A folksonomia como hipertexto potencializador de memória coletiva: um estudo dos links e das tags no de.licio.us e no Flickr | Folksonomy as hipertext for potentializing collective memory: a study of links and tags in de.licio.us and Flickr
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v4i2.263Palavras-chave:
hipertexto, folksonomia, memória coletiva, web, tags | hypertext, folksonomy, collective memory, tagsResumo
Resumo A comunicação mediada por computador no final dos anos 1990 reconfigura os padrões comunicacionais possibilitando a emergência de um modelo de comunicação todos-todos. Atualmente, a web vive uma nova fase, edificada sob a cooperação. O hipertexto tem seus padrões reconfigurados e os internautas passam a não somente emitir informações como também representá-las e recuperá-las através de ferramentas específicas. Oriundo de uma dissertação de mestrado defendida em 2008, este trabalho apresenta a folksonomia como um tipo de hipertexto e analisa como os processos hipertextuais de representação e recuperação de informação no del.icio.us e no Flickr potencializam a memória coletiva na web.Palavras-chave hipertexto; folksonomia; memória coletiva; web; tags.
Abstract Computer mediated communication at the end of the 1990s reconfigures the communications standards making possible the emergence of a many-to-many communication model. Today, the web is different, it is based on a cooperative process. Hypertext is reconfigured and web-users may not only publicize information, but also represent and retrieve it through specific tools. Drawing from a master’s dissertation concluded in 2008, this paper argues that folksonomy is a new type of hypertext and analyses how hypertextual processes of representation and information retrieval in del.icio.us and Flickr can potencialize collective memory in the web.
Keywords hypertext; folksonomy; collective memory; web; tags.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0