M. Review of the Wiener’s problem or of ontological status of information. Revista Interamericana de Bibliotecologia, v. 38, n. 1, p. 65–78, 2015. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0120-09762015000100005. Acesso em: 01 mar. 2020.

RODRÍGUEZ-FERRÁNDIZ, R. Posverdad y fake news en comunicación política: breve genealogía. El Profesional de la Información, Espanha, v. 28, n. 3, p. 1–14, 2019. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/EPI/article/view/epi.2019.may.14. Acesso em: 29 fev. 2020.

ROSS, A. S.; RIVERS, D. J. Discursive deflection: accusation of “Fake News” and the spread of mis- and Disinformation in the tweets of president Trump. Social Media and Society, v. 4, n. 2, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2056305118776010. Acesso em: 01 mar. 2020.

RUBIN, V. L. Disinformation and misinformation triangle: a conceptual model for “fake news” epidemic, causal factors and interventions. Journal of Documentation, v. 75, n. 5, p. 1013–1034, 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JD-12-2018-0209/full/pdf?title=disinformation-and-misinformation-triangle-a-conceptual-model-for-fake-news-epidemic-causal-factors-and-interventions. Acesso em: 29 fev. 2020.

SILVA, S. S. da; TANUS, G. F. de S. C. O bibliotecário e as fake news: análise da percepção dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Inf. Pauta, Fortaleza, v. 4 n. 2, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Bruna/Desktop/41558-Texto%20do%20artigo-141888-4-10-20191228.pdf. Aesso em: 01 mar. 2020.

SUAIDEN, E. J. La biblioteca pública y las competencias del siglo XXI. El Profesional de la Información, v. 27, n. 5, p. 1136, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32708. Acesso em: 01 mar. 2020.

VOLKOFF, V. Pequena história da desinformação: do cavalo de Tróia à internet. Curitiba: Ed. Vila do Príncipe, 2004.

WALKER, S.; MERCEA, D.; BASTOS, M. The disinformation landscape and the lockdown of social platforms. Information, Communication & Society, v. 22, n. 11, p. 1531–1543, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/1369118X.2019.1648536?needAccess=true. Acesso em: 01 mar. 2020.

WALSH, J. Librarians and controlling disinformation: Is multi-literacy instruction the answer? Library Review, v. 59, n. 7, p. 498–511, 2010. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/00242531011065091/full/html. Acesso em: 29 fev. 2020.

WARDLE, C. 2016. https://www.cjr.org/tow_center/6_types_election_fake_news.php

WARDLE, C. Understanding information disorder. EUA: First Draft, 2019. e-book. Disponível em: https://firstdraftnews.org/wp-content/uploads/2019/10/Information_Disorder_Digital_AW.pdf?x76701. Acesso em: 18 fev. 2020.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. [S.l.]: [s.n.], 2017. e-book. Disponível em:https://shorensteincenter.org/wp-content/uploads/2017/10/PREMS-162317-GBR-2018-Report-de%CC%81sinformation.pdf. Acesso em: 01 mar. 2020.

WEICHER, M. [Name withheld]: Anonymity and its implications. Proceedings of the ASIST Annual Meeting, v. 43, 2006. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/meet.1450430189. Acesso em: 29 fev. 2020.

ZANAKI, M. Terapeuta de Americana dissemina fake news sobre vacinação. O Liberal, Americana, 2019. Disponível em: https://liberal.com.br/cidades/americana/terapeuta-de-americana-dissemina-fake-news-sobre-vacinacao-1104825/. Acesso em 29 fev. 2020.

ZATTAR, M. Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 13, n. 1, p. 285–293, 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4075/3385. Acesso em: 29 fev. 2020.

Published

06/10/2020

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)