Por uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da ciência da informação

Autores/as

  • Bruna Heller Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6218-1762
  • Greison Jacobi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
  • Jussara Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5196

Palabras clave:

Desinformação, Competências infocomunicacionais, Ciência da Informação

Resumen

A sociedade tem sido impactada pela face mais evidente da desinformação: as fake news. Embora alguns
estudos elevem as notícias falsas como o problema central, neste trabalho procuramos demonstrar que o
fenômeno é mais amplo. Assim, a proposta é compreender o fenômeno da desinformação como um todo,
caracterizando-o, contextualizando-o e exemplificando seus variados tipos e níveis. O presente estudo
também evidencia a perspectiva informacional do fenômeno e, portanto, a relevância do tema para a área
de ciência da informação (CI). Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura
construída a partir da análise de 118 documentos recuperados em bases de dados da área de CI, utilizando
o horizonte introduzido por três autores: Floridi (1996; 2010), Fallis (2015) e Wardle (2016; 2017; 2019). Os
resultados apontam que a ciência da informação dispõe de ferramentas teórico-metodológicas para fazer
frente à desinformação, a exemplo da promoção de competências infocomunicacionais.

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Biografía del autor/a

  • Bruna Heller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

    Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    - Porto Alegre, RS - Brasil. Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
    pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Brasil. Especialização em Educação Ambiental pela
    Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Brasil. Bibliotecária na Universidade Feevale (FEEVALE) -
    Novo Hamburgo, RS - Brasil. Bibliotecária no Colégio Luterano Arthur Konrath (CLAK) - Brasil.

  • Greison Jacobi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

    Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto
    Alegre, RS - Brasil. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    (UFRGS) - Brasil. Assistente de Biblioteca da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) – Brasil.

  • Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

    Pós-Doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha. Doutora em Comunicação e
    Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, BA - Brasil.
    Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA - Brasil. Professora da Universidade Federal do
    Rio Grande do Sul (UFRGS) - RS - Brasil.

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Publicado

06/10/2020

Número

Sección

Artículos

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